Exposição “Grafite arte de rua” de João Daniel Bueno

A arte do grafite é uma forma de manifestação artística em espaços públicos. Existem relatos e vestígios desde o império romano. Seu aparecimento na idade contemporânea se deu na década de 1970, em Nova Iorque nos estados unidos. Alguns jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade e, algum tempo depois, essas marcas evoluíram com técnicas e desenhos. Assim, a arte nesse momento, passa a ser não somente vista dentro dos museus ou dos centros culturais, mas, sobretudo, nas paredes das ruas, nos túneis e nos prédios.

Com efeito, o grafite é definido mais que uma linguagem artística, torna-se assim, um importante instrumento de protesto e de transgressão dos valores estabelecidos, em outras palavras, nasce uma nova forma de ocupação do espaço urbano e da percepção artística.

O grafite foi introduzido no brasil no final da década de 1970, primeiramente em são paulo. Os grafiteiros se aproveitaram do espaço público a fim de transmitirem mensagem de cunho político, social, cultural, humanitário e, sobretudo, artístico. Os artistas daqui, depois de um tempo, começaram a incrementar a arte e hoje o grafite brasileiro é reconhecido como um dos melhores do mundo.

Objetivo da obra: é mostrar o grafite de forma mais artística e não de uma forma urbana onde se vê normalmente, mas trazer o grafite para um ambiente onde as pessoas possam olhar, comentar, criticar, debater sobre o grafite de uma forma mais artística.

As fotografias que venho mostrar são grafites que estão ou estavam nos muro, praças, casas abandonadas e estacionamentos. Essas fotos foram feitas entre os anos de 2010 a julho de 2020.

João Daniel Bueno

Me chamo João Daniel Bueno, tenho 40 anos e trabalho com fotografia a 10 anos. Neste período, me vislumbrei pela arte com o grafite e com a possibilidade de levar este tipo de foto para outros ambientes, como expor em parques e ao ar livre.
Telefone: (54) 9 8142.6956Email: buenojoaodanielbueno@gmail.com Instagram: @dany12photo