Unidade de Saúde Barra do Aririú
PRECEPTORA: Fernanda
G7: Ana Carolina, Ana Carollina, Giulia, Gustavo, Sandy, Victor
SEMANA I
11.02.25
Hoje, conhecemos a nossa nova UBS - Barra do Aririu, e foi uma surpresa muito positiva! Pois estava acostumada com ambientes menores e sem estudantes, agora estou em uma UBS com várias salas, ambientes amplo e bem arejado, salas bem novinhas e agora podemos acompanhar os internos também (coisa que na minha última UBS não estava tendo).
Foi uma manhã muito boa, pois pudemos conhecer o funcionamento da UBS e a nossa nova preceptora, onde já combinou conosco nosso novo horário... chegada as 07h ao invés das 08h, pois a demanda do local é essa, confesso que será um tanto quanto puxado pois o local é longe da minha casa, mas acredito que será ótimo por sabermos que sempre terá pacientes marcadinhos.
Acompanhamos algumas discussões de casos com a preceptora e logo após nos dividimos e acompanhei dois internos que eu já conhecia, então pude trocar uma ideia bem bacana durante a consulta, o caso de hoje foi um homem que teve um acidente e fez uma cirurgia no plexo braquial (conteúdo que caiu na minha última prova), então foi bem curioso pois nunca tinha visto algo parecido, ele tinha uma atrofia bem presente em seu membro e não conseguia movimentá-lo direito. Aprendi que seria prudente realizar um exame chamado eletromiografia, onde serão feitos "choques" para visualizar quais nervos estão comprometidos.
Sai de lá muito feliz por ter me identificado com a preceptora e visto que o local era de fato muito legal.
SEMANA II
18.02.25
Na manhã de hoje, acompanhamos novamente os internos e foi incrível, acabei ficando com a mesma dupla da semana passada e eles são muito queridos, fizeram questão de nossa participação durante a consulta e sanaram nossas dúvidas. Os casos de hoje foram super interessantes e o que eu mais gostei foi uma com a queixa de nódulo na mama, e esse foi um conteúdo que tivemos no semestre passado, então fiz questão de auxiliar no que eu lembrava durante a consulta. Exame físico completo em relação à descrição do que observamos e prestar atenção na história familiar também é de suma importância.
A preceptora foi discutindo os casos conosco e aprendi em relação alguns medicamentos, então foi bem produtivo. A nossa manhã foi um pouco mais cansativa, pois pela primeira vez fomos as 07h, acabei me sentindo um pouco mais cansada mas de fato os atendimentos acabam sendo finalizados por volta das 10:30, então é bom chegarmos mais cedo mesmo.
SEMANA III
25.02.25
Os atendimentos dessa manhã foram um pouco mais cansativo que o normal, pois pegamos pacientes poliqueixosos um pouco resistentes em relação as nossas condutas... Ao começar pelo primeiro paciente era uma criança de 2 aninhos que praticamente não se comunicava e não parava quieta e foi extremamente triste saber que a mão não estimulava a criança de maneira alguma, perguntamos se ele sabia fazer o barulho dos animais e a resposta da mãe foi que não sabia pois não perguntava esse tipo de coisa, assim como ela comentou que dava telas para o filho praticamente o dia todo. Tentamos explicar os malefícios da tela, mas foi triste pensar que o desenvolvimento dessa criança está sendo prejudicado pela falta de atenção da família...
Aprendi bastante com os atendimentos de hoje, até porque uma das senhoras que estava resistente às condutas, queria as medicações que ela achava o correto (por isso tivemos que nos atentar o que de fato ela queria e acabei aprendendo classes que hoje em dia não são mais tão utilizadas). Entretanto, foi um pouco frustrante essa consulta, porque ela bem insensível e não respondia de fato nossas perguntas, acabava fugindo muito do que pedíamos e inventou histórias querendo justificar seus sintomas (que não eram presentes, como por exemplo, queria o encaminhamento para um pneumologista por tosses e seu pulmão estava com a ausculta limpa). De todo modo, foi uma manhã muito boa, cheia de aprendizados.
SEMANA IV - 04.03.25 FERIADO
SEMANA V
11.03.25
A UBS de hoje foi bem bacana, pois estamos criando uma amizade com os internos e isso fez com que eu me sentisse muito mais á vontade nas consultas e auxiliei bastante, realizando perguntas para o paciente e discutindo com a interna sobre possíveis diagnósticos (para que pudéssemos realizar perguntas específicas). Atendemos dois pacientes no dia de hoje e pude aprender bastante em relação a medicação (que de fato é o meu ponto fraco) - um deles era uma paciente mulher que tinha queixas na parte abdominal como um todo, tinha dores recorrentes, secreção vaginal constante e dores anais, bem como azia, cólicas e mal estar de maneira geral. Foi bem curioso pois essa queixa vaginal está há mais de um ano, tentaram tratar mas não funcionou e vimos que não haviam tratado o marido concomitante, relembrei também de alguns medicamentos que são tomados pela manhã em jejum como o omeprazol.
