Google Drive
PARTE 1
PARTE 1
Pense no Google Drive como pastas pessoais guardadas na nuvem. Da mesma forma que no laptop, você pode criar, organizar e salvar informações como arquivos e pastas usando o Google Drive.
Como você vê, o Google Drive é um lugar seguro para armazenar documentos, apresentações de slides, planilhas, fotos, vídeos e muito mais. Ele é um pendrive virtual acessível no mundo todo por meio de um dispositivo conectado ou do armazenamento off-line. Lembra do tempo em que você esquecia ou perdia documentos? Com o armazenamento na nuvem, você acessa tudo de que precisa clicando em apenas um botão.
Para iniciar a sua jornada no manuseio das ferramentas do Google, é imprescindível o conhecimento das funcionalidades do Google Drive. Para isso acesse o endereço drive.google.com direto em um navegador em um computador ou smartphone conectado na internet. Se você já possui uma conta de e-mail do Google (G-Mail) basta fazer o login com seu usuário e senha e você terá acesso ao ambiente do Google Drive. No caso de smartphone, há a possibilidade de utilização da ferramenta através de aplicativo próprio disponível nas lojas de aplicativos das principais marcas.
É possível observar na Figura 2 a área de trabalho do Google Drive. Nesta área é possível observar o logotipo seguido da palavra Drive no canto superior esquerdo indicando a ferramenta que está em uso. Ainda na parte superior da janela indo em direção ao canto superior esquerdo encontramos a ferramenta de Pesquisar no Drive, a indicação de Modo Off-line, Suporte do Google, Configurações, o Google Apps e Conta do Google. Veja a Figura 3 logo abaixo.
Pesquisar no Drive: possibilita localizar arquivos, trechos de textos ou formatos perdidos em algum lugar dentro de sua unidade de armazenamento;
Modo off-line: quando habilitado, possibilita acessar arquivos mesmo não estando conectado à internet;
Suporte do Google: permite com que o usuário tenha acesso à tutoriais de ajuda e suporte do próprio Google;
Configurações: possibilita alterar configurações do Google Drive como a conversão de arquivos, habilitar o modo off-line, gerenciar armazenamento, idiomas e ainda permite a instalação do drive virtual no computador.
Google Apps: atalho para acesso a várias ferramentas Google.
Conta do Google: Usuário tem acesso às configurações de conta ou alternar entre contas diferentes.
Concluindo a área da parte superior da tela inicial vamos focar nas demais áreas. Na Figura 4 podemos observar 3 colunas. A coluna 1 é destinada para os atalhos rápidos e o principal deles é o +Novo e com ele é possível selecionar opções de criar arquivos e fazer upload de arquivos e pastas. Ainda na coluna 1 é possível observar a situação de armazenamento de sua nuvem de arquivos mostrando o espaço ocupado e o espaço livre.
A coluna 2 mostra os documentos mais recentes e os arquivos e pastas pessoais dispostos em ordem alfabética. Na coluna 3 estão atalhos para outras funcionalidades como agenda, anotações, tarefas e a possibilidade de instalar outros complementos. Para maiores detalhes das funcionalidades veja a vídeo aula referente a este conteúdo.
O botão Novo é responsável por algumas funções no Google Drive. A partir desse botão é possível criar pastas, fazer upload de arquivos e pastas, criar documentos, planilhas, apresentações, formulários, desenhos, sites e algumas outras funcionalidades.
Quando você cria uma pasta é aberta uma janela flutuante solicitando o nome da Nova pasta e um campo para inserção de texto fica aguardando a entrada através do teclado do computador. Ao digitar os dados desejados basta clicar em criar e a Nova pasta fica no diretório principal de seu Google Drive. O processo de criação de uma pasta está ilustrado nas figuras 6 e 7.
DICA
Você pode alterar a cor dos ícones de pastas. Clique com o botão direito no nome da pasta e selecione Alterar cor.
Ao iniciar a sua navegação, à primeira vista você se depara com o “Meu Drive” que é seu principal meio de utilização e navegação. No entanto, o acesso não se resume apenas a esta área. Ainda é possível filtrar as visualizações e áreas de armazenamento.
Em “Computadores” você filtra os seus arquivos que estão salvos em formato de backup. A área é organizada em pastas organizadas com o nome dos dispositivos disponíveis. Vale notar que somente estarão disponíveis os dispositivos que possuem o sistema de backup do Google configurados e devidamente configurados. Quando não houver dispositivos elegíveis para esta função, a área fica em branco.
“Compartilhados comigo” mostra todos os arquivos e pastas comuns ao seu usuário e estão disponíveis para visualização ou edição de acordo com as configurações de compartilhamento do autor.
Os demais itens “Recentes”, “Com estrela” e “Lixeira” mostram os arquivos da mesma forma como exposto nas figuras 8 e 9.
Recentes - lista os últimos arquivos que sofreram algum tipo de ação, do mais recente ao mais antigo.
Com estrela - mostram os arquivos marcados e destacados pelo usuário.
Lixeira - exibe os arquivos removidos nos últimos 30 dias, lembrando que após esse período os arquivos são excluídos definitivamente.
É possível fazer upload de arquivos, fotos e vídeos para o Google Drive. Para isso, basta arrastar e soltar os arquivos nele ou selecionar a opção Upload de arquivo ou Upload de pasta no botão NOVO no Google Drive. O processo é demonstrado nas figuras 8 e 9 e descritos na página de suporte do Google da seguinte forma:
Fazer upload de arquivos e pastas
No computador, é possível fazer upload em drive.google.com ou na área de trabalho você pode fazer upload de arquivos para pastas particulares ou compartilhadas.
Acesse drive.google.com no computador.
No canto superior esquerdo, clique em Novo e Upload de arquivo ou Upload de pasta.
Escolha o arquivo ou a pasta para fazer upload.
Arrastar arquivos para o Google Drive
Acesse drive.google.com no computador.
Abra ou crie uma pasta.
Para fazer o upload de arquivos e pastas, arraste-os para a pasta do Google Drive.
Processo de upload seguindo o esquema de arrastar e soltar
Upload de arquivo utilizando o botão NOVO