Alexandre Coimbra,
no Sinto Que Lá Vem História
Como responsáveis, não vamos ter todas as respostas. Vamos errar, tropeçar, mudar de ideia e tentar de novo. E tudo bem. Os erros, quando bem compreendidos, podem se tornar aliados no crescimento de toda a família.”
Errar faz parte da vida e até mesmo das nossas relações. Mas será que damos espaço para compreender cada erro e acolher as nossas próprias imperfeições?
É comum que a gente tente disfarçar, queira consertar rápido ou se culpe quando sente que falhou em alguma situação, especialmente com a família.
Afinal, vivemos em um tempo em que somos cobrados a estar sempre certos, produtivos e perfeitos… como se a perfeição fosse uma meta possível.
A sensação é de que errar nos torna menos dignos. Mas o que significa errar como pai ou mãe?
Muitos acreditam que existe um “jeito certo” de educar, mas a verdade é que não existe manual. Todos nós erramos. E quanto mais acreditamos que podemos controlar tudo, mais imatura é a nossa relação com a gente mesmo e com o outro.
No novo episódio do Sinto Que Lá Vem História, o psicólogo e escritor Alexandre Coimbra nos convida a refletir sobre como lidamos com os erros na educação dos filhos e o impacto disso no desenvolvimento infantil.
Afinal, quando abrimos espaço para o erro, abrimos espaço para escuta, aprendizado e conexão em família.
Este e outros temas fazem parte da “👨👩👦👦 Escola de Pais MS”, um espaço dedicado ao compartilhamento de informações e reflexão sobre assuntos relacionados à educação e que estão presentes em nosso dia a dia, há mais de 40 anos.
Acompanhe e mantenha-se atualizado!