Exposição “Registro do Ato - Haicais Fotográficos” de Gabriela Cunha

Na exposição “Registro do Ato - Haicais Fotográficos” a artista Gabriela Cunha apresenta seu processo de criação utilizando a fotografia analógica e a poesia haicai. Em sua pesquisa como artista, dedica-se à investigação do instante e da narrativa fotográfica vinculada a uma fotografia sensorial. Logo, sua fotografia se desdobra a experimentar outros sentidos corporais que não o olhar, onde o momento presente e o instante se mostram importantes mecanismos para a percepção e a imaginação.

Os Haicais Fotográficos de Gabriela são concebidos através da fusão de duas linguagens artísticas: a fotografia e a poesia, mais precisamente o haicai que é um poema curto composto por três frases poéticas, e se origina na atenção e na percepção do momento presente durante peregrinações. Seus Haicais Fotográficos são desenvolvidos durante percursos realizados em viagens e locais desconhecidos, percebendo e se colocando como observadora de instantes inesperados.

Desta forma, sua fotografia analógica desenvolve a possibilidade de um olhar atento no contemporâneo, onde as imagens se tornaram banalizadas e, consequentemente entender a dinâmica do mundo atual e suas influências na percepção. Sendo assim, cria uma narrativa com três fotografias que refletem o ato de ser uma estrangeira em locais ainda inexplorados, conhecendo o desconhecido no exato momento do encontro e se comunicando com o espanto de percebê-los pela primeira vez.

Gabriela Cunha

Gabriela Cunha, 22 anos.Nascida em Pelotas/RS, cursa Artes Visuais - Licenciatura na Universidade Federal de Pelotas. Apresenta interesse na fotografia analógica, poesia e pintura aquarelada, com enfoque no instante fotográfico e na criação de narrativas visuais e poéticas. Desde 2016 desenvolve relações entre imagem e palavra com a sua marca Registro do Ato. Foi coautora, fotógrafa e curadora do projeto RUMO - Exposição Itinerante de Fotografia Analógica (2019) contemplado no Edital de Apoio a Eventos da Secretaria Municipal de Cultura de Pelotas/RS. Realizou sua primeira exposição individual “Registro do Ato”(2020), contemplada no edital Ocupação Sala de Exposição da Secretaria Municipal de Cultura de Pelotas/RS. Atualmente é bolsista no Programa de Educação Tutorial (PET) Artes Visuais vinculado à UFPel, participando das atividades do grupo e principalmente na criação de vídeos educativos de aquarela e na equipe editorial da revista Peteleco.
Email: lcunhagabriela.arte@gmail.comInstagram: @lcunhagabrielaSite: registrodoato.tumblr.com