Formação: Estudos e Experiências Multirreferenciais
Editorial edição 1
Formação: Estudos e Experiências Multirreferenciais
Editorial edição 1
Ao pensar e implementar o primeiro número do Jornal Hermes, com o tema “Formação: Estudos e Experiências Multirreferenciais”, o Grupo de Pesquisa FORMACCE teve como intenção inaugural expandir a difusão dos seus estudos, pesquisas e trabalhos com o currículo e a formação, num dispositivo no qual profundidade e leveza compartilham um modus operandi que publiciza uma experiência acadêmica em currículo e formação singular e singularizante. Pensamos aqui em mais um ato de democratização do saber curricular e formativo. Ademais, com inspiração em Hermes, emerge como transversalidade desta intenção, a solidariedade e a sensibilidade que esse ente mitológico cultivava quando se tratava de possibilitar a todos, simbolicamente, a condição do saber.
É com esse espírito que o Jornal Hermes chega aos seus leitores a partir do seu número nascente. Em tempos de “Escola sem Partido”, de “Base Nacional Curricular”, Hermes inaugura o seu caminho optando em colocar em tela a formação de uma perspectiva multirreferencial. Profunda provocação para os arautos da falsa neutralidade da educação e da standardização de currículos. É por isso que o Jornal Hermes escolhe nascer num colóquio de currículo em que a multirreferencialidade é a inspiração central.
Em Hermes, diferença e com-versações curriculares intercríticas saem de mãos dadas para encontrar a possibilidade da emancipação por atos de currículo. É assim que este Jornal é, ao mesmo tempo, um gesto ético, estético e político, ao cultivar uma temática que o provocará de forma fecunda, ou seja, o currículo e a formação, dialógica e dialeticamente entretecidos.
Roberto Sidnei Macedo
FORMACCE FACED-UFBA