Conceitos iniciais
Parte 1
Parte 1
Todos nós sabemos da grande importância do uso do computador em nossas atividades rotineiras. Um forte exemplo é que somente através dele é que este curso à distância foi criado para você e tantos outros estudantes, que estão distantes geograficamente dos grandes centros educacionais.
Quando falamos em computador, nos lembramos da informática, que é o conjunto de métodos e técnicas para o tratamento automático da informação. Para isso, precisamos de um equipamento: o computador.
A informática é o tratamento automático da informação, por meio da utilização de técnicas, procedimentos e equipamentos adequados, tendo por base os computadores.
É a ciência do tratamento racional (especialmente por máquinas automáticas) da informação, considerada como suporte dos conhecimentos humanos e das comunicações nos domínios técnicos, econômicos e sociais.
O computador é o elemento físico utilizado para o tratamento de dados e obtenção da informação.
É uma máquina constituída por uma série de componentes e circuitos eletrônicos, capaz de receber, armazenar, processar e transmitir informações.
É uma máquina programável, capaz de realizar uma grande variedade de tarefas seguindo uma sequência de comandos de acordo com o que for especificado. O computador não faz absolutamente nada sem que lhe seja ordenado fazer.
Resumindo, o computador é uma máquina criada para executar tarefas variadas com precisão e agilidade como: Escrever um texto, fazer uma pesquisa, projetar um prédio, editar filmes, retocar fotos, conversar com amigos, calcular, organizar informações, controlar todos os processos de uma empresa e várias outras tarefas.
As características fundamentais de um computador são: ele é automático, universal, eletrônico, digital e várias outras.
Automático: O computador é considerado automático por simplesmente ter a capacidade de manipular as informações sem a necessidade de intervenção humana. Ex: Ouvir uma música enquanto digita um texto;
Universal: O computador é capaz de executar qualquer tarefa desde que descrita por um programa de computador. Ex: Qualquer programa do computador.
Eletrônico: Usa componentes eletrônicos para manipular e representar a informação. Ex: placas, processadores, teclado, mouse etc.
Digital: Representa as informações através de dígitos binários, ou seja, 0 (Zero) ou 1(Um).
Utilizar um computador corretamente possibilita inúmeras vantagens como: velocidade, produtividade, confiabilidade, versatilidade além de capacidade de armazenamento, melhoria na qualidade da informação produzida, eficiência no armazenamento e consulta de informações.
Velocidade: Executa operações em pequenas frações de tempo
Produtividade: Economia de tempo em tarefas complexas
Confiabilidade: Executa as tarefas exatamente como lhe são ordenadas
Versatilidade: Possibilidade de realizar uma infinidade de trabalhos de diferentes tipos
Os computadores podem ser de 2 tipos:
Máquinas com lógica predeterminada: O algoritmo está intrínseco aos seus circuitos (calculadora, bomba de gasolina, etc.).
Máquinas com lógica programada admitem programação (computadores convencionais)
Outras classificações quanto ao tipo de computadores, eles ainda podem ser dos tipos:
Servidor: é um computador que possui gigantesca capacidade de processamento e permite facilitar a execução de inúmeras tarefas dentro de uma organização. Ex: Servidor de internet, servidor de impressão, servidor de mídias e vários outros serviços.
Desktop: computador de mesa, não portátil, com monitor, mouse, teclado, caixas de som, e a caixa onde fica a CPU, placa-mãe, processador, entre outras peças. Uma versão de desktop conhecido como “all in one” (tudo em um) reúne basicamente o gabinete (CPU) e o monitor numa só estrutura, economizando espaço.
Laptop (Notebook): é um microcomputador portátil. Antes, laptop e notebook tinham características diferentes, porém os conceitos se perderam com o passar do tempo. Monitor, teclado e CPU estão integrados em um só gabinete, com monitor retrátil para guarda e transporte.
Tablet: Sua característica principal é não possuir teclado. Praticamente todas as funções são efetuadas através da tela de toque ou touchscreen. São menores do que um netbook e são mais voltados para leitura de publicações eletrônicas (jornais, livros), acesso à internet e entretenimento.
Smartphone: embora seja um telefone celular, possui funções encontradas em computadores, como acesso à internet e execução de programas aplicativos. Hoje em dia é o principal meio de acesso à internet e o que possui maior destaque no processo de inclusão digital.
Palmtop: este microcomputador pode ser segurado apenas numa das mãos. Muito popular no início dos anos 2000, atualmente está em desuso, sendo substituído pelos smartphones.
Para tudo ao nosso redor existe uma história. Quem inventou o lápis? E a xícara? O Papel? Se você fizer uma busca pela internet facilmente essas questões serão respondidas. Porém o objetivo deste tópico é contar de forma breve a história dos computadores através de suas gerações.
Pode-se estruturar as gerações de computadores em:
Utilização de válvulas e componentes eletromecânicos
Velocidade em milissegundos
Utilização de memórias de núcleo, transistores, velocidade de microssegundos (10-6)
Circuitos integrados em pequena escala
Operação remota
Utilização de memórias de filme fino
Circuitos integrados em média e larga escala
Velocidade de nano segundos (10-9)
Operações em tempo compartilhado
Utilização de circuitos integrados em escala muito alta
Velocidade de pico segundos (10-12)
Processamento distribuído
Processamento paralelo, computadores ópticos, biológicos e quânticos
Aplicação de técnicas de inteligência artificial
Para melhor compreensão do conteúdo apresentado, assista aos vídeos abaixo;
Documentário
TV Escola