SEMANA I
20.02.24
Hoje conhecemos a nossa nova UBS e sinceramente, quando descobri que havíamos trocado de local havia ficado extremamente chateada porque eu amava o Frei e as pessoas do local. Porém, depois de o dia de hoje eu já AMEI a nova UBS.
O local é extremamente organizado e bem maior comparado com a anterior! Há diversas salas, sendo setorizado cada procedimento e atendimento, o que eu achei incrível. A equipe foi extremamente solícita conosco e me senti muito bem logo no primeiro dia.
Acompanhei a Dra Edilaine no dia de hoje e estou completamente fascinada com a maneira na qual eu aprendi hoje, ela me deixou super confortável em realizar perguntas e ao contrário de só explicar suas condutas, ela me instigava perguntando o que o paciente tinha e os porquês dos sintomas e medicamentos (essa foi a minha parte favorita, pois fazia com que eu me sentisse parte da consulta e não somente ficar sentada a escutando). Os internos também foram super queridos e nos explicaram muito bem diversas dúvidas conforme ia aparecendo - como um procedimento no qual acompanhei de um cisto seboso nas costas de um senhor que foi retirado pelo interno, e conforme ele ia realizando o procedimento, foi explicando como fazia e foi muito bacana de acompanhar pois ele fez com uma certa facilidade. Sinceramente, não vejo a hora de poder dar uns pontinhos no postinho de saúde, pois andei fazendo nessas férias nas cirurgias que eu acompanhei.
Enfim, hoje o dia foi incrível, e apesar de estarmos muito longe de casa, senti que valeu a pena pois o lugar é lindo e a demanda é alta.
SEMANA II
27.02.24
A UBS de hoje foi muito bacana, pois acabei ficando na triagem e por estar com a agenda um tanto quanto corrida, aproveitei e realizei algumas das consultas para a enfermeira Magda, confesso que fiquei muito contente de ter conseguido realizar uma consulta tranquila com todos e consegui realizar uma anamnese bem completa. Fiquei um pouco apreensiva pois consultei uma família na qual estavam todos com conjuntivite, instruir para as melhores condutas mas fiquei um pouco tensa, justamente pelo risco de me contaminar.
Consegui conversar de forma mais efetiva com a equipe hoje e me senti muito acolhida pelas enfermeiras, que me auxiliaram bastante durante toda a manhã. Identifiquei sozinha também que uma moça de minha idade estava com infecção urinária e como não havia sido a sua primeira vez, fiz questão de explicar atitudes que poderiam evitar e fiquei contente de poder ajudá-la porque ninguém havia explicado que por exemplo, a calcinha úmida pós praia seria um malefício para a saúde vaginal.
Me senti muito grata pelo dia de hoje, porque apesar de muita chuva e trânsito, tivemos um dia ótimo na UBS e chegamos em casa em segurança - visto que passamos por 3 acidentes durante o trajeto.
SEMANA III
05.03.24
Eu adorei a manhã de hoje, estou voltando para casa sempre muito contente nesta UBS pois de verdade os profissionais do local são incríveis e estou aprendendo muito! Acompanhei o interno Cleison em suas consultas e foi muito bacana pois ele sempre faz questão de nos explicar super bem os protocolos e os devidos porquês, fiz algumas perguntas, então pude aprender muito no dia de hoje. Realizei também o exame físico de alguns pacientes e fiquei muito contente pois aprendi a fazer o exame abdominal também, coisa que ainda não havia realizado.
Um caso que me chocou muito no dia de hoje foi um paciente diabético que por conta da doença, sua cicatrização não é muito boa, portanto, havia diversas feridas e calos no pé com partes necrosadas, assim como a sua primeira falange do pé era amputada. Os casos de hoje foram muito bacanas de serem discutidos e consegui ter uma noção já em relação aos medicamentos.
Foi simplesmente INCRÍVEL quando a Dra Edilaine, ao final da manhã juntou todos nós em uma sala e realizamos um resumo sobre anamnese, onde juntamente estruturamos e discutimos as condutas de uma anamnese completa e seus devidos protocolos, assim como deu algumas dicas. Eu amo a maneira na qual ela nos explica pois ela lança a pergunta e nos faz pensar antes de simplesmente nos dar a resposta logo de cara, o que faz com que tenhamos um pensamento clínico mais coerente. Enfim, estou adorando ter essa doutora na equipe médica pois ela explica de maneira clara e valoriza a nossa presença dentro da consulta.
