As hortas conheceram nos anos 40-50 do século passado o apogeu do seu contributo para a actividade económica da região. O cultivo de regadio nos campos planos e arenosos à volta de Olhão eram agradavelmente compensadores.
As noras funcionavam de dia e noite e nas hortas com mais terrenos haviam várias espalhadas aumentando o terreno de regadio. Noutros casos, em noras de nascentes de grande caudal, adoptava-se colocar dois ou três engenhos na mesma nora, duplicando ou triplicando a água disponível e os hectares de regadio. Interessante ver como os garotos viviam o seu dia a dia junto e acompanhando os trabalhos da horta, brincando e simultaneamente participando nesses trabalhos com tal alegria contagiante que, dava ao ambiente dos duros trabalhos de sol a sol uma harmonia saudável e fraterna entre o homem a terra e os animais.
13.02.2014
Olhão
Não foi fácil porque no local há sinais que parecem pistas mas não são, e cuidado porque levam até um poço (Nora) que não tem protecção, mas depois de andar ali ás voltas parei para pensar na pista, levanto a cabeça olho em frente, caminho 4 ou 5 passos e em cheio na muche.