Apresentações
Parte 2
Parte 2
A adição de imagens é o mesmo processo mostrado no capítulo sobre Documentos e Planilhas do Google: Menu Inserir → Imagem → Fazer upload do computador ou Pesquisar na Web, Google Drive, Google Fotos, URL ou Câmera (Webcam).
Semelhante ao item anterior, para inserir uma forma clicamos no menu Inserir → Formas e escolhemos o tipo. Com uma forma você pode montar diagramas, construir esquemas diversos e adicionar textos dentro delas (clicando duas vezes com o mouse sobre a forma ou botão direito do mouse e selecionando Editar texto).
No Google Slides é possível adicionar vídeos diretamente do YouTube. Essa funcionalidade se torna relevante quando estamos conectados à internet. Neste caso o vídeo pode ser iniciado sem maiores complicações e de forma bem fácil. Além do YouTube, é possível adicionar vídeos de outros sites a partir de uma URL (endereço) ou de algum arquivo presente em seu Google Drive.
Para inserir vídeo vá até o Menu Inserir e depois clique em Vídeo. Na janela que se abre você pode pesquisar um vídeo no youtube, inserir vídeo a partir da URL ou escolher o arquivo em seu Google Drive.
Após a inserção do vídeo, é aberta uma aba na lateral direita com algumas configurações do vídeo. Nesta aba é possível determinar o ponto de início do vídeo e o ponto de término, muito úteis quando o vídeo é longo e somente uma parte dele é relevante para sua apresentação. Ainda é possível configurar a forma como o seu vídeo terá início: A partir do clique do mouse (ou qualquer tecla que avance o slide), automaticamente quando slide aparecer ou manualmente (apenas clicando sobre o PLAY do vídeo).
Antes de iniciar o conteúdo sobre animação de objetos ou transição de slides vamos pontuar algumas definições:
Tipos de animações é o formato de animação a ser escolhido para um objeto (forma, imagem, gráfico, vídeos e caixas de texto)
Tipo de transição é um formato de animação aplicado no momento da transição de um slide para o outro
O tempo destinado para os dois tipos é determinado por uma escala em forma de linha variando de Lento (5 segundo), Médio e Rápido (0 segundos).
Podemos inserir animações a partir do menu Inserir → Animação e, dessa forma, aplicar animações a todos os elementos do nosso slide, determinando a ordem e o formato em que eles serão exibidos.
Para criar uma cronologia do que será mostrado primeiro, edite item por item na sequência que deseja que os objetos apareçam. Por exemplo: você vai selecionar a caixa de texto do título e inserir animação, então esse será o primeiro da fila e assim sucessivamente.
As animações podem ser iniciadas de 3 formas:
mediante o clique (mouse ou qualquer tecla de ação)
Com anterior - inicia exatamente ao mesmo tempo da animação do objeto anterior
Depois do anterior - inicia exatamente ao término da animação anterior
A transição é uma animação aplicada entre a exibição de um slide e outro. Para inserir a transição podemos
Clicar sobre o slide desejado na lista de miniaturas → botão direito do mouse → opção Transição
Menu Inserir → Transição
Barra de ferramentas no botão Transição
Após inserir a transição é apresentada uma aba à direita da tela com as opções de transição. Nesta aba você pode escolher o tipo de transição (formato) e o tempo de transição (de 0 a 5 segundos). É possível aplicar apenas uma transição por slide. Note que só será possível visualizar a transição no momento da apresentação do slide.
Ao inserir uma transição de slide, você pode aplicar o formato a todos os slides de seu documento clicando no botão Aplicar a todos os slides logo abaixo da linha de tempo da transição