Exposição “CORES E DORES DA ILHA DE FIDEL” de Luis Fernando Barp

Inferno ou paraíso?

Cuba sempre esteve no imaginário das pessoas, despertando a curiosidade sobre seu povo, seu modo de vida, sua revolução.

Nem inferno, nem paraíso!

A pequena ilha, apenas escolheu um modo de vida diferente, segundo suas próprias convicções.

Os idosos idolatram Fidel, a quem chamam carinhosamente de “El Comandante”, como se fosse um pai, um protetor. Os jovens, embora sonhem com uma Cuba mais moderna, hoje conectada ao mundo pelas redes de wi-fi disponíveis nas praças e espaços públicos, ainda carregam, convictos, os ideais de Fidel.

Segurança, educação e saúde gratuitas, são itens a que todo o cubano tem acesso e aos quais muitos países, inclusive o nosso, não possui.

"Cores e Dores da Ilha de Fidel" retrata o cotidiano colorido, musical e alegre do povo cubano, mas também a sua dor, o lado sombrio, carente de alguns bens materiais, devido ao cruel embargo econômico imposto à ilha pelos americanos.

Mas, se tivesse que definir em uma só palavra o povo cubano, essa palavra seria SOLIDARIEDADE, pois essa é a tônica do povo cubano!

Nessa pequena ilha, que um dia ousou desafiar a maior potência mundial, vive um povo amoroso que, mesmo frente à adversidade, formou uma teia de ajuda mútua, e está sempre pronto a estender a mão ao próximo!

Material fotográfico coletado em viagem à ilha de Cuba entre abril/maio 2017.

A escolha do tema “Cores e Dores da Ilha de Fidel” tem o objetivo de retratar cenas do cotidiano dos habitantes da ilha de Cuba.

As imagens foram registradas nas cidade de Havana, Cienfuegos, Santa Clara, Trinidad e Playa Cayo Santa Maria.

Luis Fernando Barp


Graduado em Administração de Empresas e Análise de Sistemas pela FSG.Sua primeira visita a Cuba deu-se em 1990 retornando à ilha em 2017. Na fotografia, ministra cursos de edição e tratamento de imagens.É membro do Clube do Fotografo de Caxias do Sul desde 2009 sendo integrante da sua diretoria desde 2012. Atualmente ocupa o cargo de Diretor de Fotografia.Participou de vários concursos de fotografia nacionais e internacionais bem como de várias edições da Bienal Brasileira de Arte Fotográfica organizadas pela Confederação Brasileira de Fotografia (CONFOTO), onde teve vários de seus trabalhos selecionados para participar das respectivas exposições fotográficas organizadas por esta entidade. Participou de várias exposições coletivas organizadas pelo Clube do Fotografo de Caxias do Sul. Possui fotos premiadas no Concurso Nacional Leica organizado pela Revista Fotografe Melhor e no Concurso Worldwide Photo Walk organizado anualmente pelo fotógrafo americano Scott Kelby.
Telefone: (54) 98119.1410Email: barpluisfernando@gmail.comluis.barp@terra.com.br