PROFESSOR
MATEUS LOUIS RODRIGUES CAVALCANTE
SEMANA I
23.02.24
Na manhã de hoje, conhecemos o professor Mateus de Habilidades Médicas e realizamos uma dinâmica para a apresentação do grupo. Foi muito bacana quando ele sugeriu que fizéssemos uma roda para podermos debater de maneira mais efetiva os tópicos desta primeira oficina, compartilhando um pouco de nossas experiências e opiniões. Adorei também quando ele trouxe casos clínicos para podermos discutir possíveis soluções e diagnósticos.
A interação na aula foi bem bacana, visto que grande parte da turma participou, o que tornou a aula mais leve e consegui prestar atenção, assim como me senti bastante confortável em falar na aula... mesmo não estando tão certos da resposta, abríamos uma discussão e chegávamos a uma conclusão e logo após o prof explicava de fato os porquês.
SEMANA II
01.03.24
Hoje, comentamos sobre puericultura na aula e foi muito interessante conversar sobre o assunto pois dentro da UBS já atendemos diversas crianças. A aula foi muito boa, pois o prof trouxe slides super completos e explicou de maneira bem clara, portanto fiquei bem contente com a aula de hoje, consegui fazer diversas anotações e aprendi muito. Em relação aos reflexos, tivemos bonequinhas para treinar e cada um teve que exemplificar e explicar o que seria esperado do bebê e foi bem bacana, assim como discutimos casos clínicos colocando em prática aquilo que havíamos estudado.
Sinceramente, ando gostando muito da aula do novo prof, explica sempre de maneira bem clara e objetiva, assim como sempre sana todas as minhas dúvidas, por isso, me sinto confortável em participar bastante durante toda a aula. Aprendi muito no dia de hoje e estou animada para as próximas simulações, visto que é uma novidade atender puericultura nas entrevistas de HM.
SEMANA III
05.03.24
A primeira simulação foi muito legal! Minha amiga Sophia que conduziu a entrevista com o ator e confesso que achei um tanto quanto curioso realizar a anamnese em um boneco, mas é legal para praticarmos. O paciente em questão estava tendo quadros de febre e manchas vermelhas na região do pescoço, porém, não estava com o quadro vacinal em dia. Analisamos portanto seu histórico de pré-natal, identificamos o parto a termo (39 sem) e todo o protocolo, assim como visualizou os reflexos fundamentais do bebê., confesso que minha colega se saiu muito bem na simulação e fez uma consulta bem completa, identificando todas as queixas do paciente. Após o final da entrevista, fiz diversas perguntas e estou bem animada para realizar a próxima consulta! O prof fez as devidas complementações e nos ajudou bastante.
SEMANA IV - 15.03.24 sem aula
SEMANA V - 22.03.24 sem aula
SEMANA VI - FERIADO 29.03.24
SEMANA VII
03.04.24
A simulação hoje foi eu quem consultou e eu gostei muito! Me senti muito confortável no ambiente, até porque o prof me deu bastante segurança para realizar a atividade. O caso de hoje era um menino de 3 meses acompanhado mãe, onde ambos estavam com sintomas gripais e portanto o pequeno não estava conseguindo se amamentar. Consegui realizar uma consulta bem completinha e fiquei bem contente ao ser elogiada pela atriz posteriormente. Fiz questão de me mostrar bem empática e compreender toda a situação, assim como não tive dificuldade em realizar os exames no bebê como a antropometria, os reflexos e tudo mais. Consegui identificar os problemas e dei o meu melhor para auxiliar a mãe com as devidas dúvidas. Ando muito contente em ter aulas com o prof Mateus pois ele me auxilia muito e faz com que eu me sinta confortável na consulta, assim se torna algo mais leve e sinto que flui muito mais o meu atendimento. HM é uma aula que eu gosto bastante pois é realmente um treino ótimo, e sinto que a minha conduta melhorou muito depois que comecei a atender sozinha na UBS também, claro que tenho o auxílio no final da consulta de algum profissional, mas senti que agregou muito esses momentos para mim.
