Nas águas cristalinas ao largo da costa de Lagos, no Algarve, erguem-se majestosas formações rochosas conhecidas como Ponta da Piedade. Diz-se que essas falésias escondem uma antiga lenda que remonta aos tempos dos piratas e dos navegadores.
Conta-se que há muitos séculos atrás, um destemido capitão pirata chamado Barba-Ruiva navegava pelos mares do Algarve em busca de tesouros e glória. Conhecido por sua crueldade e astúcia, Barba-Ruiva espalhou o terror entre os marinheiros que se aventuravam pelas águas do sul de Portugal.
Um dia, durante uma tempestade feroz, o navio de Barba-Ruiva foi lançado contra as falésias da Ponta da Piedade, e ele e sua tripulação foram tragados pelas águas revoltas do oceano. Diz-se que os espíritos dos piratas perecidos ainda assombram as cavernas e grutas escondidas nas falésias, guardando os tesouros que saquearam ao longo dos anos.
No entanto, a lenda também conta que, em noites de lua cheia, quando as marés estão baixas e o céu está claro, os espíritos dos piratas emergem das profundezas do mar para dançar e cantar nas praias desertas ao redor da Ponta da Piedade. Diz-se que aqueles que testemunham esse espetáculo sobrenatural são abençoados com sorte e fortuna para o resto de suas vidas.
Assim, a Ponta da Piedade continua a atrair aventureiros e curiosos, que buscam desvendar os mistérios e segredos que se escondem entre suas rochas e cavernas.