239) Estoque mínimo de EPI - NR6

Equipamentos de proteção individual

PLANILHA ESTOQUE MÍNIMO DE EPI

Sugestão para controle de planilha de estoque mínimo de EPI

Os equipamentos de proteção individual são indispensáveis nas funções em que há riscos à saúde e à integridade física do trabalhador. Seu uso é obrigatório por lei e o não cumprimento pode trazer consequências para o funcionário ou para a empresa.

No entanto, problemas como a desorganização de estoque, a má escolha de fornecedores e a falta de uma equipe especializada em Segurança do Trabalho podem fazer com que os EPIs fiquem de fora das prioridades da empresa, principalmente nos canteiros de obra e nas frentes de serviço quando a empresa possui várias obras e vários engenheiros, técnicos de segurança, chefes de produção e encarregados.

Neste situações sugerimos criar um sistema on line no google drive, ou desenvolver ferramentas eletrônicas no celular que seja possível cadastrar através de uma forma de CIO - Comunicado de Início de Obras cada obra neste sistema On Line onde seja delegado os Responsáveis técnicos de fato e de direito inclusive os Lideres de Obra ou Engenheiro Residente ficar como responsável de Fato ou o Gesto de Contrato designado por carta de Preposto pelo responsável Técnico da Empresa os Responsável Legal ou Procurador a delegar

, atitudes que devem ser tomadas na falta de equipamentos de proteção individual. Acompanhe o texto!

Importância do uso de EPIs:

Os equipamentos de proteção individual são os maiores aliados da segurança do trabalhador que ocupa funções em que há riscos.

Seu uso é estudado a partir de um levantamento dos perigos de cada tarefa exercida pelo funcionário e, portanto, as indicações existem por uma razão previamente observada.

Apesar disso, nem todos dão a real importância para o uso de EPIs e se esquecem que a lei disposta por meio da Norma Regulamentadora n.º 6 (NR-6) institui a obrigatoriedade dessa prática.

O não cumprimento pode levar a multas trabalhistas e outras penalidades legais, além de aumentar as possibilidades de acidentes de trabalho.

O que fazer na falta dos EPIs ?

Ao se depararem com a situação de falta de EPIs, os gestores devem imediatamente rever as prioridades da empresa e organizar processos para dar conta de solucionar o problema rapidamente.

Dependendo da situação, será necessário solucionar a falta antes de começar a atividade.

Agora, para que isso não aconteça, confira abaixo algumas medidas.

Levantar o consumo de EPIs

O primeiro passo é levantar o consumo dos equipamentos de proteção individual por meio de uma pesquisa detalhada da quantidade mínima necessária. Além de manter esses dados atualizados, o ideal é adotar fichas de entrega de EPIs para ter um controle ainda maior acerca dos equipamentos que estão saindo para uso e se há perdas ou quebras frequentes.

Avaliar a gestão de estoque

O controle de estoque de EPIs é a peça-chave para a organização da empresa no que se refere à Segurança do Trabalho.

Em primeiro lugar, é preciso haver um estoque mínimo de acordo com os dados de consumo anteriormente levantados para suprir as necessidades de todos os funcionários, além de cobrir eventuais atrasos na compra de novos EPIs.

Fazer uma pesquisa de fornecedores:

Uma empresa bem organizada também preza por fornecedores de qualidade, que saibam orientar na hora de escolher os tipos de EPI, tenham comprometimento com prazos de entrega, uma boa variedade de marcas e modelos e, é claro, um atendimento prestativo.

Aplicar penalidades dentro da empresa:

Agora, se o problema não está no estoque e nem na escolha dos fornecedores, mas nos funcionários que se recusam a usar os equipamentos de proteção individual, o mais indicado é estabelecer penalidades dentro da empresa para que a situação seja resolvida internamente sempre que possível.

Organizar uma equipe de Segurança do Trabalho:

Por fim, também é muito importante ter uma equipe de Segurança de Trabalho para que esta e outras questões relacionadas ao bem estar do trabalhador não sejam negligenciadas.

Assim, todas as medidas poderão ser rapidamente adotadas e monitoradas por profissionais especializados.

Os equipamentos de proteção individual são de extrema importância e, por isso, a situação de falta deve ser prontamente resolvida.

A empresa deve organizar uma série de dinâmicas existentes nos setores responsáveis pelo fornecimento de EPIs para que não aconteçam complicações.

PARA SEGUIR NA PÁGINA CLIQUE NO LINK ABAIXO

WWW.NARESI.COM