O Cerro da Cabeça, onde se conhece a existência de grutas, é, para além de um excelente miradouro natural, um lugar de interesse para os amantes da espeleologia.
Cerro da Cabeça
Na Serra de Monte Figo, conjunto de pequenas colinas sobranceiras ao litoral surge o Cerro da Cabeça (250m). O seu interesse não é tanto devido à sua altitude mas sim por neste cerro (um verdadeiro geomonumento) se encontrar o mais espectacular megalapiás do Algarve, associado a uma flora variada que constitui grande beleza paisagística. Tem ainda a curiosidade de ser perfurado por numerosas grutas, apenas acessíveis a espeleólogos. Subindo a escadaria que dá acesso ao miradouro na vertente sul, terá uma vista panorâmica do litoral algarvio, desde V. R. S. António para além de Faro. Já no marco geodésico deslumbre-se com as vistas do Cerro de S. Miguel a oeste, as ilhas da ria Formosa a sul, a planície litoral que se estende até Espanha a este.
No caminho de terra que liga à escadaria encontra-se uma estrutura de ferro e betão numa tentativa de abertura ao turismo da Gruta da Senhora, que acabou por resultar na sua destruição.
9.02.2014
Moncarapacho, Portugal
Caminho muito difícil, isto porque escolhi o rumo em linha recta, eu até vi os trilhos mas quando eles se transformaram em dois logo a seguir ao miradouro eu desconfiei deles, e em linha recta sempre se tem a certeza de lá chegar.
Para o regresso para o parque de estacionamento foi o bonito, porque não anotei as cordenadas do mesmo e não o tinha em linha de vista, depois de andar um pouco perdido no rumo, orientando-me só pelo sol, eis que descubro um trilho e com umas marcas engraçadas, a partir daqui foi fácil chegar ao parque, e penso eu, o trabalho que eu tive a chegar lá, tendo ali a vista de todos um caminho tão fácil, mas foram cerca de três horas bem passadas.Começo a gostar deste jogo, acho que já estou a ficar viciado no mesmo, isto porque a vitoria só sabe a vitória, quando a luta é difícil.
Foi feita troca de brinquedos.