ATIVIDADES E CONTEÚDOS

Conservação e Restauro da Fotografia com Chanaísa Melo – MusCap

As imagens fotográficas são representações visuais nas quais se podem flagrar fragmentos do passado, as mesmas apontam para as transformações do cotidiano e para as situações que foram esquecidas pela memória, oportunizando a reconstrução dos acontecimentos históricos experienciados por distintos grupos. Com isso, ressalta-se a relevância das ações de preservação desse suporte de memória , através dos procedimentos de conservação que vão desde a higienização até a guarda em local adequado.- por Chanaísa Melo

Chanaísa Melo: Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas. Licenciada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande e Tecnóloga em Conservação e Restauro pelo Centro Universitário da Serra Gaúcha.
MusCap: O Museu dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul (MusCap) teve início em 1980 por iniciativa de quatro estudantes de Teologia, entre eles Celso Bordignon (atual diretor). Os estudantes tinham como objetivo de organizar um museu que preservasse os acervos da Província, até então em porões, sótãos, sacristias e bibliotecas desativadas, principalmente após a onda de reformas e revitalizações dos espaços sacros resultantes das propostas do Concílio do Vaticano II. “Quando se monta um museu, é porque a memória já está se perdendo” - Frei Celso Bordignon recordando fala de Frei Rovílio Costa.
Em 1993, o Museu dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul foi aprovado, tendo seu nome reduzido da derivação original. Ficou decidido, então, que o Museu teria como sede parte da edificação que abrigou a Editora São Miguel, no bairro Rio Branco, em Caxias do Sul – RS. Dois anos mais tarde, entre 1997 e 1998, iniciaram as reformas da edificação e em 06 de dezembro de 2000, o MusCap foi aberto ao público com o objetivo de preservar e divulgar a memória dos Freis Capuchinhos do RS. Atualmente o MusCap possui profissionais com formação específica em diversas áreas de atuação, como história, museologia e conservação e restauro. Regularmente oferece cursos voltados para história, arte, patrimônio e conservação/restauro, direcionado para profissionais, alunos e interessados no assunto.
Conheça mais sobre o MusCap no site: capuchinhos.org.br/muscap

“Lightpainting” com Maurício Concatto

Maurício Concatto é Fotógrafo desde 2006. Formado no Curso Superior de Fotografia pela UCS (2011) possui trabalhos nas diversas áreas da fotografia tendo em seu portfolio produções de moda, casamentos, books, fotojornalismo, registros de esportes, política e participação em diversos projetos culturais envolvendo em sua maioria dança e música tendo sido também fotógrafo da Casa da Cultura. Desde o princípio desenvolve um projeto autoral artístico baseado na técnica fotográfica Lightpainting (pintando com luz).
Em 2008 apresentou "30 Segundos de Luz" em formato de instalação interativa onde o público visitava a exposição em um ambiente totalmente escuro com a ajuda de lanternas para iluminar as obras. Esta Exposição foi apresentada no Centro de Cultura Ordovás, em Caxias do Sul, em Salvador - BA - na galeria Pierre Verger e também em São Paulo - SP - no Memorial da América Latina onde recebeu o terceiro lugar do Prêmio nacional Sergio Motta - Festival Conexões Tecnológicas.
Atualmente, neste período de quarentena e isolamento social, tem aproveitado a escassez de trabalhos para, além de curtir o tempo com seu filho, criar uma nova exposição que será lançada em breve no seu perfil de Instagram e demais redes sociais. Contemplado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC Digital RS) será intitulada "Tempo para Olhar de Novo".
Para conhecer mais do trabalho do Fotógrafo acesse @lightpaintingconcatto

