SEMANA I - PALESTRA
SEMANA II
13.08.24
A volta da UBS foi muito boa! Pena que tinha poucas pessoas para atendermos...
Eu, Magda e Ana sentamos e abrimos o drive da UBS, para discutirmos certinho sobre as futuras consultas que a enfermeira marcará para nós e já irmos estudando sobre esses atendimentos. Aprendi a mexer bem no sistema nessa manhã, pois tive que colocar no SISCAN todas as pacientes que haviam feito a coleta do citopatológico pela outra enfermeira na aldeia indígena. Foi bem proveitosa pois após a Magda me mostrar uma vez, pude completar todo o resto sozinha com bastante facilidade.
Ao final da manhã foi super fofo, pois atendemos um neném de pouquíssimos dias para realizar o teste do pézinho e eu só tinha visto realizar uma única vez, então foi muito bom poder relembrar todo o protocolo e espero que apareça mais um neném para eu ter a oportunidade de acompanhar.
Estou animada para a semana que vem, pois vamos fazer o reconhecimento da área, por todo o bairro, para que aos poucos receber a nossa família para fazer as visitas domiciliares. Confesso que estou muito curiosa pois não tive a oportunidade ainda de realizar desde o começo do curso fazer essas visitas, por falta de oportunidade mesmo...
SEMANA III
20.08.24
Fomos para a UBS com o objetivo de finalmente fazermos a territorialização e conhecer um pouco mais da comunidade, porém, quando chegamos lá percebemos que não seria possível realizar naquele dia, porque a equipe do postinho faria uma reunião interna naquela manhã - o que já não foi muito legal também, pois simplesmente bateu 10h da manhã, as funcionárias trancaram a UBS e ninguém mais entrava, assim como cancelaram as pessoas para serem atendidas naquele dia.
Com isso, eu e ana ficamos na triagem, então pelo menos relembramos algumas coisinhas pois fazia muito tempo que não ficávamos ali, confesso que trabalhamos muito bem juntas, então foi um momento bem proveitoso, pois nos ajudamos bastante. Após isso, a enfermeira veio nos mostrar os indicadores, onde nos explicou certinho o esperado e a porcentagem de nossa UBS, foi bacana perceber isso, porque ela sempre falava para a gente prestar atenção na hora de colocar os dados no GMUS e de fato agora faz sentido, pois é necessário tanto para o município, quanto para a própria UBS.
Depois, nos dirigimos para a escola próxima dali, para conversamos com as responsáveis sobre fazer uma palestra de IST no local, visto que é uma comunidade com bastante casos de sífilis. Estou animada, pois ano passado fiz um trabalho de Projeto Interdisciplinar sobre menstruação na escola e senti que foi muito proveitoso, então imagino que será enriquecedor tanto para eles, quanto para nós, pois revisaremos as principais ISTs novamente e explicaremos de maneira didática. Por esse motivo, não foi de todo mal sairmos tão cedo da UBS para que eles pudessem realizar a reunião, pois então, conseguimos já nos organizar para realizar essa atividade do colégio, faremos em formato de slides (pois a escola nos comunicou que é sim possível) e em roda de conversa, tentando fazer com que seja o mais proveitoso possível.
SEMANA IV
27.08.24
O dia de hoje foi muito legal! Realizamos finalmente a territorialização com a CAS Dani, que nasceu e cresceu ali no local, então foi muito bacana pois ela foi contando a história com um carinho gigantesco, assim como já é conheço todos... o ambiente é extremamente bonito e a paisagem das casa é perfeita com a água clarinha tão pertinho. O bairro em si tem casa bem humildes porém todas muito bem cuidadinhas e cheia de cachorrinhos fofos.
A Dani nos levou até em uma trilha que chegava em uma cachoeira, foi um momento muito especial pois a energia do local foi incrível. Aproveitei muito esse momento e não tinha ideia do quão grande era a Enseada. Assim como, foi um momento muito legal para a interação do grupo todo em si.
Após isso, eu amei pois realizamos um pré-natal, e eu simplesmente amo atender gravidinhas, me senti muito feliz pois a enfermeira estava com bastante dificuldade em encontrar o BCF do neném e eu me ofereci para tentar encontrar (visto que estou fazendo isso com m bastante frequência em meu estágio) - e simplesmente eu peguei o sonar e encontrei de primeira os batimentos do neném e isso fez com que eu me sentisse muito segura durante a consulta, assim como ter acertado a altura uterina. Em seguida, atendemos uma puericultura, de uma neném de menos de um mês, no qual me ofereci para realizar o exame físico também, pois o estágio de pediatria me ensinou muito e eu não tinha pegado um RN ainda na UBS.
SEMANA V
03.09.24
Hoje o dia foi muito bacana, finalmente fizemos a Visita Domiciliar e eu estava muito animada por esse momento pois foi a minha primeira vez fazendo essa escuta do paciente dentro de sua casa. A própria ACS nos dividiu em duplinhas para realizarmos as visitas e acabei ficando com o Gustavo para visitarmos uma senhora de 70 anos que tem úlceras varicosas e ambas as pernas.
