28.02.23
Hoje, foi meu primeiro dia de aula na Unidade Curricular TBL, pois na primeira semana de aula estava em viagem e eu adorei como a aula funciona. Através da leitura prévia de artigos, responderemos algumas perguntas e logo partilhamos as ideias com os colegas, o que nos faz ter uma ideia mais ampla do conteúdo e diferentes pontos de vista. No final da aula professora passa um pouco mais do conteúdo ensinado, afim de explicar um pouco melhor e termos uma base de estudo em casa.
A dinâmica da aula é bastante interativa com um pequeno grupo e depois com o grande grupo, então sempre temos a chance de falar um pouco sobre o que pensamos sobre o assunto e o que temos conhecimento. Uma metodologia de ensino a qual nos prepara para lidar com nossos pacientes tanto com conhecimento, quanto a prática da comunicação e troca de ideias - algo que eu me sinto a vontade em realizar pois me sinto bem em partilhar minhas ideias e é algo que me traz interesse.
07.03.23
Senti que a aula fluiu melhor hoje, pois semana passada eu ainda estava tendo dificuldades em qual o melhor método ao ler os artigos prévios, responder as perguntas na aula e tudo mais. Meu grupo está ficando mais à vontade em conversar uns com os outros e fico feliz de sempre termos algo para complementar na fala um do outro e normalmente chegamos a um acordo que satisfaz todos, então quando discutimos com o grande grupo, nos ajudamos!
A discussão sobre método científico foi muito interessante, até porque a turma foi bem participativa... conhecemos um pouco mais sobre o assunto, como saber diferenciar os tipos de conhecimento (empírico, científico, filosófico e religioso). Discutimos sua importância e como analisar o método. Algo que será útil ao analisarmos uma pesquisa, notícia e até mesmo quando escrevermos um artigo, prestando atenção nestes detalhes.
14.03.23
A discussão de hoje foi a relação médico-paciente, então a aula foi muito interessante, pois eu já tinha me interessado na leitura prévia no livro que a professora nos indicou, pois houveram informações nas quais eu não tinha conhecimento e me agregaram muito, por trazer os estudiosos do passado, seus métodos e como funciona o estudo para chegar no conceito que temos no dia de hoje, compreendendo melhor a postura de um médico e como devemos nos portar em relação aos pacientes.
Tivemos de criar um caso de aplicação relacionado ao tema da aula, então foi um pouco complicado ter a criatividade de criar uma história do zero, com problemas e as condutas do médico. Entretanto, foi divertido compartilhar isso com meus colegas e discutirmos o que estaria correto ou não.
21.03.23
A temática da aula de hoje foi super interessante, pois o assunto abordado foi adolescência, puberdade, sexualidade e afins; então foi muito legal debater estes assuntos por eu justamente ainda estar vivendo essa fase da minha vida, lógico, nos identificamos todos com as características de mudança de humor e atitudes de adolescentes pois todos passaram por essa fase, por isso, foi um debate legal a aula, onde pude participar bastante (até porque, meu grupo sentou na mesa bem em frente a prof, e eu gostei, porque as vezes dá um pouco de vergonha de falar muito alto para a turma toda, então pude trocar uma ideia diretamente com ela).
A temática é pertinente por termos um público jovem constante dentro da UBS, então, consequentemente, isso nos prepará para ter uma melhor conduta frente à situações corriqueiras na vida de um adolescente que tem tantas dúvidas com todas essas mudanças físicas e de humor.
28.03.23
A aula de hoje, apesar de ser extremamente conteudista foi extremamente interessante, compreender um processo que ocorre diariamente em nosso corpo em relação aos hormônios. Fiquei um pouco confuso com tantos nomes, mas fiz um esqueminha para estudar e me auxiliou muito.
Achei bem pertinente o assunto e terei que estudar mais posteriormente, e lógico, este é o modelo da aula, mas sendo sincera, adorei poder compreender esse assunto, e a prof Léia foi incrível hoje, apresentando alguns esquemas, explicando super bem e como sempre, tirando todas as dúvidas e sendo extremamente prestativa com todo mundo.
A dinâmica da aula com uma conversa aberta com todo mundo, portanto se torna leve, e eu estou gostando muito essa troca de conhecimento.
Hoje chegou mais pessoas para meu grupo de TBL, então, tivemos que auxiliá-los sobre o funcionamento e eu no lugar deles estaria muito tensa com tanto conteúdo e cousas novas pra compreender, então, amanha na UBS farei o meu melghor para poder instruir-los da melhor forma possível.