Fundos de fotógrafos do Arquivo Municipal com Mário Tomazoni


Desenvolvido pelo Arquivo Histórico Municipal João Spadari – Secretaria Municipal da Cultura
Para celebrar a 13ª Semana da Fotografia, o Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami mostra um pouco do seu acervo de fotografias. Destacando os fundos documentais de fotógrafos que atuaram na região, o vídeo apresentado pelo Coordenador Mário Tomazoni aborda os fundos de fotógrafos que fazem parte do acervo de Arquivos Privados da instituição. Com destaque para: Fundo Studio Geremia, Fundo Calegari, Fundo Domingos Mancuso e Fundo Mauro De Blanco.
Este material documental, juntamente com as entrevistas realizadas pelo Banco de Memória Oral do Arquivo Histórico Municipal, foram a matéria prima para a realização da publicação O INSTANTE E O TEMPO: a fotografia em Caxias do Sul, 1885-1960, em 2016.
Para conhecer um pouco mais assista ao vídeo.
Mário Alberto Tomazoni é Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Graduado em História pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Com pesquisa nas áreas de história da fotografia e história de Caxias do Sul. Atualmente coordena o Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami.

Festival Arte Foto 2020

De 15 a 18 de agosto, o Festival Arte Foto em uma edição online (excepcionalmente), apresenta protagonistas femininas com a temática “As Mulheres e as Imagens”.
A edição de 2020 traz, então, reflexões sobre produções artísticas em artes visuais, registradas nas diferentes práticas contemporâneas, como fotografia, arte, linguagem e educação. A cultura visual busca referências no cotidiano e inspira ideias que servem para olharmos com mais poesia para nosso mundo.
Os encontros serão online e ao vivo, que serão salvos e disponíveis posteriormente.
Interessados podem acessar através do link: https://bit.ly/festival-arte-foto-caxias

Documentário “De dentro, de casa” de Carine Panigaz e Filipe Mello


"A fonte do sentimento é a vida na corda bamba, equilibrando-se entre a prosperidade e a morte."António Damásio, 2018.
Dois mil e vinte será um ano que ficará marcado na história mundial devido a pandemia causada pelo vírus COVID-19 que assolou o mundo e até a data de lançamento deste filme, já matou mais de quatrocentas mil pessoas no mundo todo. Ainda não sabemos como será o mundo quando a cura do vírus chegar, nem tampouco se efetivamente haverá alguma mudança. O que podemos ver com clareza é que a vida humana está interligada através de uma grande cadeia, onde, a ação de um indivíduo, em maior ou menor escala refletirá em outros indivíduos.
Se por um lado o momento não permite o contato físico entre as pessoas, por outro lado, a conectividade do mundo virtual nos mantém ilusoriamente juntos. O WhatsApp atualmente conta com mais de 2 bilhões de usuários ao redor do mundo, e foi através dele que as imagens deste filme chegaram até nós. Elas foram captadas pelos próprios atores, mediante a um guião de referência enviado previamente. Também foram captadas através de sites da internet imagens de webcam de lugares turisticamente movimentados e que devido a pandemia estavam praticamente vazios.
___________

Carine Panigaz






Carine Panigaz é curiosa por natureza e artista plástica por formação. Atualmente é mestranda no campo da sociologia e dos estudos de gênero. Este filme é fruto da disciplina de Documentário e foi realizado durante o isolamento social causado pela pandemia COVID-19. Até a data de hoje 28/07/2020, mais de 654 mil pessoas ao redor do mundo faleceram vítimas do vírus.
___________

