Planilhas
Parte 4
Parte 4
Podemos afirmar que a principal funcionalidade dos gráficos é representar os dados das planilhas por meio de imagens, ou seja, é uma maneira de externar visualmente dados ou valores. O usuário poderá selecionar o tipo de gráfico que vai tornar seus dados mais claros, enfáticos e informativos. Planilhas do Google oferecem alguns tipos de gráficos e métodos simples para selecioná-los e visualizá-los.
Com um gráfico, teremos a possibilidade de apresentar os dados de uma planilha, evidenciando comparações, padrões e tendências. Utilizamos neste curso dois modelos: Barras e Pizza.
O Tipo de gráfico BARRAS ou COLUNAS ilustra comparações entre itens individuais. Considere a utilização de gráficos de barras, quando os rótulos dos eixos forem longos e para comparar múltiplos valores.
O Tipo de gráfico PIZZA exibe o quanto cada valor representa (em porcentagem) sobre o valor total (100%). São utilizados quando há apenas uma série de dados a serem comparados e todos os valores são positivos.
Para inserir um gráfico, primeiro selecionamos o conteúdo que fará parte do gráfico e em seguida clicamos no ícone referente a Inserir gráfico na barra de ferramentas ou no menu Inserir → Gráfico.
Note que a planilha do Google, com base nos dados selecionados e utilizando de inteligência artificial, escolhe o gráfico que melhor representa o intervalo. Logo após a inserção do gráfico, é aberta uma coluna na lateral direita com o editor de gráficos com duas guias: Configuração e Personalizar.
Nessas 2 abas é possível modificar o tipo de gráfico, ajustar o intervalo de dados, e determinar em quais células estão os marcadores e os valores na aba de Configuração e na aba Personalização pode-se realizar diversos ajustes como cor, títulos, legendas e estilos.