04.04.23
O caso de hoje foi extremamente pertinente por se tratar de gravidez na adolescência, contracepção e questões nesse sentido - que vemos no nosso cotidiano dentro da UBS, com meninas super novas engravidando, pacientes não tendo o conhecimento do uso adequado dos contraceptivos, como funciona a relação sexual, quais condições são feitas o aborto... Senti facilidade ao responder as perguntas desta semana por serem mais sociais e já discutidas em aulas anteriores, mas da mesma forma a prof complementou e foi super legal a discussão com o grupo.
Esse é um assunto que eu também me interesso pelo motivo de eu ser uma mulher e eu presenciei um Ensino Médio em que uma menina de outra turma acabou engravidando e esse tema virou uma discussão na escola... "o que você faria no lugar dela?" e há tantos aspectos paralelos à situação, como a situação psicológica, o futuro acadêmico da mãe, a família e principalmente a instrução de educação sexual - coisa que eu fiquei pensando muito, pelo fato de eu ter estudado em uma escola particular, onde tivemos palestras sobre educação sexual de 2 em 2 anos, aulas de biologia sobre o assunto, como também trabalhos avaliativos sobre ISTs e contraceptivos... então não faltou a instrução para aquela moça...
Por este motivo, acho curioso pesquisar sobre esse assunto e tentar entender este contexto, lógico que envolvem inúmeras coisas para a situação, mas é interessante saber os motivos relacionados.
18.04.23
Na tarde de hoje, conversamos sobre o Planejamento Família, o que no meu ponto de vista é extremamente pertinente pelo fato de estarmos inseridos em uma comunidade humilde na UBS e a questão de ter filhos e a contracepção é vista diariamente por lá... compreender que existem leis e como agir em determinadas situações é muito bom, justamente para estarmos preparados em como reagir nas situações.
As discussões no TBL são agregam sempre, pois compreendemos os diferentes pontos de vista de nossos colegas, eu particularmente, gosto muito dessa roda menor de conversa, pois as vezes tenho vergonha de expor para o grande grupo, tanto é que eu adoro sentar logo na primeira mesa, pois me sinto mais confortável em compartilhar minhas respostas com a prof quando tenho alguma dúvida.
25.04.23
O TBL de hoje foi extremamente conteudista... apesar de eu estar muito interessada nesse quesito de feto e sua estrutura na barriga, achei muito complicado! Irei estudar muito esse conteúdo para não deixar acumular, visto que são muitos detalhes.
É até ironia eu estar achando esse conteúdo mega difícil e extenso para estudar, mas ao mesmo tempo eu estou amando pois me interesso muito e talvez é uma profissão que eu queira seguir (sendo obstetra ou algo relacionado...)
Essa foi uma aula que apesar de eu ter estudado um pouco antes, sinto que deveria ter aprofundado mais, pois sai da aula com algumas dúvidas mas os slides da prof Léia estão extremamente completos, creio que isso e mais a leitura de alguns artigos e livros conseguirei compreender de forma clara.
02.05.23
Nesta tarde senti um conteúdo mais difícil e pesado... alterações genéticas. Tive um pouco de dificuldade ao responder as questões de aula mesmo tendo lido os artigos propostos, pois foram muitos nomes e características específicas, confesso que estou preocupada com a D2 que entrará este conteúdo pois é extremamente detalhado. A comunicação do meu grupo parece não estar tão boa quanto esteve nas últimas aulas, talvez pelo cansaço do feriado meu grupo preferiu ficar um pouco mais calado e está tudo bem. Porém, ao conversarmos sobre as questões, o grupo se mostrou preparado e trouxe informações muito legais.
Entretanto, a explicação da professora foi impecável o que me fez sanar todas as dúvidas sobre o conteúdo e facilitou muito seus slides, onde utilizarei como objeto de estudo pois fiz diversas anotações durante a aula. Aliás, gostaria de ressaltar que os slides da prof são sempre muito bons e auxiliam muito no andamento da aula e também para o estudo individual posteriormente.
09.05.23
O conteúdo desta tarde foi sobre o estresse oxidativo e radicais livres, algo que acabamos comentando no ensino médio mas não desta maneira, fazendo a relação com os processos do corpo e tudo mais, então achei muito interessante compreender isso.
Achei o texto desta semana um pouco complicado para a compreensão da aula, aparecendo muitos nomes e coisas não tão voltadas as questões de aprendizado discutidas em aula, fico feliz de ter pesquisado esse conteúdo a parte a fim de compreender melhor, pois da mesma forma, é um conteúdo no qual eu não sinto muita facilidade, então tenho que estudar um pouco mais.
Eu adoro a maneira que a prof faz a aula, pois depois, ela facilita muito minha compreensão com seus slides e explica muito bem o conteúdo. Nos questiona o conteúdo, estimulando um pensamento crítico, assim como abrindo nossa cabeça para o conteúdo com inúmeros exemplos.
