A Enfermeira preceptora se chama Magda, a qual nos auxilia nas funções dentro do posto de saúde e nos instrui em cada atividade.
Meus colegas são: Gustavo Adler; Ana Carolina Zardeh e Ana Carollina Carbonera .
01.03.23
Hoje foi o dia de conhecer a UBS Frei Damião, um bairro mais humilde de nossa cidade, mas está bem localizado. A experiência foi incrível e eu estava completamente animada por estar presente na posição de estudante e auxiliar dos médicos/enfermeiros do posto de saúde. Tivemos uma apresentação do local e dos profissionais que ali atuam, e foi chocante saber que os casos de Dengue foram tão elevados que estenderam um local do outro lado da rua para o atendimento de pessoas com suspeita da picada do mosquito.
Aprendemos como se fazia o protocolo da dengue, e acompanhamos duas consultas com a nossa preceptora Magda, a primeira mulher solicitou por anticoncepcional e a segunda estava no terceiro trimestre de gravidez, então realizamos exames de sífilis e HIV, bem como analisamos o hemograma da paciente, e a parte que eu adorei... escutar o coração do bebê!
Estou muito animada para as próximas semanas, pois conversamos sobre o que podemos fazer dentro da UBS, como podemos auxiliar e a preceptora foi extramemente gentil, nos explicando como a plataforma funcionava e respondendo todas nossas perguntas. No final, ela nos entregou um papel como roteiro da dengue (visto que está algo grave e o local em que estamos é o mais afetado, devemos ter um cuidado redobrado e nos atentar nas queixas dos pacientes).
08.03.23
O dia foi INCRÍVEL! Amei a experiência de estar dentro da UBS pois hoje percebi na prática mesmo a loucura que é essa correria. Aprendi como aferir a pressão com o Valdecir, ele me deu algumas dicas de consultas em geral, com a Sandra, acompanhei inúmeras vacinas em bebês e tive a oportunidade de aplicar um a vacina do Covid em uma mulher... que dia! Fiquei um tempo na recepção também ligando para os pacientes avisando para retornarem à UBS para pegar seus exames, mas foi um pouco decepcionante, porque de 15 pessoas apenas 1 atende, e isso vai prejudicar, pois terão que pedir a requisição novamente e todo o protocolo.
Em geral, eu estou apaixonada pelo o que estou fazendo, mal posso esperar para ir para a UBS de novo e aprender ainda mais! O pessoal da equipe é muito prestativo e me explicaram com calma tudo o que faziam e sanaram todas minhas dúvidas, estou adorando! Muito agradecida por esse dia.
15.03.23
O dia foi um pouco menos interessante que na semana anterior porque não tinha tantos pacientes e tampouco função específica para cada um de nós. Porém, devido aos altos números de casos de dengue, e o bairro de minha UBS ser o epicentro, a situação está complicada, então auxiliamos na área dedicada aos casos de dengue e aprendemos a fazer o prontuário, tive a oportunidade de realizar o teste do laço também, onde se descobre se a dengue é ou não hemorrágica, como eu nunca tinha ouvido falar disso, foi muito interessante.
Após isso, acompanhamos a nossa enfermeira Magda em suas consultas, onde acompanhamos um pré Natal - escutando o coração do bebê, medindo o colo uterino e realizei o teste preventivo nela, estava um pouco tensa detalhes machucá-la na hora de furar o dedo. A paciente tinha anemia, então foi um pouco difícil de coletar o sangue para os 4 testes (hepatite B e C, sífilis e aids) e a a ei furando três vezes, tadinha... mas ela foi super solícita e me auxiliou por estar bem tranquila. Adorei a experiência!
Estamos bem aflitos com esses casos de dengue na cidade... portanto utilizamos e recomendamos o repelente para todos.
22.03.23
Os dias de UBS são maravilhosos, uma tarde repleta de aprendizados e casos novos... Hoje acompanhei as consultas com a Enfermeira preceptora, aonde a primeira gestante tinha 37 semanas e o bebê não estava se mexendo faziam dois dias, tentamos escutar o coração do bebê mas não conseguimos (esse foi um caso que querei saber mais notícias pois fiquei muito preocupada com a possibilidade do feto estar morto); após isso, atendemos uma paciente para um exame preventivo de colo de útero e a Magda nos ensinou como inseria os instrumentos e a forma correta de coletar, estou animada para realizar um exame sozinha! A última paciente foi mais tranquila, tinha interesse do anticoncepcional pois fazia um mês que havia parido seu filho.
Foi um dia simples, mas muito legal! Tivemos uma colega nova como caloura na UBS, a Sandy, a ajudei no taxímetro e expliquei sobre o funcionamento da faculdade... deve ser confuso chegar assim com meio caminho andado na faculdade.
