Planilhas
Parte 2
Parte 2
Conhecemos como Fórmulas, equações que realizam cálculos sobre valores. Planilhas do Google são compatíveis com a maioria das fórmulas presentes em outras planilhas eletrônicas como o Excel e Calc. A única observação em relação às fórmulas é que, apesar de escritas em português, o Planilhas do Google as converte para o formato padrão em inglês.
Funções – Fórmulas que representam um valor ou vários valores. Atuam na execução de uma operação e retornam um valor ou vários valores. Use as funções para simplificar e reduzir fórmulas, especialmente as que executam cálculos longos e complexos.
Operadores – Sinais ou símbolos que especificam o tipo de cálculo a ser executado dentro de uma expressão. Existem operadores matemáticos, de comparação, de concatenação e de referência. Exemplo: sinais de mais, menos, maior, menor, dois pontos, ponto e vírgula, asterisco, etc.
Referências de célula – Conjunto de coordenadas que a célula abrange em uma planilha. Por exemplo, a referência da célula que aparece na interseção da coluna C e linha 3 é C3.
Intervalo - Conjunto de células selecionadas. Dependendo do tipo de função o intervalo é chamado de faixa ou matriz. Se você pretende selecionar o intervalo entre A1 até B10 então deve-se considerar o intervalo como A1:B10
Operadores Aritméticos - Para efetuar operações matemáticas básicas, como adição, subtração ou multiplicação, combinar números e produzir resultados numéricos, devemos utilizar os seguintes operadores aritméticos.
Operadores de comparação - Você pode comparar dois valores usando os operadores de comparação. Quando dois valores são comparados, o resultado é um valor lógico, VERDADEIRO ou FALSO.
Operadores de Referências - Os operadores de referência combinam intervalos de células para cálculos.
Imagine que inseriu uma determinada fórmula em uma célula, porém haverá a necessidade de repetir a mesma fórmula em outras células. Terá que digitar tudo novamente? Não! Poderá copiar e colar a fórmula que automaticamente são atualizadas nas linhas e colunas. Você pode utilizar Ctrl+C para copiar e Ctrl+V para colar ou utilizar a alça de cópia.
A prática objetiva conhecer a dinâmica das fórmulas. Para isso crie um arquivo no Excel ou qualquer outra planilha eletrônica e faça as inserções abaixo.
Siga os seguintes passos
Preencha as colunas A e B conforme mostrado na imagem. (os valores podem ser diferentes)
Na célula C1 insira a fórmula para a soma conforme a imagem
Repita a instrução anterior nas células D1, E1 e F1.
Após verificar os resultados, copie a fórmula da célula C1 para as demais células da coluna C utilizando a alça de cópia
Repita a instrução anterior nas demais colunas.
Agora, como desafio, altere os valores das colunas A e B e observe as mudanças nas demais colunas.
Para aprimorar o conhecimento adquirido até o momento, faça a inserção das demais operações em outras colunas e observe o resultado.