16.05.23
O TBL de hoje foi super legal, pois conversamos sobre obesidade e alimentação em geral e como os hormônios atuam agindo na saciedade e fome. É muito interessante saber sobre isso, compreendendo melhor os mecanismos de nosso corpos, assim como entender as consequências de uma má alimentação das pessoas que estão ao nosso redor e saber identificar que alguns dos fatores são hereditários.
Os slides da prof auxiliaram muito em minha compreensão e no dia de hoje meu grupo trabalhou em equipe e foi muito legal a nossa conversa no dia de hoje para a resolução das questões de aprendizagem, assim como para o caso de aplicação. Como em grande parte dos dias, quem realiza mais as conversas com o grande grupo, a fim de aprender em conjunto é sempre as Anas Carolinas e eu, porque o restante responde e quase nunca estão dispostos a conversar se não chamarmos primeiro. Por isso que hoje fiquei feliz que o grupo se deu muito bem para nos agregar.
Sinceramente, gosto muito desse conteúdo e acho extremamente pertinente aprende-lo, pois o número de oibesos está aumentando de forma exponencial em todo o mundo. Então é prudente desde já termos esse conhecimento para auxiliar a propagação da informação e tentar minimizar o número de casos dentro do local no qual estamos inseridos (família, amigos, trabalho, faculdade, UBS...).
23.05.23
A aula de hoje foi super interessante pois falamos sobre proteína e ligado a isso o metabolismo e exercícios então eu adorei, visto que eu amo realizar atividades físicas e é muito curioso compreender como funciona fisiologicamente.
É um conteúdo extenso e um pouco complicado de compreender porque novamente engloba bioquímica e eu sinto um pouco de dificuldade de compreender essa parte. Porém a explicação da prof Léia me auxiliou muito e facilitou um pouco mais esse funcionamento. A conversa leve dela sempre me tranquiliza... explicando de forma resumida o conteúdo do Ulife e nos instigando a ter um pensamento crítico sobre o conteúdo da aula. Meu grupo trabalhou bem hoje e conseguimos nos auxiliar na resolução das questões de aprendizagem.
Esse assunto de anabolizantes me interessou muito, pois no meio da academia nos deparamos com diversos jovens se iludindo em relação aos efeitos estéticos para po ganho de massa, mas não prestam atenção como um todo. Assim como os suplementos funcionam e em quais casos devem ser utilizados. Espero poder auxiliar as pessoas ao meu redor sobre esse assunto em questão.
30.05.23
Me senti um pouco incomodada durante a aula de hoje, visto que a turma me atrapalhou muito em relação as conversas paralelas. Foi uma falta de respeito também com a prf Léia pois ela pediu diversas vezes o silêncio e não foi correspondida. Entretanto, a comunicação entre meu grupo segue bem devastado em relação a comunicação, e sinceramente hoje nem me esforcei muito para me comunicar a não ser com as Anas de meu grupo, pois somos as únicas que nos comunicamos e nos auxiliamos para a compreensão da aula e me sinto um pouco exausta de sempre ter q insistir na participação deles. (visto que até na UBS parece que eles não fazem questão de sermos unidos, com um pensamento um pouco individualistas e isso me deixa triste, pois estamos aqui para nos auxiliar - então gostaria de salientar que a Ana Carollina Portes e a Ana Carolina Elias sempre fazem questão de estar presente na elaboração das atividades me auxiliando sempre que possível)
Queria salientar que a prof deu uma aula excelente no dia de hoje, explicou perfeitamente o conteúdo e os slides informativos estavam muito legais. Esse jeito divertido que ela tem de explicar o conteúdo faz ficar mais leve um conteúdo tão "pesado".
06.06.23
Na tarde de TBL do dia de hoje foi sobre Diabetes, um assunto muito legal em ser discutido porque na minha UBS já medi diversos índices glicêmicos porém não tinha quase nenhum conhecimento sobre o assunto. Entretanto, é muito legal estudar sobre para estar preparada em qualquer dúvida em que tiverem.
Novamente, fico frustrada com meu grupo, visto que não comentam muito sobre as questões, somente eu e as Anas nos auxiliamos na resolução e debatemos as questões, fico frustrada que o restante do grupo não está fazendo questão nas outras unidades curriculares também... por exemplo, houve a apresentação de SBE e se não fosse eu e a Ana ninguém teria se mexido para realizar o trabalho, tanto é que um dos meus colegas 1 hora antes da apresentação nos perguntou o que era pra fazer... fico muito chateada com isso tudo, visto que é um grupo que permanecerá o mesmo por alguns anos.
A Léia como sempre, uma ótima prof, fazendo as considerações necessárias e sempre nos auxiliando em qualquer dúvida, gosto e valorizo muito as aulas dela, porque é perceptível que ela presta atenção nas nossas necessidades e sempre percebe quando ficou alguma lacuna.