Estamos cada vez mais confortáveis dentro da UBS para conversar com todos os funcionários e me sinto feliz em poder ajudá-los.
29.03.23
Hoje eu acompanhei o Rodrigo, o médico Pediatra e foi muito legal! É uma área que eu me interesso muito e penso muito em me especializar, então eu o enchi de perguntas e aprendi muito no dia de hoje, como o que perguntar e avaliar na criança, o que devo observar e tudo mais. Fiquei triste porque TRÊS dos nossos pacientes faltaram a consulta, então ficamos um bom tempo sem fazer nada.... como era uma família, foi meio claro quando chegou o horário do segundo filho e não tinha ninguém por lá.
Estamos cada vez mais à vontade na UBS e eu me sinto bem lá, já ficando amiga das funcionárias e tudo mais. Hoje era meu dia de triagem, mas acabei ficando na pediatria e não me arrependo... espero ficar na triagem semana que vem para ter contato com um fluxo de pessoas maior e aprender de vez aferir a pressão de uma forma mais rápida e direta.
Estas experiências estão me fazendo muito bem e eu estou adorando! Sentimento de felicidade e agradecimento quando chego em casa após um dia de muito aprendizado na UBS.
05.04.23
De longe acho que o dia de hoje foi o que eu mais gostei na UBS... eu aprendi TANTO com a Cris, a técnica de enfermagem do postinho.
Fiquei na triagem, onde aferi a pressão de diversos pacientes, assim como pesei e medi a altura. Agora estou mais segura ao ver a pressão arterial de alguma pessoa, porque de verdade, fiz no mínimo umas 20 vezes só hoje!! A Cris me deixou aplicar os anticoncepcionais injetáveis em 4 mulheres e eu me senti tão feliz em poder já fazer isso e manusear a agulha (ainda mais quando ela disse que eu tinha a mão leve e boa para isso, tanto é que uma das mulheres saiu da triagem falando "nossa, mal senti a agulha" e isso fez eu me sentir tão bem). Tive a oportunidade de ver o índice glicêmico de uma paciente com diabetes também, furando o dedinho dela e depois visualizando no aparelho específico que já mostra o valor, foi muito legal ter esse trato direto com o paciente, coisa que na grande parte das vezes eu só ficava olhando os outros profissionais realizarem.
Que dia maravilhoso! Estou extremamente grata e feliz por essa experiência, e vi que fiz uma amizade na UBS com essa enfermeira, que foi super atenciosa, me explicou tudinho que perguntei e me ajudou sempre que eu precisava, e principalmente, ela fez eu me sentir muito especial ao confiar em mim para realizar os procedimentos! Hoje, volto para casa novamente muito animada para a próxima visita na UBS para obter mais aprendizados.
12.04.23
O dia de hoje seria mais "comum" por eu apenas estar acompanhando a minha enfermeira preceptora em suas consultas, mas foi extremamente legal porque apareceu MUITAS consultas então foi super corrido. Foi muito legal colocar em prática meu aprendizado de Habilidades Médicas desta segunda nos pacientes de hoje - pois lemos um artigo sobre o IMC e avaliação física em geral no paciente; então, como teve várias crianças hoje, preenchi várias cadernetas com suas respectivas características. Assim como escutei o pulmãozinho de duas irmãs crianças que estavam doentes e uma deles estava com o pulmão pesado e eu consegui identificar!
Mas a melhor parte do dia foi quando a Magda confiou em mim em me deixar realizar o exame preventivo em uma moça... eu me senti tão animada em poder realizar aquilo e não só olhar. Confesso que estava um pouco apreensiva com medo de machucá-la ou algo do tipo, pois é um pouco "invasivo" por introduzirmos um instrumento dentro de uma região sensível do corpo... mas ao final da consulta perguntei se estava tudo bem e como ela havia se sentido, e ela comentou que foi tranquilo, então eu estou super animada para realizar esse procedimento mais vezes!
Ficamos responsáveis por mexer no sistema também, escrever o prontuário e tudo mais sobre o paciente e é muita coisa para aprender! Tantos detalhes minuciosos que são de extrema importância, fora que é mega confuso esse sistema... mas estou aprendendo. Na última hora da UBS eu já estava me sentindo muito cansada mas foi gratificante ajudar tantas pessoas no dia de hoje.
26.04.23
Semana passada não tivemos dia de UBS devida a prova de PMSUS no dia 20/04;
26.04.23
Semana passada não tivemos dia de UBS devida a prova de PMSUS no dia 20/04;
Hoje apesar de a UBS estar cheia, finalmente tínhamos médicos no local, então foi super bem distribuído... fui acompanhar o enfermeiro Valdecir, e ele é muito legal e sempre muito prestativo. Me ensinou o novo sistema do municípios onde aparecem metas de Palhoça e suas devidas doenças solucionadas. Acompanhei consultas de bebês super pequenos e uma grávida de quase 40 semanas! É muito maluco estar acompanhando esse pessoal, porque já está acontecendo de eu ter auxiliado na consulta de um pré-natal e agora auxilio no atendimento com o bebê.