05.04.24
A aula foi muito legal pois foi super leve, discutimos com o prof e entre os colegas, em uma roda de conversa, cada consulta simulada, e os problemas nos quais identificamos, foi muito bom pois conforme íamos apresentando o que identificamos o prof foi realizando complementações e perguntas para a gente, com o fim de aprendermos mais. No final da aula discutimos alguns artigos que tínhamos pesquisado relacionando com o assunto visto e foi muito bom. Fiz questão de participar bastante em aula, compartilhando aquilo que havia estudado e complementando meus colegas, gostei bastante pois meus colegas participaram bem também e tivemos uma troca de informações bem bacana. Discutimos icterícia, fórmulas de alimentação pro bebê, lavagem nasal, tabagismo na gestação e vacinas de maneira geral.
SEMANA VIII - APA
12.04.24
Na manhã de hoje, nos dividimos nos grupos das simulações para realizar a APA.
Sinceramente, eu estou completamente feliz e orgulhosa em relação aos comentários que o prof teve ao meu respeito, suas palavras realmente me motivaram muito e fizeram eu ter certeza de que eu estou no caminho certo. Sempre faço questão de participar bastante durante as aulas e sou extremamente dedicada em todos os aspectos, é incrível ver que o esforço está dando resulto. O único ponto que o prof comentou de melhoria foi em relação ao meu portfólio, que sim eu estou dentro do esperado mas que falta a minha auto avaliação e a do grupo, comentando de fato os assuntos vistos em aula, e realmente, eu andava escrevendo sobre o assunto de uma maneira mais abrangente, mas acredito que isso será fácil de consertar, visto que foi o primeiro feedback com o prof, e agora sim compreendi os critérios que serão esperados dentro dessa plataforma.
Tivemos uma conversa breve com o prof em relação as nossas opiniões sobre as aulas que tivemos e achei muito bacana ele se importar com isso, pois de fato interfere muito em nosso aprendizado. Estou muito contente com o meu resultado e motivada para seguir assim, dando o meu melhor.
SEMANA IX
19.04.24
Eu gostei muito da aula de HM hoje, pois foi sobre exame físico abdominal e facilitou muito pois o prof nos disponibilizou material no começo da semana, então pude estudar e chegar na aula muito mais tranquila. Assim como eu não senti dificuldade, pois dentro de minha UBS, a médica responsável havia nos ensinado no começo desse ano a realização dos exames físicos de forma bem completa, então há mais ou menos um mês, estou praticando na UBS já.... mas hoje de fato fez sentindo algumas das dificuldades que eu apresentava nas consultas, pois na UBS as coisas são feitas mais práticas e seguindo o protocolo e não de fato entendendo os porquês. Fiquei contente também pois eu consegui participar bastante da aula, e minha segurança vem de fato de eu ter estudado anteriormente, sendo assim eu estou bem animada para as próximas consultas simuladas.
Foi bem legal pois o prof trouxe um boneco da unisul no qual eu nunca havia visto, ele apresentava até os ruídos hidroaéreos e conseguimos escutar com clareza a aorta abdominal. Assim como a palpação foi muito similar quando comparada à uma pessoa! Minhas amigas acabaram ficando com dúvidas para a realização desse exame, então depois da aula eu me disponibilizei e as auxiliei a fazer o exame em meu abdômen e confesso que fiquei muito contente em poder ajudá-las. O grupo hoje foi muito bacana, pois aprendemos juntos e nos auxiliamos para lembrar das etapas do exame.
SEMANA X
26.04.24
Eu adorei a aula de hoje no hospital simulado, nunca tinha tido a oportunidade de estudar com aqueles bonecos e foi incrível! Achei super interessante realizar os exames físicos no boneco porque de fato dava para escutar sua respiração, batimento cardíaco e até adicionamos sibilos!
