Orientações para a elaboração do TCLE / RCLE



A Resolução CNS no 466/2012 define Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) como um “documento no qual é explicitado o consentimento livre e esclarecido do participante e/ou de seu responsável legal, de forma escrita, devendo conter todas as informações necessárias, em linguagem clara e objetiva, de fácil entendimento, para o mais completo esclarecimento sobre a pesquisa a qual se propõe participar”.

As principais pendências nos projetos de pesquisa analisados pelo CEP são inadequações referentes ao Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Com intuito de mitigar tais pendências, seguem algumas orientações:


Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) para estudos biomédicos

O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) é um documento com as informações necessárias em linguagem clara e objetiva, compreensível para esclarecer sobre a pesquisa na qual o(a) participante e/ou responsável legal está sendo convidado(a) a participar. Clique aqui para baixar o modelo de TCLE biomédico, que deve ser utilizado em pesquisas da área da saúde. 


Registro de Consentimento Livre e Esclarecido (RCLE) para estudos nas áreas de Ciências Humanas e Sociais e Ciências Sociais Aplicadas

Antes de finalizar o projeto de pesquisa em Ciências Humanas e Sociais e em Ciências Sociais Aplicadas verifique a Resolução CNS nº 510/2016, que dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais, cujos procedimentos metodológicos envolvam a utilização de dados diretamente obtidos com os participantes, de informações identificáveis ou que possam acarretar riscos maiores do que os existentes na vida cotidiana. 


A Resolução CNS no 510/2016 permite a obtenção do Registro de Consentimento Livre e Esclarecido (RCLE) em pesquisas em Ciências Humanas e Sociais e Ciências Sociais Aplicáveis em diferentes formatos, inclusive a aplicação virtual, via Google Formulários (ou qualquer outro aplicativo/software/plataforma que possibilite o envio de questionários). Para isso, o pesquisador deverá utilizar o modelo de registro de consentimento livre e esclarecido para pesquisas na área de Ciências Humanas e Sociais e Ciências Sociais Aplicadas adaptado para pesquisas em ambientes virtuais. Para pesquisas nas áreas de Ciências Humanas e Sociais e Ciências Sociais Aplicadas utilize o modelo de Registro de Consentimento Livre e Esclarecido de humanas e sociais. Clique aqui para baixar o modelo de RCLE para as áreas de Ciências Humanas e Sociais e Ciências Sociais Aplicadas.


Orientamos aos pesquisadores que leiam o OFÍCIO CIRCULAR No 23/2022/CONEP/SECNS/DGIP/SE/MS que trata da normatização do uso de consentimento e assentimento eletrônico para participantes de pesquisa e de biobancos e a Carta Circular 1/2021 que trata das orientações para procedimentos em pesquisas com qualquer etapa em ambiente virtual. 

 

Elementos essenciais no TCLE:

1) a participação é voluntária;

2) poderá retirar seu consentimento a qualquer momento sem nenhum prejuízo no atendimento ou tratamento e a preservação de sua identidade e anonimato;

3) todas as dúvidas sobre a pesquisa serão esclarecidas a qualquer momento;

4) terá seus direitos respeitados e, caso a ocorrência de danos, o(a) pesquisador(a), patrocinador(a) e instituição indenizarão o(a) participante nas diferentes fases da pesquisa;

5) acompanhamento ou assistência integral conforme o caso;

6) acesso aos dados da pesquisa e que estes serão utilizados apenas para fins acadêmicos e científicos.

7) poderá buscar por indenização, quando julgar-se prejudicado(a).