Documentos
PARTE 1
PARTE 1
De forma mais simples, o Google Docs é uma ferramenta de edição de textos com capacidade para edição de documentos de forma síncrona (on-line) e assíncrona (off-line). Com essa ferramenta é possível editar, formatar e criar documentos diretamente no navegador de internet ou através de um dispositivo portátil como um smartphone ou tablet.
O Documentos Google é um processador de texto on-line que você pode usar para criar e formatar documentos e colaborar com outras pessoas. (Google)
Além da possibilidade de criar, editar e formatar documentos, o Google Docs permite o compartilhamento dos arquivos de forma ágil e fácil possibilitando o trabalho colaborativo em tempo real.
Podemos criar um documento do Google a partir do Google Drive ou acessando diretamente o link da ferramenta docs.google.com. A tela apresentada na figura 20 mostra a tela inicial do aplicativo quando você acessa através do link da ferramenta. Nessa área é possível observar a área Iniciar um novo documento e uma série de itens logo abaixo indicando um documento Em branco e alguns modelos pré-definidos do próprio Google. Ainda nessa mesma área, no lado superior direito você pode expandir a Galeria de modelos ou simplesmente Ocultar todos os modelos. Nessa mesma página inicial ainda é possível uma lista com Documentos recentes.
Tela inicial do documentos Google quando acessado através do link docs.google.com
A outra possibilidade para a criação de um documento do Google é realizando o acesso através do próprio Google Drive a partir do botão Novo, direcionando o cursor do mouse para a seta ao lado de Documentos Google e selecionando a opção Documento em branco. Veja o processo na figura 21. Para criar um documento com base em um modelo basta seguir o mesmo processo selecionando a outra opção do esquema apresentado e você será direcionado para a página inicial do Documentos Google apresentado na figura 20.
Processo de criação de um documento em branco a partir do Google Drive.
É possível importar e converter arquivos para dentro do Documentos Google. O processo de importação já foi mostrado na seção Fazendo upload de arquivos ou pastas. Vamos seguir os passos abaixo para relembrar o processo.
Acesse o Google Drive.
Clique em Novo e depois Upload de arquivo.
Escolha o arquivo que você quer importar do seu computador para adicioná-lo ao Drive.
Na janela "Upload concluído", clique em Mostrar local do arquivo.
Clique com o botão direito no arquivo e selecione Abrir com e depois Documentos Google.
DICA
Quando você converte um arquivo de outro programa, uma cópia do arquivo original é criada no formato do Documentos, Planilhas ou Apresentações. Após fazer isso, você poderá editar o arquivo no seu navegador.
Se você armazenou arquivos da Microsoft no Drive, também poderá atualizá-los sem fazer a conversão.
DICA
O Google Docs salva as alterações em seu arquivo de forma automática e em tempo real. É só observar o item Salvando / Alterações salvas no Drive
Inicialmente, a tela do Documentos do Google apresenta uma interface clássica de um programa de edição com barra de menu, barras de ferramentas e área de edição. Observe a figura 22 para melhor ambientação.
Ambientação do Documentos do Google (Tela de início)
Ícone de identificação da ferramenta.
Identificação do Documentos - por padrão ao iniciar o arquivo ficará nomeado como Documento sem título. Para alterar basta clicar com o cursor sobre a área e inserir o título desejado.
Marcar com uma estrela - ao clicar nesse item você identifica o documento para uma espécie de “favorito” ou “prioridade” ou “destaque”.
Barra de menu - Essa barra mostra, de forma agrupada, as principais funções presentes no Documentos do Google.
Ações de compartilhamento
Barra de ferramentas
Abre a estrutura de tópicos do documento
Régua de marcação
Área de edição de texto - basta clicar na página e começar a digitar
Explorar - pesquisa e localiza algo em seu texto
Modo de edição/sugestões/visualização
A barra de ferramentas possui atalhos com funcionalidades para personalizar textos, imagens, tabelas e outras funcionalidades. Algumas opções presentes no quadro abaixo só aparecem para determinados tipos de conteúdos, como tabelas ou imagens. Veja:
Exportar um arquivo significa gerar um arquivo para ser utilizado fora do Documentos do Google. Para realizar esse processo basta acessar o menu Arquivo na barra de menus, selecionar a opção Fazer download, selecionar o formato desejado (pdf, docx, odt, …) conforme é mostrado na figura 23 e escolher o local onde o arquivo será salvo.
Para compartilhar um arquivo podemos seguir o formato apresentado na seção Compartilhando arquivos e pastas. É possível compartilhar o arquivo diretamente da ferramenta através do botão Compartilhar que é um botão azul localizado no canto superior direito do Google Docs ou através do menu Arquivo nas opções Compartilhar ou E-mail.
As opções para compartilhar são as mesmas apresentadas anteriormente: compartilhar com pessoas e grupos ou através de link compartilhável. E as restrições de acesso continuam sendo as mesmas: Editor, Comentarista ou Leitor. As pessoas ou grupos inseridos podem fazer alterações ao mesmo tempo, e você pode ver as alterações simultaneamente.
O Google ainda fala sobre as opções de compartilhamento que variam de acordo com o tamanho do grupo ou do número de pessoas.
Até cem pessoas: você pode permitir que até cem pessoas com permissões para visualização, edição ou comentário acessem um arquivo do Documentos Google ao mesmo tempo.
Cem ou mais pessoas: quando cem ou mais pessoas estiverem acessando um arquivo, somente o proprietário e alguns usuários com permissões para edição poderão editar o arquivo. Para permitir que mais de cem pessoas vejam ou editem seu arquivo ao mesmo tempo é recomendado a publicação como uma página da Web.
Na figura abaixo é possível observar o processo para compartilhar um arquivo no Documentos Google.