O prof preparou uma aula incrível de exame físico cardiopulmonar, nos apresentando todas as possíveis complicações e seus determinados porquês, digo isso pois durante a aula tive dúvida em como identificar o que realmente a pessoa tem em relação ao barulho e o barulho de "cabelo" ou "velcro" está mais relacionado à água no pulmão, mas quando o barulho está pesado, de "gato" ou "assobio" a probabilidade de ser muco é maior. Realizei diversas perguntas e me senti bem confortável em participar durante a aula pois isso de fato é algo que está em nosso dia a dia como estudantes de medicina. Prof também nos auxiliou muito na realização dos exames no boneco, nos mostrando os melhores focos e estou bem animada para as próximas simulações.
Agora uma parte realmente nova para mim, foi aprender sobre os 12 pares de nervos cranianos, na faculdade estávamos estudando sobre eles isoladamente mas não de fato sobre os exames durante as consultas e eu achei muito interessante! Principalmente o II par que está relacionado também com a via vestibular (equilíbrio), minha mãe tem labirintite e eu estou super animada para visita-la na próxima vez e realizar esse teste com ela! No final da aula, o prof nos entregou os diapasões e testamos a nossa audição, tive certa facilidade pois esse teste havia caído em nossa última prova da faculdade, então estava familiarizada com seus determinados resultados. A interação com meus colegas foi muito bacana no dia de hoje, pois parecia que o ambiente estava mais leve por justamente não estarmos em uma sala de aula, então nos auxiliamos muito na elaboração dos exames e trocas de informações sobre o conteúdo.
SEMANA XI
03.05.24
No dia de hoje, quem realizou a consulta fui eu! O caso de hoje se tratava de uma mulher jovem que estava com dores fortes nas costas que irradiavam para região anterior do corpo, em primeiro momento já identifiquei que podia se tratar de pedras nos rins, portanto, fiz questão de colher suas informações e saber exatamente quanto de água a paciente andava tomando (se tratava de apenas 1 litro).
Já no exame físico confesso que não senti dificuldades em realizar, visto que dentro de minha UBS, a médica sempre nos incentiva a fazer exame físico completo nos pacientes, o único momento de fato que senti uma certa dificuldade foi o exame neurológico, no qual eu não tinha muita familiaridade, sorte a minha que eu cheguei mais cedo e o prof realizou uma revisão comigo e pude aprender certinho o que poderia avaliar naquele momento - mas de toda forma, com certeza é algo que estudarei mais profundamente para que no dia da avaliação eu me sinta mais confortável.
Fiquei muito contente com o feedback da paciente, pois ela me elogiou falando que fui muito empática e delicada, prestando atenção de fato nela, e isso certamente me faz muito feliz pois percebo que estou no caminho certo. O prof também me elogiou e tivemos uma conversa muito legal, onde ele me deu algumas dicas para que a consulta fluísse melhor, como por exemplo, algumas perguntas abertas no começo da consulta para que o paciente consiga ir se soltando aos poucos, assim como a sugestão de utilizar a escala da dor que eu realmente havia esquecido naquele momento. Perguntei também, como funcionava caso o exame neurológico desse alterado em um par de nervo craniano e ele me comentou que é muito comum que quando há um desvio ou alteração em um par, a probabilidade de alguns outros estarem afetados é grande, e portanto, a conduta correta é encaminhar para consulta com o neuro.
Fiquei muito contente com o meu desempenho no dia de hoje e sinto que consigo fazer a consulta com muito mais confiança, deixando assim, um ambiente muito mais confortável para mim e para o paciente, fazendo com que a consulta se torne mais leve e flúida. As meninas do meu trio também complementaram me elogiando e me ajudaram comentando que o exame pulmonar "trinta e três" se deve sempre fazer com a mesma mão (porque eu andava trocando as mãos de acordo com o lado do pulmão), o que foi muito bacana pois certamente não será algo que errarei novamente.!