Fiquei muito contente no dia de hoje com minha participação nas consultas e que de fato estou consiguindo ter um olhar mais clínico, as perguntas mais direcionadas percebi que o ambulatório anda me auxiliando muito, principalmente na construção de uma anamnese completa. Estou adorando essa UBS e a preceptora nos auxilia sempre, nos explicando de forma calma e clara.
SEMANA VI
18.03.25
Eu adorei a manhã de hoje! Os internos me deram a oportunidade de atender um paciente e foi muito bacana esse momento pois pude atender demandas um pouco diferentes daquelas vistas no ambulatório. Novamente, os pacientes de hoje eram todos poliqueixosos, mas isso fez com que eu trabalhasse bastante meu raciocínio clínico, tendo que perguntar perfeitamente toda a propedêutica daquelas dores, bem como aprendi bastante sobre medicações no dia de hoje. Por exemplo, meu paciente estava também com algumas manchas avermelhadas pelo corpo, onde identificamos uma foliculite, prescrevemos a mupirocina, uma pomada para auxiliar, e dois locais de porta de entrada do corpo que devem ser lembrados ao passar a pomada são: as narinas e o umbigo! Achei curioso ter que orientar o paciente em ter que passar até no umbigo, mas a nossa preceptora comentou que tem vários artigos relatando isso, ao passo que na bula não diz nada sobre!
Foi uma manhã cansativa, chegando as 07h e saindo depois das 11h (que é o horário esperado), mas de toda forma foi muito proveitoso e fiquei triste em dar tchau para essa dupla de internato que me ensinou tanto...
SEMANA VII
25.03.25
Hoje, fiquei no consultório com a Dra Fernanda, onde escutei a discussão de caso de todos os atendimentos dos internos e foi bem bacana pois conheci já todos deste rodízio e pude aprender a mexer um pouco mais no sistema, como encaminhar o paciente para um especialista. Além disso, pegamos uma paciente com a síndrome da pele escaldada, nunca tinha ouvido falar, mas é uma bactéria que acomete normalmente nas crianças e deixa a peles escamando e bem seca.
Foi uma manhã mais tranquila, mas foi ótimo ter ficado com a Fer hoje, porque além de já criar um laço com ela, pude esclarecer diversas dúvidas sobre condutas e medicação, bem como compreender o funcionamento da UBS como um todo.
SEMANA VIII
01.04.25
A manhã de hoje foi tranquila, apesar de termos atendido três pacientes junto com a dupla do internato. Foi incrível pois a dupla era muito gentil e consegui discutir de fato sobre os casos com eles, além de que eles nos deram abertura para participar da consulta e realizar o exame físico completo. Hoje eu aprendi que um dos fatores de um problema hepático além da icterícia, pode ser a coceira no MMSS, eu nunca tinha ouvido falar sobre, mas foi uma queixa de nossa paciente, abri um alerta quando ela comentou que estava urinando escuro, que é quando a bilirrubina está com excesso da bilirrubina. Pedimos exames para confirmação, mas descartamos outras coisas com o uso tópico de corticoide e antialérgicos, porque ela não estava ictérica, se alimentava de maneira saudável e nenhum sinal de alerta de fato.
Aprendi que os exames para ver as vias biliares, além de pedir o TGO e TGP, se deve pedir GGT e ALT.
SEMANA IX
08.04.25
Na UBS de hoje, atendemos casos bem tranquilos, pude aprender a escutar um estertor... nossa paciente estava saturando baixo, sentimos sibilos no ápice e base do pulmão e assim, iríamos investigar de fato o que a paciente tinha, a preceptora comentou que talvez estava com pneumonia, mas que se ela estivesse se sentindo dessa forma amanhã ainda, teria que ser internada, o que me assustou, porque ela já estava tão acostumada em ter essa dificuldade de respirar que estava respirando tranquilo pelo nariz.
Foi bem bacana pois os internos deixaram eu participar bastante durante as consultas, bem como realizar os exames físicos, assim, estou treinando o ouvido e pegando o jeitinho de alguns exames ortopédicos que acabam aparecendo. A Dra sempre nos auxilia e nos explica os devidos medicamentos e exames.
