Google Drive
PARTE 2
PARTE 2
Os processos de criação de documentos, planilhas, apresentações e outros tipos de arquivos são basicamente os mesmos. Ao clicar no botão Novo você tem acesso ao conjunto de funcionalidades disponíveis para criação. Ao passar o mouse sobre os itens dispostos no menu surgem as opções de “Documento em branco” ou “Com base em um modelo”. Em ambos os casos você é direcionado para uma nova guia em seu navegador de internet com a ferramenta específica em aberto.
Na figura 12 você pode observar que ao selecionar “Documento em branco”, a guia aberta no navegador redireciona para um arquivo pronto para edição enquanto criar “Com base em um modelo” mostra uma guia com vários modelos pré-definidos do próprio Google.
1 - Criando um documento no Google Drive; 2 - Galeria de modelos do Google; 3 - Documento em branco
O Google Drive possui alguns outros botões de ação além do botão Novo. Esses botões permitem realizar ações em seus arquivos e pastas como compartilhar, gerar link dentro outras funcionalidades. Passando o mouse sobre esses botões é possível observar um texto que descreve a ação a ser realizada. Veja a figura 13, os ícones destacados em vermelho (1) aparecem apenas quando um arquivo ou pasta está selecionado enquanto que os destacados em amarelo (2) ficam sempre visíveis.
Figura 13 - Botões de ação
Gerar link – Disponibiliza um link compartilhável de seu arquivo ou pasta. Ao gerar o link, é aberta uma janela com configurações de compartilhamento. (Item a ser explorado em videoaula)
Compartilhar “Nome do arquivo” – Semelhante ao item anterior, essa ação abre uma janela onde você pode inserir o nome de algum contato ou e-mail para compartilhar o arquivo ou a pasta.
Remover – Função de lixeira. Ao clicar nesse botão o arquivo ou a pasta selecionada será removida para a lixeira onde irá permanecer por até 30 dias antes de ser excluído definitivamente.
Mais ações – Botão abre uma lista de outros botões de ações. Esses itens serão explorados logo a seguir.
Visualização em grade / Lista – Essa ação alterna a forma de visualização dos seus arquivos na área do Google Drive.
Ver detalhes – Esse botão abre uma nova coluna dividida em 2 guias: “Detalhes” e “Atividade”. Em Detalhes é mostrada informações do arquivo ou pasta selecionada (local, data da criação, data da última modificação) enquanto Atividade identifica qual ação foi feita ou está sendo realizada.
No item 4 da lista acima aponta para a ação de “Mais ações”. Essas funções ajudam a personalizar o Google Drive e a gerenciar os arquivos. Veja a figura 15.
Na sequência, de cima para baixo, temos:
Abrir com – Indica as melhores ferramentas para a abertura ou leitura de arquivos ou pastas.
Mostrar localização da pasta – Mostra o local onde o arquivo ou pasta está localizada. Ação útil para localizar onde um arquivo ou pasta específica está salva após uma pesquisa no Drive.
Adicionar atalho ao Google Drive – Essa ação cria um atalho do arquivo ou pasta no diretório principal do Drive.
Mover para – função semelhante a cortar (Ctrl+X) e colar (Ctrl+V) um arquivo ou pasta com a diferença que utilizando esta ação você já seleciona o local destino de seu arquivo.
Adicionar a “Com estrela” – Marca um arquivo ou pasta com uma estrela, uma espécie de marcar como favorito.
Renomear – Renomeia um arquivo ou pasta
Alterar cor – Altera a cor de destaque do ícone. Útil para destacar uma pasta ou arquivo no meio a outros.
Pesquisar em “Nova Pasta” – Ação semelhante ao “Pesquisar no Drive” diferenciando que aqui a pesquisa é direcionada em uma pasta específica.
Ver detalhes – mostra detalhes do arquivo como a data de criação, última modificação e autor
Fazer downloads – No caso de um arquivo, o Google Drive permite o download para o dispositivo. No caso de uma pasta, o Google Drive compacta a pasta antes de permitir o download.
DICA
Ao apertar Ctrl e / ao mesmo tempo, uma lista com todos os atalhos da ferramenta vai aparecer na sua tela para que você encontre outros recursos de forma rápida.
Compartilhar um arquivo ou uma pasta significa que alguém terá acesso ao conteúdo em tempo real. Ao adicionar algo nas pastas compartilhadas, simultaneamente, todos terão acesso ao conteúdo. Quando o compartilhamento for de um documento, uma planilha, uma apresentação a edição dos mesmo também é em tempo real sendo possível observar o que cada usuário está editando, comentando ou sugerindo.
