Caros alunos, abaixo seguem as notas (estão no aluno online. Quem tirou 101 na P1, joguei 1 ponto p P2):
https://docs.google.com/spreadsheets/d/18q_LjqLzU5EVnFc7jIbE1HdAp2ywrdzt669k-2t04v8/edit?usp=sharing
Qualquer erro, escrevam para mim: marcusbrauer@gmail.com
Quem quiser falar comigo, estarei na uerj no próximo semestre terças e quintas de noite e, às vezes, no estudo bíblico da uerj (https://www.facebook.com/aeo.uerj e http://alfaeomega.org.br/site/ ) segundas 17h sala 9090 ou hall do nono ou quintas 12:30hno mesmo local.
Boas férias! Gostei da turma, desejo sucesso a todos!
__________________________________________
RAE*
0. faça o seu melhor em tudo. Seja nos estudos, seja no trabalho, seja em casa. Não importa quanto tirou na P1, não importa se estão lhe pagando bem ou mal. Se você é do tipo de tirou 10 na P1 e relaxa ou pouco se dedica na P2, corre o risco de virar aquele empregado focado apenas nos objetivos da avaliação de desempenho (atingiu? não faz mais nada.. problema da objetivação). Cuidado, geralmente a postura na faculdade será a imagem do profissional no futuro. Milagres de mudança de postura são difíceis de acontecer. Responsável geralmente é aquele que está buscando fazer o seu melhor sempre.
1. resumos (2-4 páginas) são em relação às palavras dos autores (e não as opiniões dos alunos). Identifique os principais tópicos e ideias, e faça paráfrase (escrever com suas palavras). É interpretação de texto: o que o autor quer dizer? Quais são seus principais tópicos e quais argumentos ele usa? veja na internet o que é um bom resumo.
2. análise crítica (1 - 2 páginas): aqui sim são as opiniões do alunos. Quais prós e contras do texto? é baseado em evidências ou achismo? você concorda ou discorda, por quê? Crítica não é dizer achei legal o texto e ponto. Vocês não são críticos com os professores? Com a instituição em que trabalham e estudam ? Procurem os prós e contras, mas sempre com bons argumentos. Pesquisa na internet o que é crítica, análise crítica, textos críticos, argumentação etc.
3. exemplificação (1 - 2 páginas) : quem trabalha ou estagia geralmente tem mais facilidade nesse item. Pode até inventar uma situação, mas o melhor mesmo é usar casos reais seus ou de outras organizaçõe (revistas, sites). Na exemplificação devemos fazer links da prática com a teoria. Não adianta pegar um exemplo que não tem nada a ver com a teoria, só por que trata do mesmo tema.
4. faça esses trabalhos para aprender e aplicar, não apenas para tirar a nota para passar. Não importa se você é de Adm ou não, você terá que se administrar e administrar outras pessoas, processos e projetos. Só os competentes terão boa empregabilidade.
Sucesso no trabalho,
Atenciosamente,
Prof. Marcus Brauer
Caros alunos, sejam bem vindos à UERJ, à FAF, e ao curso de Evolução do Pensamento Administrativo!
Essa matéria é fundamento e base do curso de Administração, assim como Introdução ao Direito é do curso de direito. O objeto de estudo do Administrador são as Organizações (empresas, órgãos do governo, ongs, igrejas, escolas de samba, faculdades etc.). Os bacharéis em Ciências Contábeis tem que entender como funcionam tais organizações, bem como saber com administrarem suas vidas e seus trabalhos.
Por isso, essa matéria exige dedicação extra (1 hora de aula = no mínimo do mínimo 1 hora de estudo, seja no metrô, barca, tablet ou celular, biblioteca, em casa etc.), pois haverá bastante leitura prévia obrigatória e leitura extra. Não fique só na leitura obrigatória, pois o seu esforço hoje ajudará o sucesso de amanhã! Leia com atenção o plano de ensino.
Leitura prévia obrigatória: gera aprendizado básico (teoria + exemplos), dúvidas e curiosidades = fundamentos para a aprendizagem sólida e posterior aplicação prática. O adulto é responsável pela sua aprendizagem. O professor, ou melhor, educador, é um facilitador desse aprendizado.
Desejo-lhe sucesso acadêmico e pessoal na UERJ!
Prof. Marcus Brauer