194) Muros de Contenção com Pneus

Muros de Pneu

Avaliar a estabilidade de muros de pneus e são comparadas algumas soluções em termos de custos.

Estudos e definições das seções transversais com alturas que variam entre entre 1 e 10 metros

Escolha do melhor método que se adequá ao cálculo de estabilidade.

Escolhida a melhor conformação foram feitos os cálculos de estabilidade, segundo parâmetros do trabalho

    • altura do muro,
    • sobrecarga do muro,
    • inclinação do talude

Exemplo de aterro feito com muros de pneus

O uso de pneus para a construção de muros de contenção em comunidades carentes de todo o país está sendo muito difundido, existem até empresas públicas orientando moradores, a fim de que, em um sistema de mutirão, eles possam executar a obra usando a esta tecnologia.

A técnica desde que seja acompanhada por engenheiro geotécnico pode ser utilizada e ter as vantagens de economia aproveitando então o que seria lixo descartado como forma de contenção de encosta.

Os ganhos ambientais com a utilização dos pneus como matéria prima para a construção destes muros de contenção é mais barata que a construção dos muros convencionais, denominados muros de peso, feitos em geral de alvenaria ou concreto, porém não necessariamente de graça, e os locais onde os pneus estariam disponíveis na região devem ser pesquisados e o custo do transporte, por isso uma solução que se torne viável em comunidades carentes onde não exista tantos recursos disponíveis.

Vemos fotos onde podemos perceber resultados razoáveis.

Ja vimos projetos com 100 metros (m) de comprimento por 5 m de altura , foram utilizados 22 mil pneus. Outros dois muros com uso de pneus foram utilizados cerca de 5.000,00 pneus e o aspecto é estável e interessante.

Vários países tem buscado estudar a técnica com a vantagem de minimizar o impacto ambiental de descartar pneus nos lixões, rios e no meio ambiente.

Existem estudos de construção de barragem de pequeno porte em andamento, mas a técnica ainda é bem rudimentar e se não tiver um projeto e um engenheiro geotécnico para orientar nem sempre a solução surte o efeito esperado, sem a orientação técnica adequada o procedimento quase sempre virá como mera tentativa e em vários casos, os muros de pneus malfeitos sofrem rupturas ou colapsos.

Contenções utilizando pneus descartados podem ser uma solução ecologicamente correta, desde que bem feita e utilizando mecanismos que façam a estrutura ficar estável.

Aí, as pessoas que não conhecem põem a culpa na técnica, quando a culpa é da má execução e quase sempre não existe engenheiro qualificado ou até mesmo um responsável técnico.

PARA RETORNAR A PÁGINA PRINCIPAL CLIQUE NO LINK ABAIXO

WWW.NARESI.COM