Foi tão fofo quando um médico me chamou o auxílio ontem para segurar um bebê de 2 meses pois ele precisava examinar a mãe... apesar de já ter segurado bebês pequenos desde sempre, fiquei um pouco tensa pela tamanha fragilidade.
Fiquei chateada quando o pediatra da UBS agiu com certa grosseria ao não querer que acompanhássemos as consultas... poxa estamos ali para aprender, e de nenhuma maneira estamos ali para atrapalhar. Eu realmente acho uma pena isso tudo, porque quarta é o dia das crianças lá, então estava cheio e eu queria muito ter aprendido um pouco mais. Mas faz parte, temos que entender os jeitos de cada pessoa, e já ter uma visão de não ser esse tipo de médico quando tivermos a oportunidade de ensinar... (lógico é um médico extremamente competente, e parece ser muito bom com as crianças e como profissional, só me chateou a atitude do mesmo pois é o dia de atendimento pediátrico no dia que estamos na UBS e não podemos acompanhar...)
03.05.23
Hoje fiquei na triagem com a enfermeira Cris e eu adoro acompanhar ela pois ela sempre confia muito em mim e em meu potencial. Por isso, foi um dia completo de aprendizados, onde fiquei mais segura ao aferir a pressão, tendo muito mais certeza em que eu estava fazendo, apliquei cinco anticoncepcionais e novamente eu fiquei tão grata e feliz por ter sido elogiada na minha conduta, tanto quanto da paciente quanto da enfermeira, dizendo que eu tinha a mão leve. Medi o índice glicêmico também e estou fazendo com muito mais naturalidade.
Aproveitei a campanha de vacinação da gripe e a enfermeira Sandra me chamou para tomar a vacina e me proteger. Gostei de poder ter essa oportunidade e aproveitei, visto que agora me apresento bem mais exposta à doenças do que antes, justamente por estar inserida no ambiente da saúde.
Foi tão incrível pegar os bebês hoje para medi-los, pois a maior parte não tinha nem dois meses, estão eram super frágeis... apareceram três casais de irmão gêmeos hoje, quanta coincidência! Teve um caso em específico que me assustou um pouco e, relação a conduta da mãe... quando entreguei para a mãe o bebê, o menino acabou vomitando um pouco de leite e ela começou a xingar o bebê (salientando que tinha 45 dias) e ela estava com a menina no outro braço e quase a derrubou no chão, com isso, me ofereci para segurá-la pois fiquei preocupada... como pode a moça ter uma atitude dessa como mãe não é? Fiquei bem assustada, visto que é normal o neném acabar vomitando...
Mas enfim, outro dia incrível na UBS, cheio de aprendizados e voltando para casa melhor do que sai.
10.05.23
Nesta tarde, fiquei um pouco chateada de só ser informada que a nossa preceptora Magda não estaria naquela tarde por ter que ir na Unisul em uma palestra se eu não não me engano... acabou que ficamos meio perdidos na UBS pois o pediatra para variar não queria que ninguém o acompanhasse, o médico só gostaria de um estudante com ele. Então, as consultas da enfermeira foram canceladas, pré-natais cancelados e preventivos também... foi bem frustrante porque havia um outro enfermeiro lá também que estava disposto a atender estas consultas, mas no final foram todas canceladas.
Aprendi pelo menos um pouco mais sobre o sistema e computador lá da UBS, pois é bem confuso e o doutor Lucas me auxiliou muito! Assim como me ensinou muito bem dos porquês das siglas nos prontuários e na receita, eu simplesmente adorei a conduta dele, foi extremamente solícito e me explicou muito bem os casos que passamos com os pacientes. Acho que ter acompanhado algumas de suas consultas hoje salvou o dia (visto que deixei o resto do tempo me ofereci para trocar com um outro colega para terem a oportunidade de o acompanhar também).
Bom, no final das contas, sempre saio da UBS com algum aprendizado... só esperava mais organização de talvez nos avisar.
24.05.23
A tarde de hoje era aparentemente calma, visto que não havia pacientes na agenda... mas depois percebemos que a recepção esqueceu de dar baixa neles no GMUS, o que foi muito triste por teve uma moça que esperou 45 minutos (enquanto nós na sala da preceptora estávamos resolvendo outras burocracias de sistema que poderiam facilmente ser feitas posteriormente).
