"A responsabilidade pela educação das crianças é da sociedade. A ideia de individualizar essa responsabilidade acaba punindo professores e famílias."
Com a chegada do Dia do Professor, é impossível não pensar na importância de quem dedica sua vida a ensinar, inspirar e transformar. Mas esse também é um momento para lembrar que educar vai muito além da sala de aula.
Quando falamos sobre educação, muitas vezes pensamos apenas em professores e famílias, não é? Mas a verdade é que a responsabilidade de formar crianças e adolescentes pode ser de toda a sociedade.
Afinal, cada espaço que eles ocupam – a escola, as ruas, os ambientes culturais e digitais – contribui para o jeito como aprendem a olhar para si mesmos, para o outro e para o mundo.
Talvez você esteja se perguntando: “Mas se todo mundo é responsável, quem assume a frente?”
Se pararmos para pensar, ter mais consciência e intencionalidade com crianças e adolescentes não significa deixar de lado a responsabilidade dos educadores e famílias. Significa, sim, que todos nós precisamos pensar no tipo de mundo que estamos ajudando a construir.
No novo episódio do Sinto Que Lá Vem História, o professor, Doutor em Teoria Literária e vencedor do Prêmio Jabuti, Jeferson Tenório nos convida a refletir sobre a profissão de educar e os múltiplos espaços que formam crianças e adolescentes.
Este e outros temas fazem parte da “👨👩👦👦 Escola de Pais MS”, um espaço dedicado ao compartilhamento de informações e reflexão sobre assuntos relacionados à educação e que estão presentes em nosso dia a dia, há mais de 40 anos.
Acompanhe e mantenha-se atualizado!