Foi uma experiência muito bacana pois de fato entramos no mundo e realidade daquele indivíduo, tendo uma esciuta bem ativa. Senti que de fato ela era uma senhora bem solitária, pois estava querendo muito ficar conversando com a gente, tanto é que tive uma certa dificuldade nas perguntas porque em tudo ela tinha uma historinha para nos contar... fiz questão de dar bastante atenção e valorizar aquele momento com a minha paciente. Além disso, foi um certo choque ter entrado na casa, pois a realidade é bem humilde, a casa todinha de madeira, contando com no máximo 3 cômodos, a marcenaria não cobria toda a casa e praticamente não havia móveis por ali.
Estou bem animada para acompanhar ela, pois é um caso bem curioso, onde ela tem q trocar o curativo dia sim dia não no hospital, tem toda uma questão de logística. Foi uma manhã bem proveitosa, até porque acompanhei a outra dupla em uma casa de uma familia que tinha inúmeros filhos, completamente o oposto da última casa. Aprendi muito e fiquei um pouco triste com toda a situação pois me comovi por toda essa situação de caridade.
SEMANA VI
10.09.24
A UBS hoje foi super legal, pois pude ficar sozinha na triagem e eu valorizo muito esse momento de poder ficar sozinha pois aprendo muito mais (quando não sei algo tenho que me virar!). Atendi demandas bem diferentes uma das outras, e de fato a triagem é um local mais tranquilo, realizando o acolhimento e já ajudando o médio com algumas informações que seriam pertinentes para a consulta - visto que a agenda estava bem cheia.
Fiquei bem contente pois estou com bastante facilidade em utilizar o GMUS, aprendi também que quando o paciente tem comorbidades como HAS ou diabetes se deve completar o "SOAP" primeiro, colocando ali, o motivo da vinda até a UBS, as comorbidades, medicamentos de uso contínuo e alergias medicamentosas. Logo após, ir em E-SUS e completar o CIAP para que desta forma o paciente seja adicionado nos indicadores. Depois de tudo isso feito, se deve realizar a avaliação antropométrica e os sinais vitais.
A demanda da enfermeira acabou mais cedo, então ficamos bastante tempo sem fazer nada, mas esperei ate umas 11:10 para ver se realmente não aconteceria mais nada, mas como estava tranquilo, fomos para casa para ir adiantando nossos trabalhos da faculdade.
Foi um dia muito bacana e a Magda me auxiliou sempre que precisei, estava precisando do meu canto sozinha na UBS, pois desde que nosso grupo passou de 4 para 6 pessoas, eu nunca mais tinha tido a oportunidade de "resolver o problema" sozinha, e então, foi um momento no qual valorizei bastante e tirei proveito para poder aprender ainda mais.
SEMANA VII
17.09.24
A manhã de hoje achei que estaria super conturbada pois estava bem cheia a hora que chegamos, mas acabou que só foi puxado para quem estava na triagem, pois os pacientes eram todos do Doutor. Infelizmente acabei não tendo muito o que fazer pois já havia ficado na triagem na semana anterior, então outros colegas ficaram no local, mas com esse tempo "livre" acabei auxiliando a nossa enfermeira a evoluir alguns dos prontuários que ficaram abertos e finalizando o GMUS dos mesmos.
Realizamos também a nossa primeira APA e foi super tranquilo, pois de fato o grupo funciona bem junto agora e entramos em consenso, nos auxiliamos sempre que possível e fazemos questão de ter esse rodízio nas tarefas, para que cada um possa ter a oportunidade de fazer de tudo um pouco.
Aproveitei para adiantar a atividade da Visita Domiciliar proposta pelas profs de PMSUS, pois havia ficado algumas lacunas no relatório, então, utilizei desse tempo para conversar com a ACS um pouco mais sobre minha paciente e sua condição de vida. Muitas informações sobre a família inclusive estavam bem confusas, então senti dificuldade de completar o genograma da maneira que eu gostaria, mas o importante que o sumo de seus familiares mais próximos eu tinha em mãos, o problema era que muitas das vezes minha paciente fugia muito do assunto para conversar com a ACS sobre outra coisa.
Bom, de toda forma, foi uma manhã proveitosa porque mesmo não tendo uma tarefa determinada na UBS consegui ir adiantando algumas coisas. Mas de fato sinto falta de acompanhar um médico e ver algumas coisas diferentes durante as consultas. Aqui, quase não tem gestantes e crianças, e esse é o público que eu mais amo atender na unidade.
SEMANA VIII - 24.09.24 - PROVA PMSUS
SEMANA IX
01.10.24
A manhã de hoje foi incrível, pois somente eu e mais duas pessoas do meu grupo fomos à UBS, então tive a oportunidade de fazer mais coisas e me virar sozinha. De todo modo, não tiveram muitos pacientes, mas consegui adiantar algumas coisas para a minha enfermeira, como por exemplo, dar baixar no SISCAN para as nossas pacientes da aldeia indígena que tem na área, onde uma enfermeira capacitada vai até eles, e realiza o exame citopatológico e acompanha essas mulheres.
