Responsável pela articulação entre as Promotorias de Justiça com atribuições na defesa da cidadania em todo o Estado, o Centro de Apoio Operacional de Defesa da Cidadania (CAO Cidadania), vem desenvolvendo diversas ações visando resguardar os direitos e garantias fundamentais dos cidadãos. Como destaque, nos primeiros quatro meses de 2023: a formulação de painel temático dos principais problemas no campo de direitos humanos em Pernambuco; a realização do Encontro do Ministério Público com os Movimentos Sociais; e as articulações interinstitucionais Mutirão Pop Rua Jud e Copa Pernambucana dos Migrantes e Refugiados.
A partir de demandas coletadas em reuniões, o CAO Cidadania está produzindo um painel sistemático, por eixos temáticos, no campo dos Direitos Humanos. Esses dados servirão como parte dos indicadores para a formação do Plano de Ação do CAO para o biênio. Os temas colhidos serão apresentados aos órgãos de execução e da administração superior do MPPE, para que sejam tratados de forma integrada, considerando suas especificidades.
Em março, o Centro de Apoio Operacional promoveu reuniões com movimentos sociais do Estado, dividindo os encontros em dois momentos: um para o eixo Campo, no dia 15; e outro para Cidade, no dia 16. Nas ocasiões, foram promovidas escutas das demandas dos diversos segmentos, tendo sido agregadas colaborações de um total de 120 participantes e o preenchimento de 103 formulários. Durante as reuniões, foram identificados 24 macro temáticas prioritárias de atuação ministerial, sendo 9 referentes ao eixo Campo e 15 ao eixo Cidade, sendo alguns interseccionais e outros específicos de cada eixo.
Por fim, com o propósito de alcançar objetivos interinstitucionais, o CAO Cidadania participou da articulação da Copa Pernambucana dos Migrantes e Refugiados e do Mutirão Pop Rua Jud: Inovação Social e Acesso à Justiça. O Centro de Apoio integrou a Comissão Organizadora da Copa Pernambucana dos Migrantes e Refugiados, cujo intuito foi dar visibilidade à temática migratória e do refúgio e fomentar a integração socioeconômica dessa população. Com o tema “Juntos somos melhores”, o evento, que ocorreu entre os dias 9 e 12 de fevereiro, contou com a realização de jogos de futebol femininos e masculinos, atividades culturais e palestras.
Já no Mutirão Pop Rua Jud, iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), que fez parte do
I Curso Nacional de Formação de Multiplicadores com Enfoque em População em Situação de Rua, a participação do MPPE foi coordenada pelo CAO Cidadania, com a colaboração do CAO Criminal e atribuições definidas pelo Gabinete da Procuradoria-Geral. A ação, realizada no dia 29 de março, teve como foco levar serviços de saúde, assistência social, cidadania, expedição de documentos, além de orientações jurídicas e profissionais à população em situação de rua.