Primeiramente, quero dizer que respeito todas as religiões. Tenho amigos de várias religiões, e nós nos respeitamos mutuamente. Isso é amor, a base de todo relacionamento. Abaixo, seguem alguns links e livro que tentam explicar o que é cristianismo e o que é salvação. Se preferir conversar com um pastor, um padre, um rabino messiânico ou comigo mesmo, vá.. converse mesmo, corra atrás, creio que vão lhe receber com amor e paz, e vão tentar responder suas dúvidas.
Meu caso: o que posso dizer resumidamente é que eu até já tinha ouvido falar de Jesus Cristo, lido um pouco, mas a "ficha não caiu", eu continuava o mesmo. Um amigo do trabalho, cristão, me falou mais sobre o cristianismo.... na hora eu não gostei muito, mas depois refleti sobre o que foi dito, orei e minha vida começou a mudar... eu achava que não seria capaz de mudar, mas o Espírito Santo de Deus me "transformou" (essa é a expressão correta)... do egoísmo ao amor ao próximo, da postura cética para a fé etc. Foi a melhor coisa que fiz em minha vida: aceitar Jesus como meu Senhor e Salvador!
O John Stott, um dos mais respeitados teólogos, disse que leu o seguinte trecho da Bíblia (Apocalipse 3:20), Jesus disse: "Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo". Aí John Stott "fez o convite" e Jesus entrou em sua vida... e o transformou em um novo homem. Ou seja, o cristianismo e a salvação são simples, muito simples, mas é necessário "dar uma chance", ler a respeito e fazer uma oração. Se Deus existe (eu sei que existe), a oração será atendida, pois você orou com o coração sincero, querendo saber a verdade. A fé (não a razão, a lógica, a ciência) é fundamental no cristianismo. Depois da fé, vem a teologia (os estudos de Deus, de sua Palavra=Bíblia, algo mais lógico) e a prática da fé (obras, amor a Deus e aos outros/próximos).
Ore primeiro, peça a Deus sabedoria, e dê uma lida com atenção nos conteúdos abaixo sobre Salvação, para onde vou quando morrer, vida eterna etc. (na perspectiva bíblica/cristã):