Após um processo de candidatura, o nosso agrupamento recebeu o certificado de Acreditação Erasmus no domínio do Ensino Escolar, válido até dezembro de 2027.
O Agrupamento fez parte dos primeiros 50 Agrupamentos de Escolas a nível nacional a obter a Acreditação Erasmus.
No setor do ensino escolar, o Programa Erasmus+ Educação e Formação visa contribuir para melhorar a qualidade da educação e reforçar a sua dimensão europeia, desde a educação pré-escolar ao ensino secundário. O Programa visa também fortalecer as instituições que oferecem estes níveis de ensino, contribuindo para melhorar o nível de competências dos intervenientes e agentes da atividade educativa. Os objetivos deste programa focam-se, mais concretamente, na promoção da mobilidade individual e de grupo para fins de aprendizagem, assim como a cooperação, a qualidade, a inclusão e equidade, a excelência, a criatividade e a inovação a nível das organizações e políticas no domínio do ensino escolar.
Esta acreditação trará oportunidades valiosíssimas à realização de projetos de mobilidade por parte da comunidade escolar diretamente implicada no ensino escolar (excluindo o ensino profissional, que são candidaturas diferentes), desde o corpo docente e não docente (incluindo técnicos especializados) aos discentes que frequentam o agrupamento, da educação pré-escolar ao ensino secundário. Pretende-se que todos possam beneficiar dos projetos a desenvolver, quer pela participação direta nas mobilidades, quer através de formas de integração das atividades de mobilidade na organização do trabalho habitual do agrupamento.
Todas as atividades a desenvolver deverão nortear-se pelos objetivos definidos na candidatura e posteriormente aperfeiçoados com propostas da agência nacional.
Estes objetivos, tal como toda a documentação e multimédia de apoio, bem como links para páginas essenciais, passarão a estar disponíveis para consulta num separador na página da escola.
O Programa Erasmus+ é uma das histórias de sucesso mais notáveis da União Europeia. Baseia-se nas realizações de mais de 30 anos de programas europeus nos domínios da educação, da formação, da juventude e do desporto, abrangendo tanto uma dimensão intraeuropeia como uma dimensão assente em parcerias internacionais.
Especialmente por este motivo e por sabermos como será enriquecedor para o nosso agrupamento, manifestamos o nosso entusiasmo e orgulho em passar a pertencer a esta grande família europeia!
As candidaturas são feitas num formulário digital cujo link é enviado para cada Equipa do Teams do grupo-alvo pelo DT.
As condições de participação e critérios de seriação estão no formulário.
As candidaturas decorrem até dia 10 de outubro de 2024.
As candidaturas são feitas num formulário digital cujo link é enviado para cada Equipa do Teams do grupo-alvo pelo DT.
As condições de participação e critérios de seriação estão no formulário.
As candidaturas decorrem até dia 10 de outubro de 2024.
Projetos Internacionais Erasmus+
Os projetos internacionais Erasmus+ são projetos financiados pela UE e pelo Ministério da Educação Portuguesa, aprovados pela Agência Internacional e pela Agência Nacional dos Programas de Aprendizagem ao Longo da Vida (PROALV). Estes projetos desenvolvem-se em Parcerias Estratégicas entre Escolas ou entidades públicas, oriundas de países da UE ou de países aprovados pela UE. Os projetos internacionais Erasmus+ KA2 (Key Action) visam a “Cooperação para a Inovação e Partilha de Boas Práticas” e, no caso do AEVL envolvem alunos e professores desde o Pré-escolar ao Ensino Secundário.
Nos últimos anos foram desenvolvidos 11 (onze) projetos Erasmus essencialmente focados nos ciclos iniciais e os últimos com o envolvimento do Pré-escolar.
Foram projetos que exploraram diferentes temáticas das quais destacamos:
a sustentabilidade e defesa do meio ambiente com a promoção de aprendizagens ativas e ao ar livre;
projetos na área das STEAM com a introdução da robótica educativa no 1º CEB – (participação no INCODe 2030 com a presença do ministro da educação, vencedores do Premio Nacional eTwinning e participação em várias conferencias nacionais e internacionais.)
Aprendizagem ao ar livre e através dos jogos
As Múltiplas inteligências de Gardner
A Música e a aprendizagem da Matemática, Ciências, Linguas e Tecnologias
Teaching Maths Through Games Using Multiple Intelligences
We are a sustainable community. Creating scientist groups to share sustainable practices.
Apprentissage et différenciation par le jeu
MUSIC IS... LIFE LONG LEARNING
https://earthstorieserasmusplus.blogspot.com/
COORDENADORES do PROJETO: Clean Environment Green World