SEMANA IV
12.03.24
Hoje, acompanhei a interna Laís, que é uma estudante incrível de se acompanhar pois conduz a consulta de maneira leve e me ajudou a entender várias coisas durante a manhã. Aprendi muito no dia de hoje em relação a exames e medicamentos, estou simplesmente adorando acompanhar os internos pois temos que passar o caso para a médica, então acabamos tendo uma discussão muito bacana uns com os outros e isso tem agregado muito meu conhecimento.
Fiquei muito contente que a parte dos exames físicos, vindo já da parte de HM estou me sentindo muito segura, visto que a Dra me pediu para fazer a ausculta cardiorrespiratória na paciente e eu consegui identificar que o pulmão não estava normal, e acabei comentando baixinho com a Laís pois não era o motivo da consulta uma queixa pulmonar e a paciente referiu que de fato tinha um enfisema pulmonar e a interna confirmou o que escutei. Então, fiquei muito feliz que consegui identificar algo sozinha.
Mas o principal aprendizado do dia foi exame do abdômen, visto que recebemos um paciente com diarreia e consegui identificar os ruídos aumentados e no final da manhã a Dra Edilaine nos chamou na sala e nos ensinou o passo a passo do exame abdominal e como devemos relatar isso no prontuário. Fiquei muito feliz dela ter feito isso conosco, pois ainda não tivemos isso na faculdade e certamente me sentirei mais preparada. Assim como voltei para casa com um sorriso imenso em meu rosto após a doutora ter me elogiado no dia de hoje, fico muito contende de ter o esforço reconhecido e que de fato estou fazendo a diferença para o grupo, ganhei até um chocolatinho de uma caixa de bombons hoje! De verdade, tem sido uma experiência enriquecedora nessa UBS, visto que a médica e internos tem sido muito solícitos e incríveis para nos ensinar as melhores condutas, trabalhando desde já um raciocínio clínico.
SEMANA V
19.03.24
A manhã de hoje foi novamente muito incrível, ando muito contente com essa UBS e de verdade me sinto muito bem no local, justamente pelos profissionais serem pessoas muito empáticas e gentis. Acompanhei a interna Laís novamente, mas eu simplesmente amo tê-la do meu lado pois a maneira na qual ela conduz a consulta é sempre muito leve e objetiva, além do que ela é muito inteligente e me ensina muito! Atendemos logo de primeira um senhor com Esteatose Aórtica, onde conseguimos identificar sopros no foco aórtico, pulmonar e mitral - por esses e outros motivos ando muito feliz com os atendimentos dessa UBS pois estou me deparando com casos diferentes e foi a primeira vez que de fato auscultei um sopro cardíaco tão visível. Sorte que o senhor era querido, pois virou cobaia de todos os meus colegas para auscultarem seu coração!
As discussões de caso com a Dra andam sendo muito enriquecedoras e novamente ela nos deu uma aula no final da manhã sobre exame físico e foi simplesmente perfeito. A Dra Edilaine é uma ótima profissional e estou animada para tê-la como preceptora em um futuro, pois ela agrega muito no conhecimento e nos instiga o pensamento, além do que agora estudamos para a UBS também, não é somente algo monótono de chegar lá e ficar sentado enquanto o profissional atende, ela nos dá a liberdade de realizar os exames e praticar. Ah, e uma das enfermeiras, a Lu, foi embora da nossa UBS, não sabemos o motivo mas fiquei triste pois ela era uma mulher incrível e muito prestativa, é uma pena....
SEMANA VI
26.03.24
A manhã de hoje acompanhei as internas novamente, e é uma prática que eu amo pois aprendo muito com elas. Atendemos casos super legais no dia de hoje e que foram novidades em vários aspectos. O primeiro caso, foi de uma senhora com um nódulo da mama, porém sua mama estava com vermelhidão, quente e o nódulo era de uns 5cm, realmente nunca tinha visto algo do tipo. Após isso, tivemos mais um caso relacionado a mama, onde presenciei algo que nem sabia que existia: uma glândula mamária acessório, onde o tecido mamário se desenvolve nas axilas, foi muito curioso aprender sobre isso no dia de hoje e fiquei muito contente de colocar em prática diversos aprendizados que havia tido durante a liga de mastologia no semestre passado!!
