No ambiente escolar, as interações sociais e as relações interpessoais ocorrem constantemente e, com isso, também surgem os conflitos entre as crianças. A escola é, para muitas crianças, o espaço onde elas passam a maior parte do tempo e, desta forma, o local onde “tudo” acontece.
Vale ressaltar que conflitos são naturais e necessários para o aprendizado da convivência, portanto, cabe aos educadores acompanharem de perto as brincadeiras em locais abertos e fechados, a divisão de brinquedos, os momentos de jogos ou qualquer outra situação, pois os conflitos podem ocorrer por vários motivos; sejam eles por interesse pelo mesmo brinquedo e/ou espaço, por ciúmes das amizades ou simplesmente pelo sentimento de posse dos objetos, entre tantos outros.
Como mediadores, as estratégias utilizadas devem auxiliá-los na ampliação do seu repertório de possibilidades, valorizando e incentivando a escuta, a tomada de decisão e, assim, a reflexão sobre as “boas” práticas para a resolução de conflitos.
Uma das principais estratégias é a comunicação. Por meio dela, as crianças podem ser ouvidas, conseguem expor seu ponto de vista e, ao mesmo tempo, ouvir o colega, assim negociando para que se alcance um entendimento, um acordo, como por exemplo na disputa de um brinquedo. Por meio do diálogo precisam decidir se alguém ficará com ele ou se brincarão juntos de forma harmoniosa.
Outras possibilidades referem-se às dramatizações, às rodas de discussão, nas quais as crianças podem representar diferentes papéis, usando fantoches e bonecos recriando cenas de conflitos vividas por elas. Com essas propostas, as crianças vão se percebendo e se colocando no lugar do outro. Neste caso, as atividades realizadas no LIV – Laboratório Inteligência de Vida – são importantes ferramentas e apoio na mediação de conflitos.
É importante ressaltar que, enquanto adultos, pais e educadores não devem resolver as situações de conflito das crianças, mas oferecer todo o suporte necessário para que elas inicialmente se acalmem, consigam verbalizar e escutar o outro. Somente assim, juntas, aprendendo com o diálogo, as crianças poderão construir um repertório de possiblidades para solucionar as situações de conflito que estão presentes em seu dia a dia.
Este e outros temas fazem parte da “👨👩👦👦 Escola de Pais MS”, um espaço dedicado ao compartilhamento de informações e reflexão sobre assuntos relacionados à educação e que estão presentes em nosso dia a dia, há mais de 40 anos.
Acompanhe e mantenha-se atualizado!