Planilhas
PARTE 1
PARTE 1
Com o Planilhas Google, você pode criar e editar planilhas diretamente do navegador da Web sem qualquer software especial. É uma alternativa aos softwares de planilhas mais conhecidos como o Microsoft Office Excel e o Libre Office Calc. Várias pessoas podem trabalhar simultaneamente de forma colaborativa visualizando as alterações em tempo real. Assim como as demais ferramentas do Google, cada mudança é salva de forma automática.
Para criar uma planilha devemos acessar https://docs.google.com/spreadsheets ou http://sheets.google.com. Em ambos os endereços é aberta uma janela no navegador de internet indicando a página inicial e atalhos para a criação de planilhas Em branco e uma galeria de modelos pré-definidos. Ainda nessa mesma tela é possível visualizar um histórico de documentos recentes.
Outra forma de criar uma planilha Em branco é através do Google Drive a partir do botão Novo, direcionando o cursor do mouse para a seta ao lado de Planilha Google e selecionando a opção Documento em branco. Veja o processo na figura abaixo.
É possível importar e converter arquivos para dentro de Planilhas Google. O processo de importação já foi mostrado na seção Fazendo upload de arquivos ou pastas. Vamos seguir os passos abaixo para relembrar o processo.
Acesse o Google Drive.
Clique em Novo e depois Upload de arquivo.
Escolha o arquivo que você quer importar do seu computador para adicioná-lo ao Drive.
Na janela "Upload concluído", clique em Mostrar local do arquivo.
Clique com o botão direito no arquivo e selecione Abrir com e depois Planilhas Google.
Quando você converte um arquivo de outro programa, uma cópia do arquivo original é criada no formato do Documentos, Planilhas ou Apresentações. Após fazer isso, você poderá editar o arquivo no seu navegador.
Se você armazenou arquivos da Microsoft no Drive, também poderá atualizá-los sem fazer a conversão.
O Planilhas Google salva as alterações em seu arquivo de forma automática e em tempo real. É só observar o item Salvando / Alterações salvas no Drive
O ambiente de edição do programa possui as mesmas divisões aparentes nos demais apps do Google contribuindo para uma melhor familiarização. Basicamente, as planilhas são como grandes tabelas bidimensionais organizadas em colunas (letras) e linhas (números). Historicamente, uma planilha é uma página de registro contábil útil para gerenciar dados.
Ícone do Planilhas do Google
Título do documento
Identificação de Favorito
Barra de menu
Barra de ferramentas
Identificação e conteúdo das células ativas
Comentários, Apresentação e Compatilhamento
Célula e Célula Ativa
Identificação de colunas com letras
Identificação de linhas com números
Planilhas do documento
A base para uma melhor compreensão na utilização de planilhas é a possibilidade de inserção de dados em células. Uma célula é definida pela interseção entre uma linha e uma coluna sendo identificada com uma letra e um número. Nas planilhas do Google, por padrão, existem 26 colunas (A - Z) e 1000 linhas sendo a primeira célula identificada como A1 e a última célula sendo Z1000. Havendo necessidade, é possível adicionar mais linhas e colunas.
Uma célula ativa é identificada em uma área específica junto ao seu conteúdo como mostrado na figura acima. O conteúdo da célula a ser mostrado pode se dar por 2 situações:
Um número ou um texto; ou
Uma fórmula ou função (mostrado por padrão);
Ao iniciarmos a elaboração de uma planilha, podemos utilizar alguns recursos que poderão facilitar a navegação entre as células, na tabela abaixo descrevo algumas teclas:
Você pode selecionar conteúdo de uma ou mais células, linhas e colunas.
Clique em uma célula para selecioná-la.
Clique na célula inicial e arraste para as demais formando um intervalo.
Clique na célula inicial, segure a Tecla CTRL e selecione as adjacentes.
Clique na célula inicial, segure SHIFT e clique em outra célula formando um intervalo. (Mesmo efeito do item 2)
Ao concluir a digitação de dados em uma determinada planilha e observar que “esquecemos” alguma informação, não necessariamente precisamos apagar tudo e digitar novamente, pois é possível inserir uma célula e digitar apenas o dado que faltou.
Para inserir linhas ou colunas, será necessário apenas clicar com o botão direito do mouse no local desejado, clicar na opção de inserir linha ou inserir coluna. Quando adicionar uma linha inteira ela ficará acima da linha atual e quando adicionar uma Coluna inteira ela ficará à esquerda da coluna atual.
Ainda é possível inserir apenas células e descolocando o conteúdo das demais para a direita ou para baixo.
É o processo inverso ao anterior, porém deve-se ter o cuidado que ao excluir a linha ou a coluna todos os dados contidos nas células serão excluídos. Para excluir linhas ou colunas:
Clique com o botão direito do mouse sobre a célula desejada
Selecione a opção de excluir linha ou excluir coluna
Ainda é possível excluir apenas uma única célula e deslocar o conteúdo das demais para a esquerda ou para cima.
Se a planilha que é criada automaticamente não for suficiente para os registros dos dados, existe a possibilidade de inserir quantas forem necessárias. As planilhas criadas dentro de um mesmo arquivo ficam dispostas através de abas na parte inferior da tela. Por padrão são nomeadas de Página 1, Página 2 e assim por diante. Para adicionar uma nova planilha clique no sinal de +.
Adicionar página
Lista de todas as páginas
Página ativa
Além de adicionar uma nova planilha em seu arquivo, é possível excluir, duplicar (criar uma cópia), copiar para outro arquivo, renomear, alterar a cor, proteger e ocultar. Para acessar essas opções clique na seta para baixo localizada ao lado do nome da planilha a qual deseja realizar alguma ação.
Com o ponteiro do mouse posicionado entre linhas ou colunas, clicando e mantendo pressionado o botão, deslocando-o para cima ou para baixo no caso de linha, e para a esquerda ou direita no caso de coluna, você aumenta ou diminui a área de linha ou coluna (altura ou largura) na planilha.
A barra de ferramentas possui a maioria das funções necessárias para a edição de sua planilha. Nela é possível definir o tipo de dados da célula, formatar a fonte (tipo, tamanho e cor, negrito, itálico, tachado), alterar a cor do preenchimento (padrão é branco), mostrar bordas, alinhamento do texto (horizontal, vertical e rotação do texto), ajustar o texto na célula, inserir gráficos, criar filtros e inserir funções.
1. Desfazer (Ctrl + Z)
2. Refazer (Ctrl + Y)
3. Imprimir (Ctrl + P)
4. Pintar formatação
5. Zoom
6. Formato de dados
7. Tipo de fonte
8. Tamanho da fonte
9. Negrito, Itálico, Tachado e Cor
10. Preenchimento
11. Bordas
12. Mesclar células
13. Alinhamento horizontal e vertical
14. Ajuste de texto
15. Rotação do texto
16. Inserir link (Ctrl+K)
17. Inserir comentário
18. Inserir gráfico
19. Criar um filtro
20. Funções