Um caso também um tanto quando confuso, foi aprender a lidar com paciente no qual não deseja ser atendido por internos e sim somente a médica, fiquei só observando a consulta porque de certa forma a paciente estava bem alterada e não respodia as perguntas que eram realizadas. Nesse momento, valorizei muito a conduta da Dra Edilaine, que se manteve calma e conseguiu realizar uma consulta incrível mesmo com a paciente não colaborando.
Também aconteceu algo que me chateou muito no dia de hoje, fomos informados que a Dra não pode mais nos dar as "aulas" no final do dia como estava acontecendo, ela disse que forma ordens da Unisul, o que me chateou profundamente, pois estava agregando muito meu conhecimento e fazia com que eu voltasse cada dia mais contente dos dias de UBS pois aprendi MUITO. Compreendo que somos responsabilidade da Magda ainda, mas ela estava fazendo isso de bom grado da parte dela - tanto é que ela referia que queria nos ensinar da melhor maneira possível a fim de ter profissionais mais qualificados no mercado, pois futuramente atenderemos ela, o marido e o filho..... Bom, mesmo sem essas aulas, aprendi muito com ela no dia de hoje, pois ao passar os casos sanamos inúmeras dúvidas, mas acho que perder esse momento com a doutora é muito frustrante porque eu andava sentindo vontede de retornar à UBS sempre, tendo uma animação imensa em reencontrar a Dra e ir nesse lugar tão maravilhoso que é a Enseada do Brito.
Até porque, se dependesse da Magda, não faríamos muita coisa naquela UBS, sinto falta do comprometimento dela conosco, delegando funções de fato, e ensinando de maneira clara e objetiva como a doutora andava fazendo. É uma pena mesmo e não entendo essa atitude vinda da faculdade.
SEMANA VII
02.04.24
A UBS hoje foi muito legal, fiquei com a Magda, o que eu não havia feito ainda e coloquei em prática muito daquilo que havia aprendido durante o semestre, pois fiquei sozinha com ela, o que me deu bastante liberdade. Pegamos casos muito legais e consegui identificar sozinha diversas patologias. Como por exemplo o caso de dengue, que ao consultar sozinha, através dos sintomas já pude avaliar essa suspeita e fiquei bem orgulhosa de minha consulta, pois agora de fato aprendi a utilizar o GMUS e não preciso ficar pedindo auxílio em todo o momento.
Realizei também o acesso venoso para a medicação de um senhor na UBS, foi extremamente difícil pois nenhuma das enfermeiras estava conseguindo pegar a veia dele, outra coisa que fiz foi a injeção do anticoncepcional, e eu fiquei muito feliz pois fazia muito tempo que não realizava esse procedimento. Senti falta da enfermeira Cris, do Frei Damião, pois essas técnicas com agulha aprendi todas com ela, com certeza os elogios que eu recebo de ter mão leve na agulha tem uma ajudinha dela...
A Dra Edilaine voltou a nos dar as aulinhas! Com certeza isso fez meu dia mais feliz.... acredito que a faculdade conversou com ela sobre esse auxílio que ela nos faz. Eu simplesmente amo ter essa médica no posto, pois ela faz questão que a gente aprenda da melhor maneira possível e nos instiga para desenvolvermos um raciocínio lógico e não simplesmente algo decorado.
SEMANA VIII
09.04.24
Na UBS de hoje, pude ter a oportunidade de ensinar a minha colega a fazer acesso venoso, e fiquei muito contente que ela conseguiu, dei as dicas para ela, visto que eu já havia participado de workshops e realizado alguns acessos venosos, inclusive na semana passada. Bom, após isso, fui acompanhar as internas, que inclusive foi um rodízio novo no dia de hoje, então foi muito bom poder conhecê-las, e sinceramente, me identifiquei muito com elas, pude aprender bastante e fizeram com que eu me sentisse confortável estando no local. Fiquei surpresa positivamente com a nova dupla, pois a anterior era extremamente boa... discutimos os casos e ao final da manhã escutamos a aulinha da doutora paras as acadêmicas do internato sobre HAS, e eu gostei bastante pois muitas das coisas que eu sabia por cima, agora fazem sentido porque de fato tem uma linha cronológica para que ocorra esse tratamento, assim como as mediações e exames.