Depois que isso se resolveu, a tarde foi bem corrida, mas extremamente gratificante pois estou mais segura de atender os pacientes. Ficamos eu, Ana e Sandy junto com a enfermeira, coisa que me estressou um pouco pois eu e Ana já havíamos comentado que naquele dia gostaríamos de atender na sala, visto que a Magda daria autonomia em uma consulta para orientar sobre métodos contraceptivos e dúvidas da paciente, assim como o retorno de alguns exames e a Sandy não teve pro atividade em querer fazer outra coisa na UBS, visto que os médios estavam presentes e o local lotado.
Agora voltando um pouquinho do porquê me incomodou... fizemos exames preventivos e atendi uma menina de 17 anos que se mostrou extremamente desconfortável com quatro pessoas na sala. Não comentei nada no momento pois achei que seria algo de senso perceber a insegurança da menina, que estava tremendo muito até na hora que eu solicitei que ela afastasse um pouco mais as pernas (apenas a Ana - que estava escrevendo o prontuário, e eu -que estava fazendo o exame nela, nos oferecemos para sair da sala caso fosse necessário e minha colega não...)
(salientando que dois de meus colegas haviam faltado, então a triagem estava vazia, farmácia vazia, sala de curativos vazia e havia lugar para acompanhar os demais médicos...)
Enfim, creio que talvez possamos conversar em outro momento sobre isso, pois quando meus colegas ficam nas salas acompanhando um profissional, eu sempre dou o espaço para todos terem as oportunidades e faço questão de perguntar "já realizou esse procedimento?" ou "posso fazer dessa vez?" para que tenhamos uma boa convivência como colegas, mas ando sentindo um pouco de egoísmo da parte da minha colega, o que não valorizo. (como por exemplo o dia em que Sandy e Victor participaram do dia de campanha na UBS e não nos informaram, muito menos nos convidaram para tal evento).
07.06.23
Para a UBS, eu e a Ana Carollina Portes decidimos ir pela parte da manhã (visto que não tivemos PMSUS) para ter uma experiência diferente e eu gostei muito! foi um dia super produtivo e fiquei muito feliz saindo de lá hoje.
O primeiro atendimento foi a troca de uma sonda e eu nunca tinha visto isso antes então foi super interessante, é um processo um pouco trabalhoso e delicado pois está na parte íntima do paciente, mas a enfermeira deixou que a gente acompanhasse e ajudasse. Logo após isso, atendemos um bebê que estava doentinho e agora sim estou pegando a prática em escutar o pulmãozinho do bebê - acho difícil pois eles não param quietos para respirar e ficam balbuciando. Fizemos acompanhamento de pré-natal com exames de ISTs e também duas consultas de preventivo.
Mais uma vez tive a oportunidade de fazer o preventivo sozinha e estou muito mais segura de mim. Gosto da maneira na qual a Magda confia em mim e na Ana, pois hoje fizemos boa parte dos prontuários sozinhas com a enfermeira só acompanhando de longe para ver se estava correto. Fiquei contente porque hoje consegui mexer no GMUS bem melhor comparada às outras semanas e estou aprendendo muito ao fazer o prontuário pois precisamos sempre colocar o "SOAP", que é um procedimento que somos avaliados na unidade curricular de Habilidades Médicas, então estou adorando que as coisas dentro e fora da faculdade conversam e meu aprendizado está evoluindo muito.
Foi um dia muito legal pois eu e a Ana trabalhamos muito bem juntas! Visto que boa parte dos conteúdos nos auxiliamos, nos compreendemos muito bem dentro do postinho, nos oferecendo para ajudar uma a outra e sempre dando espaço para ambas terem a oportunidade de realizar algo. Sou muito grata em tê-la em meu grupo pois ela é uma ótima colega.
Infelizmente não conseguimos fazer visita domiciliar de novo, eu e Ana estamos há um bom tempo pedindo mas não sei o que a acontece... (aliás somente UM colega do meu grupo foi fazer a visita, o que foi até meio chato pois ele chegou depois e "já passou na frente", porque já havíamos mostrado interesse bem antes e no dia ele simplesmente chegou na sala da ACS sem falar pra ninguém e realizou a visita... ando ficando bem triste com esse grupo da UBS em relação a nossa convivência após a chegada de dois colegas - visto que até nas aulas de TBL eles não fazem questão da comunicação conosco, somente eu e as Anas Carolinas fazemos questão da conversa e compartilhar o conhecimento...
14.06.23
Hoje foi o último dia de UBS do semestre... o local estava muito vazio, a lista de paciente quase inexistente, imagino eu que tenha sido pelo frio e chuva. O pediatra estava com pacientes, mas como sempre ele não estava disposto a nos ensinar, não nos autorizando a acompanhar suas consultas, o que me frustra um pouco.
Pelo menos aproveitei o tempo para estudar com minha colega e preceptora para a prova da semana q vem, revisando a matéria em conjunto.
Agora é real... está se encerrando um ciclo muito importante da minha vida, e fico muito grata por tudo aquilo que eu aprendi e fiz neste semestre, ansi0osa para as próximas fases.