Pude também realizar o exame citopatológico de uma senhora muito querida, que me pediu para examinar suas mamas (e eu me senti muito capaz nesse momento, pois estou na liga de mastologia há um ano e tivemos essa aula em HM já, então me senti muito segura). Fazia muito tempo que eu não coletava esse exame, então fiquei muito feliz, e a Magda me deixou conduzir a consulta, realizando toda a anamnese e o exame de maneira geral. Fiquei contente da enfermeira transparecer essa confiança em mim.
Ultimamente os dias na UBS tem ficado mais rápidos, porque após as 11 horas não tem mais nenhum atendimento no local, então estamos sendo liberados com uma certa frequência antes do horário - sinceramente as vezes eu até fico feliz, pois o local da UBS é extremamente longe, então assim consigo chegar em casa no horário de almoço e adiantar muitas das coisas da faculdade.
Apesar do dia ter sido muito bacana, hoje aconteceu algo que fazia muito tempo que eu não escutava... falta de educação de pacientes com nós alunos, meus colegas estavam na triagem, e uma mulher veio até mim para reclamar da demora, comentei que era para ela ficar tranquila que logo sua hora chegaria, mas ela foi extremamente grossa comigo, acabei não entendendo mesmo o porquê da demora do paciente da triagem, mas havendo um motivo ou não, me senti bem desconfortável com a atitude dessa mulher, até porque o momento que isso aconteceu eu havia acabado de chegar na UBS, não sabia nem o que estava acontecendo.
Mas tudo bem, essas coisas acontecem, e o que podemos fazer para aprender com isso é nos mantermos calmos e não descontar a raiva nos outros, eu entendo que às vezes o SUS demora mais, mas isso não justifica a grosseria de ninguém.
SEMANA X - FALTEI
SEMANA XI - FERIADO (15.10.24)
SEMANA XII
22.10.24
O dia de hoje foi super tranquilo, fiquei contente que pude atender sozinha alguns pacientes e outros tive o auxílio de minhas colegas Anas... atendemos pré-natal, pediatria, receitei anticoncepcional + teste de gravidez e algo super diferente: encaminhei para o grupo de tabagistas.
Esse encaminhamento do tabagismo foi super legal, pois é uma planilha na qual completamos, indicando há quanto tempo fuma, suas comorbidades e sua relação com o tabagismo de maneira geral. Foi um pouco preocupante, pois ao realizar o teste de Fargestrom o resultado deu 10, que é o número máximo, indicando que de fato é muito dependente e viciada no cigarro. Fiquei contente que de fato ela demonstra interesse me parar, com o apoio de sua neta.
Magda me auxiliou durante a manhã, pois ela sabe que eu consigo mexer no GMUS bem tranquilo, então quando era algo novo, eu ia até a triagem e ela me auxiliava. Gostei muito dessa autonomia no dia de hoje pois me fez aprender muito. Assim como consegui auxiliar minhas colegas durante o pré-natal, porque apesar de termos aprendido semana passada na aula de HM esse exame físico da gestante, eu realizo isso com frequência em meu estágio de ginecologia, então fiz questão de mostrar umas diquinhas.
SEMANA XIII - TPI (29.10.24)
SEMANA XIV - FALTEI (05.11.24)
SEMANA XV
12.11.24
A manhã de hoje foi completamente parada... fiquei até triste em ficar sem fazer nada na manhã de hoje. Logo quando chegamos, a equipe pediu para que uma das duplas ficasse com um senhor na sala de medicação na espera do SAMU para sua referência, visto que o paciente estava com uma frequência cardíaca baixíssima. Bom que ele estava bem tranquilo, só um pouco sonolento, não tinha histórico de tal quadro, até porque uma de suas comorbidades é a hipertensão. Foi algo novo acompanhar essa transferência, mas basicamente ficamos só conversando e acalmando o senhor.
Após isso, a nossa enfermeira tinha consulta mas a outra dupla a acompanhou e a triagem já estava vazia nesse momento (até porque demorou um pouco até o SAMU chegar). Nossa sorte foi que chegou uma paciente mais tarde, então realizamos a triagem sozinhas e já anotamos os pontos principais da anamnese para agilizar os atendimentos do doutor da unidade.
Ao final da manhã, realizamos a última APA com nossa preceptora Magda... foi um momento um pouco triste, pois certamente estaremos em outra UBS no semestre que vem, visto que nesta unidade, o médico não recebe alunos. Então demos um adeus e agradecemos todo esse momento com ela, foi lindo um discurso que ela nos deu falando que o nosso grupo marcou ela e que iria até guardar as nossas APAS (achei tão bonitinho). Apesar da Magda ser um pouco louquinha, eu sempre me divertia porque ela era muito bagunceira, então toda vez que eu ia atender em sua sala, fazia a limpa e atualizava toda a questão de sistema para ela.
Estou animada para o próximo semestre, mas parte de mim fica com a Magda, pois ela sempre acreditou muito em nosso potencial, então me sentia muito capaz de realizar as demandas da unidade.
SEMANA XVI - AVALIAÇÃO PMSUS (19.11.24)
SEMANA XVII - FALTEI (26.11.24)