Realizamos também, a APA no dia de de hoje, sintetizando como anda sendo o semestre até então... estávamos somente eu e a Ana Carollina na unidade, mas avisamos nossos colegas de que sim ocorreria a APA hoje conforme o calendário, então Sandy e Victor foram até o local para assinar o documento. Agora, só para finalizar a questão da APA, vou comentar um pouco de meu sementimento em relação à Unidade Enseada de Brito até então: eu ando gostando muito de estar no local, sinto que aprendo cada dia mais e sinceramente, tenho vontade de ir ao local para aprender. A demanda é bem diferente daquela em que eu estava acostumada dentro do Frei Damião, onde eram pré-natais e puericulturas, agora, atendemos uma demanda mais idosa e está sendo muito enriquecedor, pois não é uma área na qual chegamos ainda na faculdade e comentar sobre as comorbidades e os protocolos para essa faixa etária está me auxiliando muito no pensamento clínico.
Obrigada pela oportunidade!
SEMANA IX - atividade cancelada
16.04.24
Não tivemos UBS no dia de hoje, pois as estradas da BR estão trancadas por causa do mal tempo nestes dias.
SEMANA X - 23.04.2024 - D1 PMSUS
SEMANA XI - 30.04.2024 - faltei
SEMANA XII
07..05.24
A UBS de hoje foi muito legal, escolhi acompanhar a enfermeira, coisa que fazia muito tempo que não realizava e agora de fato vi que prestando atenção no que os internos faziam, estou com uma certa facilidade em utilizar o GMUS, portanto, consegui adiantar muitas das coisas no sistema, adicionando informações no SISCAN e bases de dados de maneira geral (por causa da trica de aparelho dos diabéticos da UBS).
Fiquei muito contente de poder ter feito consultas bem completinhas, apliquei medicação e a moça elogiou que eu tinha mão leve, assim como atendi crianças bem doentinhas e a mãe elogiou minha consulta... esses são momentos que eu percebo que de fato escolhi a profissão correta para meu futuro, pois fico muito contente em poder proporcionar um atendimento leve e proveitoso para essas pessoas.
Conheci também a nova enfermeira, pois a Alexandra saiu, ela não se mostrou muito solícita em nos ensinar (comentou em não gostar de ter estudantes juntos dela) mas de toda forma ela foi super simpática. A equipe de forma geral é muito querida e a demanda do dia foi muito alta, até porque começou a campanha de vacinação para a gripe - aliás isso é algo que talvez eu consiga ficar na semana que vem, quero muito acompanhar a enfermeira na vacinação pois ainda não a conheço de fato e tenho uma certa facilidade em aplicar vacina, então seria mais um momento de aprendizado com uma possível técnica diferente...
SEMANA XIII
14.05.24
A UBS hoje foi muito legal porque aprendi muito com as internas e infelizmente foi a última semana delas por aqui... essa foi uma dupla que eu me identifiquei muito também, me explicavam o conteúdo de maneira leve e ficava muito contente de poder contribuir com elas também pois elas não conheciam o GMUS. Atendi depois de muito tempo crianças, todas com sintomas respiratórios, típicos da estação, principalmente pela brusca diferença de temperatura que tivemos durante essa última semana. Gostei muito da forma em que as meninas explicaram para a mãe o cuidado com o filho doente, pois de certa forma ela se mostrava extremamente protetora, querendo, com apenas 2 dias de sintomas, sair dali com antibióticos e as meninas responderam que era importante que a criança criasse sim uma memória imunológica para futuras infecções. Apesar de eu já ter aprendido na faculdade, achei muito bacana isso ser explicado para a mãe, pois de fato ela compreendeu que neste primeiro momento, talvez não fosse a conduta correta para seu filho.
Ao final da manhã, a doutora nos deu uma aulinha e fiquei muito contente dela ter me elogiado hoje, pois eu participei bastante e respondi as confutas corretas para as perguntas que ela nos fazia, confesso que sim tive uma certa facilidade, pois muitas das perguntas do dia de hoje foram sobre o sistema cardíaco, e eu estou na Liga de Cardiologia, então me senti confiante. Fiquei me sentindo muito feliz pois ao final de tudo a doutora olhou para mim e me parabenizou e comentou ainda para o grupo para que se tivessem alguma dúvida, poderia sempre recorrer a mim pois com certeza eu poderia ajudar de alguma forma e ainda frisou para que eu disponibilizasse meus resumos - com esses elogios, me senti muito lisonjeada no dia de hoje e isso faz com que eu me sinta mais segura nas consultas.