SEMANA X
15.04.25
Foi uma manhã muito proveitosa, fiquei sozinha com Júlia, interna da UBS, porque a sua dupla faltou, e ela me deu a oportunidade de ajudar bastante durante a consulta. Pegamos casos bem tranquilos, com queixas mais em relação a encaminhamentos, e renovação de receitas, e por incrível que pareça a lista de hoje da médica nem fechou os 10 pacientes, nunca tinha visto disso.... fomos embora mais cedo inclusive pois os pacientes haviam acabado.
Aprendi que ITU em homens devemos investigar de maneira mais a fundo, pois não é tão comum quanto em mulheres, e para que aconteça essa condição é muito mais difícil, então podem ter outras causas associadas. Em mulheres, de cara ja tratamos, sem nenhum exame complementar, em homens devemos pedir algum exame de imagem para visualizarmos possíveis complicações.
SEMANA XI
22.04.25
Faltei.
SEMANA XII
29.04.25
A UBS de hoje foi incrível! Um dos integrantes da dupla de internato que eu ando acompanhando acabou faltando, então o Victor deixou eu ser a dupla dele nos atendimentos no dia de hoje e foi muito proveitoso! Aprendi muito com ele, e vi conteúdo que havia estudado para a prova da semana passada... como por exemplo, pegue um caso de Erisipela, foi muito curioso esse caso, até porque vinha acompanhado de úlceras abertas e ele já tinha passado por uma bateria de antibióticos. O restante dos atendimentos hoje foram super tranquilos, todas pacientes bem jovens com queixas ginecológicas (que é a área que eu e Victor nos damos melhor, então conseguimos investigar bem) e a a solicitação de exames de sangue para investigação de alguns dos sintomas.
SEMANA XIII
06.05.25
A manhã de hoje foi ótima, pegamos pacientes muito gentis e queridas com queixas em que aprendi bastante! Conheci alguns fitoterápicos e chás que controlam os sintomas de menopausa, visto que nossa paciente já estava na menopauso há mia de 10 anos e já havia realizado TH. Bem como, atendemos uma senhora de 82 anos que visualmente estava ótima, cheia de vida e saúde, mas estava apresentando fibromialgia, artrite, artrose, falência renal... bem poliqueixosa, mas mesmo assim foi uma querida conosco e nos tirou boas risadas. Foi ótimo conhecer as novas duplas do interato e fiquei com uma dupla que eu já conhecia, meninas muito queridas que nos ensinaram bastante e foram nos dando abertura durante as consultas.
SEMANA XIV
13.05.25
Hoje o dia foi ótimo! As meninas me deram a oportunidade de atender um dos pacientes e eu fiquei muito contente, confesso que senti que sai muito bem, ainda mais que era uma queixa dermatológica, conteúdo onde eu não tenho tanta facilidade mas casou MUITO com aquilo que eu havia tido ontem durante a aula de PMSUS, para descrever a ferida. O menino em questão precisava só de um acompanhamento novo pois tem dermatite de contato já diagnosticada. Aproveitei também, para tomar a vacina da gripe e já fiz amizade com a Maria, enfermeira da sala de vacinação, a qual eu não tinha tido a oportunidade de conversar ainda!
SEMANA XV
20.05.25
Eu amei a manhã de hoje! As internas tinham a apresentação de um trabalho, então chegaram um tempo depois, portanto, a Dra nos deu a oportunidade de iniciar os atendimentos, eu e minha colega Ana tomamos frente e fiquei muito contente com essa oportunidade, porque a preceptora de fato nos deu um voto de confiança. Digo isso, porque sempre qeu atendi, eu estava juntamente com os internos dentro da sala, me auxiliando na conduta e passagem de caso, ali estávamos sozinhas e conseguimos realizar uma consulta be completa, fiquei muito contente! Além de que, os pacientes do dia de hoje eram super tranquilos e respeitosos conosco, foi ótimo o atendimento e grande parte foi solicitar exames laboratoriais de rotina, sem queixas em específico, então conseguimos fluir bem a lista de pacientes e finalizamos cedo!
SEMANA XVI
27.05.25
A UBS hoje foi muito boa, atendemos pacientes bem tranquilos e aprendi muito com as internas, ainda mais que pegamos uma lesão de um sugestivo câncer de pele, onde aprendi que devemos observar as bordas e delimitações, aspecto da pele de maneira geral, e ela comentou algo muito curioso... criava casquinhas e sangrava...
O restante da manhã foi bem tranquilo, basicamente foram encaminhamentos e realizamos a APA no final da manhã, fiquei muito feliz com o feedback da doutora, me identifiquei muito com ela porque tem um olhar de zelo e cuidado conosco, além de explicar com muita calma os casos dos pacientes e fazer questão de que compreendemos as condutas. Estou de ftao muito hgrata por esse postinho e ando aprendendo muito!