Em resumo, a seguir, veja o que as pessoas podem fazer com as pastas após você compartilhá-las:
Pode organizar/adicionar/editar: as pessoas poderão abrir, editar, excluir ou mover qualquer arquivo na pasta se tiver feito login na Conta do Google. Elas também poderão adicionar arquivos à pasta.
Pode apenas visualizar: as pessoas podem ver a pasta e abrir todos os arquivos nela e até fazer o download de uma cópia.
O suporte do Google destaca que quando um usuário compartilha uma pasta com vários arquivos, talvez leve algum tempo para que todos os arquivos fiquem disponíveis. Essa mesma lógica também serve quando você remove o compartilhamento levando algum tempo para que as permissões sejam removidas. Veja a transcrição do texto de ajuda do Google:
Saiba mais sobre o compartilhamento de pastas a seguir:
Se você compartilhar ou cancelar o compartilhamento de pastas com muitos arquivos ou subpastas, talvez leve algum tempo até que todas as permissões sejam alteradas. Se você mudar muitas permissões de edição ou visualização de uma vez, talvez leve algum tempo para ver as alterações.
Dica: enquanto isso, para conceder acesso à pasta para novos colaboradores, use o URL de compartilhamento de um arquivo aninhado dentro da pasta.
O upload do arquivo consome o armazenamento da pessoa que o fez, não do proprietário da pasta.
Quando você gerencia grandes estruturas de pastas, as permissões das pastas principais e subpastas podem ser diferentes.É possível modificar as permissões herdadas das subpastas para que sejam diferentes da pasta principal. Também é possível remover de uma subpasta as permissões da pasta principal.
Para compartilhar pastas ou arquivos você dispõe de 3 situações:
compartilhar com pessoas específicas - Compartilhamento através de endereço de e-mail.
por link - neste caso você não precisa adicionar endereços de e-mail e qualquer pessoa com o link gerado pelo Google Drive tem acesso.
por grupo de pessoas específicas - em vez de compartilhar arquivos e pastas individualmente com as pessoas, você pode fazer isso com o Grupos do Google. Quando você adiciona ou remove participantes do grupo, eles ganham ou perdem a permissão que o grupo tem para ver ou usar os arquivos e as pastas.
Figura 16 - Compartilhamento de arquivos ou pastas
Para compartilhar um arquivo ou pasta você pode seguir por dois caminhos que levam ao mesmo resultado. Na figura 16 vemos em destaque os meios pelos quais você pode compartilhar. Ao clicar no item a ser compartilhado as opções em 1 ficam disponíveis e podemos escolher Gerar link ou Compartilhar “Nome do Arquivo”. A outra situação, no passo 2 da figura 16, seria selecionar o item desejado e com o botão direito do mouse você pode escolher as mesmas opções como descrito no passo 1.
Após escolher a opção você se depara com a tela mostrada na figura 17-A onde você pode entrar com o nome, e-mail ou grupo a ser compartilhado. Ao digitar os dados você depara com a tela mostrada na figura 17-B onde você pode selecionar o tipo de acesso (Leitor, Comentarista ou Editor), escolher se deseja Notificar pessoas, escrever uma mensagem (opcional), visualiza o arquivo a ser compartilhado e os botões de Enviar e Cancelar.
Figura 17 - Compartilhando um arquivo: A - Entrando com o nome da pessoa, e-mail ou grupo; B - Detalhes e configurações do compartilhamento.
A outra opção de compartilhar arquivos e pastas é através da opção Gerar link. Ele possui as mesmas configurações de compartilhamento mostrado anteriormente porém o processo é feito seguindo alguns passos até a geração de um link que você pode compartilhar no formato mais cômodo. Na figura 18 vemos a tela que surge logo após selecionar a opção Gerar link. Nela observamos os itens Configurações (1), o link gerado (2), copiar link (3) e opções de compartilhamento (4).
Figura 18 - Janela de gerenciamento de link para compartilhamento
Inicialmente o link gerado fica com o status de “Restrito - Somente as pessoas adicionadas podem abrir com este link” que, por questões de segurança, apenas os compartilhamentos nominais feitos no tópico anterior tem acesso. No entanto, essa configuração pode ser alterada clicando sobre o item e escolhendo a opção “Qualquer pessoa com o link - Qualquer pessoa na internet com este link pode ver” de acordo com o que consta na figura 19.
Figura 19 - Definindo o tipo de acesso permitido através do Link
A configuração apresentada na figura 19, torna o portador do link um “Leitor” do conteúdo compartilhado e pode ser alterado para “Comentarista” ou “Editor - Organizar, adicionar e editar arquivos” de acordo com a necessidade.