Documentos
PARTE 2
PARTE 2
O texto que vamos editar no Word é uma matéria retirada do site TechTudo com o título "Windows 365: Microsoft anuncia serviço em nuvem e preços disponíveis". Para iniciar a formatação o texto foi copiado e colado sem formatação alguma no documento, ou seja, vamos ter que refazer todas as formatações uma a uma.
Imagem de um texto colado "Sem formatação"
De forma bem simples vamos definir que nosso título (primeira linha) deverá ter o tipo da fonte "Arial", seu tamanho deve ser 24pt e seu alinhamento é centralizado. Para fazer essa mudança vamos selecionar com o mouse a primeira linha. Ela ficará destacada de azul como mostra a figura abaixo e em seguida selecionamos o tipo de fonte que desejamos, o tamanho e selecionamos o alinhamento.
O restante do texto vamos formatar para fonte do tipo Arial, tamanho 12, o seu alinhamento deve ser justificado e o espaçamento entre linhas deve ser 1,5. Para isso, vamos selecionar todos os parágrafos e aplicar os formatos solicitados.
Outra formatação comum é o recuo de texto ou de linha. Os recuos são espaços que ficam entre o texto do parágrafo e as margens esquerda ou direita. Em citações diretas com mais de 3 linhas em trabalhos científicos, por exemplo, o recuo do texto fica em torno de 4 centímetros da margem esquerda.
No Documentos Google além de poder realizar o recuo através da tecla TAB do teclado do computador ainda é possível realizar esse recuo de outras formas:
Através dos botões disponíveis na barra de ferramentas
2. Através de teclas de atalho Ctrl+] (aumentar) ou Ctrl+[ (diminuir)
3. Através do menu Formatar → Alinhar e recuar
Outro tipo de recuo de texto muito comum em documentos é o recuo da primeira linha em relação ao parágrafo. Esse tipo de recuo serve para destacar o início de parágrafos. De acordo com a ABNT, de forma geral ao longo do trabalho, o recuo do início dos parágrafos deve ser de 1,25 centímetros.
Para realizar essa formatação, o usuário deve acessar o menu Formatar → Alinhar e recuar → Opções de recuo. Na janela que se abre, de acordo com a figura 30, é possível observar as configurações de recuo à Esquerda e a Direita e um destaque para Recuo especial. No espaço reservado para o Recuo especial podemos selecionar a opção Primeira linha na caixa de seleção e definir, de forma intuitiva, o valor desejado.
Como o próprio nome já fala, o espaçamento no texto serve para adicionar um espaço entre linhas e entre parágrafos. Esse processo pode ser feito de duas formas, pelo botão de atalho na barra de ferramentas ou no menu Formatar → Espaçamento entre linhas e parágrafos. Em ambas as formas as opções de personalização são as mesmas.
As opções iniciam com configurações para as linhas sendo Simples para espaço mínimo entre as linhas, 1.15, 1.5 e Duplo para adicionar espaçamento entre as linhas selecionadas. Normalmente, de acordo com a ABNT, o espaçamento entre linhas é definido em 1.5 para textos em geral e simples para citações diretas com mais de 3 linhas.
O próximo grupo, dentro das opções apresentadas, refere-se aos espaços entre parágrafos. O usuário pode adicionar espaço antes ou depois do parágrafo. Ainda de acordo com a ABNT, o espaçamento entre parágrafos também deve estar configurado para 1.5 e entre títulos e parágrafos 3 pontos.
As últimas opções de espaçamento são definidas em caixas de seleção Manter com o próximo, Manter as linhas juntas e Evitar linhas Únicas. Basicamente, essas opções cuidam para melhorar a legibilidade dos documentos mantendo parágrafos juntos e diminuindo a recorrência de textos isolados.
As unidades de medidas dentro de um texto são definidas utilizando o padrão por pontos (pt) e não em centímetros.
Os estilos são formatações pré-definidas. Quando bem utilizadas facilitam a escrita e formatação de documentos extensos. Uma das grandes vantagens de sua utilização é a redução do tempo que antes era reservada apenas para formatação do texto. No Documentos do Google, os estilos são pré-definidos para: Texto normal; Título; Subtítulo; Títulos em níveis;
Inicialmente, as configurações dos estilos são definidos de acordo com o modelo de documento criado, ou seja, há variações. No entanto, é possível personalizar de acordo com a necessidade de cada usuário. Para configurar os estilos, o usuário deve selecionar um parágrafo e realizar a formação desejada.
Após os ajustes realizados, clicamos no botão Estilos na barra de ferramentas, selecionamos o estilo desejado com o mouse e apontamos para a opção Usar esta formatação para “Texto normal”. A partir deste momento, todo Texto normal passará a ter os mesmos ajustes. Esse procedimento vale para todos os estilos pré-definidos.