Dias como hoje, fazem com que eu me sinta muito capaz e ter mais certeza de que escolhi a profissão correta.
SEMANA XIV
21.05.24
A manhã de hoje foi extremamente tranquila, a UBS se encontrava bem vazia com pouquíssima demanda. Até o cachorrinho fez companhia pra gente lá dentro...
A parte mais triste do dia de hoje foi ter descoberto que a dra Edilaine foi embora da UBS, ela com certeza foi uma profissional que agregou muito em minha aprendizagem, principalmente pelo pensamento crítico durante uma consulta. Agora o novo doutor não recebe internos, então é menos um lugar para ficarmos na UBS durante os atendimentos e fiquei um tanto quanto desanimada quando ele não se mostrou muito solícito para acompanharmos, mas tudo bem, acredito que iremos conquistando a confiança durante o tempo.
Hoje fiz amizade com a enfermeira da vacina, a Adriana, uma querida que realizou a vacina da gripe em mim e eu gostei muito pois ela foi me explicando todas as etapas, desde o acesso no GMUS, até o manejo da vacina, falando a temperatura, como se usa o freezer, e até uma dica para fazer o paciente não sentir tanta dor ao ser aplicada a vacina, relaxando o músculo. Nunca tinha conversado de fato com ela, somente bom dia na cozinha e coisas simples assim, então hoje fiquei muito contente de ter conseguido conversar com ela e de ter aprendido tanto também.
A UBS de fato anda um pouco conturbada pois muitos dos funcionários foram embora, por exemplo, a enfermeira da triagem há um mês é trocada a cada semana, então a Magda acaba ficando responsável de tudo... mas estamos tentando deixar a manhã mais leve, nos dividindo e nos oferecendo para auxiliar no que for preciso. De todo modo, foi uma manhã proveitosa, mas me frustrou pois foi o dia que eu fiquei umas 2 horas sentada sem fazer nada pois de fato não tinha atendimentos para hoje, então aproveitamos o dia para aprender um pouco um com o outro, além de que fiquei feliz de finalmente ter conseguido realizar minha vacina da gripe.
SEMANA XV
28.05.24
Na UBS de hoje, a demanda novamente estava bem baixa, e acompanhamos portanto a nossa preceptora Magda em seus atendimentos, assim como realizamos a tividade esperada para o dia de hoje na programação: uma puericultura. O neném de hoje tinha 2 meses e era muito fofo! Colaborou muito durante o atendimento e quase nem chorou... uma criança extremamente simpática, que nos permitiu realizar toso os reflexos esperados para a idade e conversa certinho sobre sua rotina com a mãe. Foi muito engraçado no momento em que tiramos a fraldinha ele fez um xixizão e molhou o chão todo, sorte a nossa que não nos acertou, mas tudo bem, pois coisas assim acontecem.
Aproveitamos hoje para fazer a APA, visto que o semestre está no final e na semana que vem não teremos UBS pois terá uma atividade para PMSUS, uma Roda de Conversa com profissionais e mães falando do cuidado com as crianças. O semestre de fato está acabando e em outro momento estaria muito triste por não ter os internos, pois, assim eram mais salas onde poderiamos acompanhar e aprender, agora, passamos boa parte da manhã conversando com a equipe pois a demanda está muito baixa. Espero que na volta das férias a gente consiga se organizar melhor, como marcar mais consultas para a enfermeira, para que possamos nos dividir nos atendimentos.
Como ficamos muito tempo sem fazer nada, o tempo demorou bastante para passar nesta manhã, mas conseguimos realizar os relatórios com a nossa preceptora e a Magda nos convidou para o mutirão de preventivos que terá dia 08/06, espero que consiga companhia pois com certeza será muito proveitoso, sinto falta de realizar esses procedimentos, pois na unidade do Frei realizávamos praticamente toda semana, e neste ano, não fiz nenhum ainda...
SEMANA XVI
04.06.24
Hoje, não tivemos UBS por uma atividade da unidade curricular de PMSUS no lugar... Roda de Conversa sobre Síndrome de Prade-Willi na Unisul!