Filipe Mello






Filipe Traslatti de Mello é diretor e editor audiovisual. Movido pela paixão em viajar e descobrir novas culturas, ele já realizou projetos em 12 países espalhados pelos 5 continentes e se destaca pela sua adaptabilidade e capacidade criativa.
Créditos do filme:
______________Créditos:Realização: Carine Panigaz e Filipe MelloEdição: Filipe Traslatti de MelloTrilha Sonora: Grasiela MullerImagens Webcam: Skylines Webcam______________Créditos por ordem alfabética:Alessandro LucciettoAmanda SantanaAmelie PanigazBárbara PachecoBia QuadrosCamila RomeroCarine PanigazDiego CasagrandeDouglas TrancosoEnzo CasagrandeFilipe Traslatti de MelloFranziska DickmannGilmar BarcarolGiovana MazzochiGrasiela MullerIsadora MedellaJayme ReisJocelito CarvalhoJuliana PiazzaJuliana e Yves CerrutiKarine E David NicolasMaria do Horto CoelhoMarlene Piazza RossiMona CarvalhoNatalia AngelettiRita Marcon PanigazRei Annunciação Sandro MartinsThais Piazza RossiUlysses PanteValda Traslatti de MelloZica Stockmans

“A fotografia no cinema” com Gilmar Marcílio e Lucca Westphal – Sala de Cinema Ulysses Geremia


A equipe da Sala de Cinema Ulysses Geremia do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho criaram um conteúdo específico sobre fotografia no cinema, abordando diversas curiosidades como o que é fotografia no cinema, as parcerias entre diretores e cinematografistas, falando também sobre a otografia no cinema e fotografia still, a evolução histórica da fotografia no cinema e demais assuntos.

Confira:

Editais

A 13a. Semana da Fotografia de Caxias do Sul reuniu alguns editais com inscrições abertas para fotógrafos interessados:

REGULAMENTO - XXXI Bienal de Arte Fotográfica Brasileira Preto e Branco

Inscrições até o dia 30 de setembro de 2020.
Regulamento e Informações: http://www.confoto.art.br/

XXIV SALÃO NACIONAL DE ARTE FOTOGRÁFICA FOTO CLUBE DE LONDRINA - 2020

Inscrições até dia 31 de outubro de 2020.
Regulamento e Informações: https://www.fotoclubelondrina.art.br/

4º Photo Nature Internacional 2020

Inscrições até o dia 15 de setembro de 2020.
Regulamento e Informações: http://photonature.ajac.org.br/


Leituras

Revista Sala de Fotografia

Uma publicação repleta de conteúdos relativos à fotografia. A Revista Sala de Fotografia traz textos com reflexões pertinentes sobre as imagens – não só sobre a sua produção, mas a sua leitura e seus significados no contexto atual. A revista, uma publicação online e gratuita, pode ser acessada clicando nas capas abaixo. Uma nova edição esta disponível todo o semestre, nas datas próximas aos solstícios.
As reportagens da revista são diversificadas. Estão presentes textos sobre análises de festivais de fotografia que a escola participou neste ano. A ideia é trazer este conhecimento para o público que não conseguiu estar lá para ver. Os textos, mais do que apenas descrever o que ocorreu nestes eventos, trazem espaços opinativos, nos quais ficam claros os pontos de vista da publicação, e que também fazem conexões com outros conteúdos. O objetivo destes espaços é ir além da mera informação, se aprofundando nos temas e produzindo uma análise reflexiva e conhecimento de qualidade e que seja útil para os leitores, não apenas na sua profissão, mas também a respeito de sua visão de mundo. Também há textos de análise sobre filmes e exposições, e outros assuntos do mundo da arte e da atualidade.
A Revista traz ainda muitas fotografias contemporâneas para ilustrar suas páginas e inspirar os leitores.A publicação é uma iniciativa da Sala de Fotografia, e conta com o aval da mestre em educação Liliane Giordano e da jornalista Sabrina Didoné. A primeira edição foi lançada em dezembro de 2016, e já teve mais de 1800 acessos na sua plataforma online.
Para ler as publicações acesse: https://www.saladefotografia.com/revista-sala-de-fotografia
No dia 22 de agosto, sábado, às 17h, pelo canal do Youtube da Sala de Fotografia, acontecerá o lançamento da Revista Sala de Fotografia número 8, com a participação de Liliane Giordano, Sabrina Didoné e o convidado especial, Milton Guran.
A programação das lives você encontra na aba “Ao Vivo”.

Diversidades