SEMANA XII
10.05.24
A minha colega Sophia realizou a consulta no dia de hoje e senti que ela foi incrível no dia de hoje... fez de fato com que o paciente se sentisse confortável e a consulta foi super leve. O caso de hoje era sobre um homem que estava sentindo dores abdominais há 8 dias, juntamente com diarreia e bastante mal estar. Foi bem tranquilo de identificar os problemas do paciente pois justamente estava relacionado com a "comilança" que ele andava fazendo em churrascos. Se fosse um caso real, o paciente estaria provavelmente ruídos hidroaéreos aumentados e poderíamos perceber talvez uma certa palidez do indivíduo.
Conversamos sobre o caso com o prof no final da consulta e foi bem enriquecedor pois ele sempre apresenta dicas e planos de melhoria para a consulta e isso faz com que nosso desempenho melhore cada vez mais. Estou bem contente com as consultas que andamos tendo em Habilidades Médicas pois são casos que realmente pegamos na UBS e estamos nos preparando cada vez mais para receber os pacientes, digo isso porque minha desenvoltura melhorou muita na comunicação e confiança durante as consultas.
O caso de hoje foi super simples, então não tive muita dúvida sobre o caso, a única questão preocupante de fato foi o excesso de álcool que o paciente andava ingerindo, cerca de 3 garrafas todo dia, e isso me fez lembrar que mesmo esse não sendo o foco da consulta foi importante sim perguntar sobre o álcool em sua vida, pois é algo que o paciente deve sim em ficar em alerta para o seu bem estar.
SEMANA XIII
17.05.24
A simulação de hoje era uma colecistite e a minha colega Ana que realizou a consulta... gostei muito da conduta dela, se mostrou muito atenta e solícita com a paciente, fazendo com que o momento fluísse de uma maneira leve. A moça chegou à consulta referindo fortes doures na região do hipocôndrio direito, o que já me despertou um alerta para o fígado e vesícula biliar, ao passo que a consulta foi fluindo se deu a entender que de fato a alimentação era o problema na rotina da paciente. Fiquei muito feliz em poder auxiliar a Ana durante essa semana e treinamos juntas os exames físicos porque diferentemente de mim, ela não pratica isso na UBS, portanto fiz questão de auxiliá-la nesse processo e de fato ela conseguiu realizar uma consulta completíssima no dia de hoje.
Foi muito bacana o feedback da atriz, assim como a do prof, que sempre faz questão de nos instruir as melhores condutas e dicas, como no dia de hoje, em que ele comentou que o exame de Murphy deve ser feito com poucos dedos na barriga do paciente, e eu, costumo utilizar meus 4 dedos da mão direita, e não é que está errado, mas a fim de termos uma melhor precisão, utilizamos menos dedos e o ideal seria o dedão ou os dos dedos (anelar e médio).
Foi uma manhã muito boa e proveitosa, gostei muito pois eu e Ana estudamos juntas e discutimos a matéria, assim como o prof fez questão de nos ajudar com todas as dúvidas.
SEMANA XIV
24.05.24
Na aula de hoje, juntamos a turma toda para discutirmos os casos clínicos que passamos nessas últimas semanas, foi bem bacana pois realizamos perguntas e compartilhamos o que estudamos, assim como o prof foi dando as devidas complementações e nos explicávamos da melhor maneira possível de forma com que facilitasse a nossa compreensão. Gostei muito pois comentamos de fato aspectos a serem avaliados durante a consulta e as devidas condutas para os problemas referidos, a turma em si participou muito bem hoje e os assuntos fluíram muito bem. O foco foi de fato colecistite, GECA e pedras nos rins.
Fiz questão de participar bastante da aula, realizando perguntas e expondo o que pesquisei, porque de fato auxilia muito em minha compreensão quando eu me mantenho ativa na aula. Até porque, não tive dificuldade em explicar algumas questões como as fibras para a alimentação (pois existem as fibras solúveis e insolúveis) pois já tivemos grande parte desses conteúdo em aulas do ano passado, então cosegui ter um pensamento mais crítico por justamente já ter conhecimento do protocolo.
SEMANA XV - FERIADO 30.05.24