Apresentações
Parte 1
Parte 1
Extremamente úteis em empresas, escolas e universidades, as apresentações de slides sempre ocuparam um espaço importante quando se tratava em exibir informações em tamanho grande para um grupo de pessoas.
O Google Slides (Apresentações do Google) é um programa de apresentação gratuito e uma alternativa a outras ferramentas como o Microsoft Office Powerpoint ou Libre Office Impress. Para acessá-lo precisamos apenas de um e-mail do Google, um navegador de internet em um computador (ou smartphones ou tablets).
Para criar um arquivo de apresentação podemos seguir os mesmos passos já mostrados anteriormente em documentos e planilhas. Você pode acessar a partir do endereço http://slides.google.com ou através do botão Novo → Apresentações do Google → Apresentação em branco / Com base em um modelo ou simplesmente acessando a gaveta de Apps do Google.
Abertura pela gaveta de Apps.
Criando arquivo com base em um modelo
Criando uma apresentação em Branco
Ícone do app. Página inicial - Ao clicar você retorna para a página inicial onde é possível escolher modelos ou arquivos recentes.
Título do arquivo - Você pode alterar o nome do arquivo e escolher o local em que será guardado (no Drive)
Barra de menu
Botão Apresentar - Você tem a opção de apresentar desde o início, ou a partir do slide atual. Aqui você também pode escolher o modo de apresentação.
Barra de ferramentas
Painel de temas baseado em modelos
Lista de miniaturas de slides
Slide atual
Anotações
Modo de exibição da lista de slides (lista ou grade)
Qualquer programa de apresentação de slides inicia com um slide de título, normalmente branco e com espaços para título e subtítulo. Neste app do Google não é diferente. Porém há uma diferença no Google Slides que é a rápida personalização a partir de uma aba de temas.
Há a possibilidade de importar um tema a partir de algum outro arquivo de apresentação do Google ou de um arquivo de apresentação salvo em seu computador. Para isso, nessa mesma área de Temas clique no botão Importar tema na parte inferior da tela, escolher a partir de uma lista de arquivos salvos no drive ou realizando o Upload (conforme explicado na seção Fazendo upload de arquivos ou pastas).
Um layout de slide auxilia o autor a organizar as informações da apresentação (Textos, imagens, vídeos, gráficos). O primeiro slide, normalmente, é definido como Slide de título e pode ser alterado para outros formatos do tipo Título e corpo (o mais comum), Título e duas colunas e outros formatos.
Além de escolher o tema de sua apresentação, você pode alterar a imagem do plano de fundo ou alterar a cor. A forma mais fácil e ágil para essa alteração é clicar com o botão direito do mouse sobre o slide desejado e selecionar a opção Alterar plano de fundo. Neste momento é aberta uma janela no centro da tela permitindo a alteração da Cor e a possibilidade de escolher uma imagem ou mesmo Redefinir para tema (caso as escolhas não agradem).
Mesmo escolhendo uma cor ou uma imagem para seu slide, é possível escolher temas sem alterar a imagem escolhida.
Após definidos os temas e o slide de título, você pode adicionar outros slides à sua apresentação. Esse processo pode ser feito de 3 formas e o novo slide será adicionado logo após o slide ativo:
Botão direito do mouse sobre a área de miniaturas de slides e selecionar a opção Novo slide;
Menu Slide → Novo Slide
Com o atalho Ctrl+M
Para excluir um slide basta clicar com o botão direito do mouse sobre o slide desejado e selecionar a opção Excluir. Basicamente, é o processo inverso de adicionar.
Você pode duplicar o seu slide (processo semelhante ao Copiar e Colar) para manter as formatações e realizar poucas alterações.