Deficiência intelectual?

    Durante a pesquisa para o Seminário Virtual, me chamou a atenção um artigo escrito por Gil Pena, no blog disdeficiência: “A deficiência intelectual em indivíduos com síndrome de Down é consequência da privação cultural, não uma determinação genética”.

    Em linhas gerais, defende a idéia de que o desenvolvimento intelectual da criança com SD é aquém do das crianças sem SD, por causa da falta de estímulos.

    A análise discorre sobre três evidências, segundo o autor:

    Esse texto apresenta uma visão bastante desafiadora, especialmente, para nós, professores; já que a educação com significado é um direito de todos os alunos! O que, infelizmente, nem sempre acontece nas escolas!

    Para que possam de fato aprender, contudo, necessitamos mudar nossa atitude em relação a essas pessoas. Mudar de atitude significa reconhecer e confiar em sua capacidade de superar as dificuldades. Significa entender que é na interação social que se origina o desenvolvimento. Temos de nos comprometer a oferecer um contexto que estimule esse desenvolvimento.

    Penso que, como nos diz o professor Antonio Borges, no texto “Conflitos do professor” (ver Anexo),

O maior desafio dos educadores na atualidade consiste em construir uma escola em que alunos com diferentes graus, níveis ou condições de aprendizagem estejam juntos frente à mesma situação de ensino. Que este grupo cresça de forma harmoniosa mesmo que de forma diferenciada e em tempos distintos. Assim é a vida: assim devem se as escolas. E nisso, consiste a grande conquista.

Suely Aymone