Conceitos iniciais
Parte 2
Parte 2
Todo computador trabalha obedecendo um fluxo básico de tarefas, ou procedimentos: a ENTRADA, o PROCESSAMENTO e a SAÍDA.
A entrada de dados é a etapa preliminar para se utilizar o computador. A partir desse procedimento o computador faz o processamento da informação e poderá enfim mostrar o resultado que pode ser a abertura de um programa, a escrita de um texto, o processo de inicialização do sistema e vários outros procedimentos.
Logo:
Entrada : Introduzem informação para posterior processamento
Processamento : Executa as instruções do programa (software)
Saída : Apresentam ou armazenam o resultado do processamento.
Para seguir esses passos o computador precisa de uma estrutura básica para seu funcionamento, muitos desses componentes são chamados de periféricos e eles podem ser de ENTRADA, SAÍDA ou ENTRADA/SAÍDA.
Teclado – É o item mais famoso e popular de um computador. Normalmente qualquer computador possui pelo menos um teclado.
Mouse – Também muito popular, é um equipamento que aponta para algo na tela do computador e no sistema é representado por uma seta que também pode ser chamada de cursor. Em computadores portáteis o mouse é comumente substituído por um touchpad que é uma área sensível ao toque.
Câmeras – É uma categoria de entrada de dados que possui diferentes aplicações. Hoje em dia as câmeras ou webcam são utilizadas para reconhecimento facial, chamadas de vídeo, fotos, QR Codes e várias outros.
Scanner - equipamento que capta imagens em geral, tal como um fotocopiadora. As imagens são digitalizadas (codificadas) ao serem enviadas para o computador.
Microfone – tal como um microfone comum, serve para captar o som (vozes ou qualquer outro som produzido) para o computador.
Monitor de vídeo – normalmente um dispositivo que apresenta informações na tela de LCD, como um televisor atual. Outros monitores são sensíveis ao toque (chamados de touchscreen), onde podemos escolher opções tocando em botões virtuais, apresentados na tela (então, neste caso funcionam também como equipamento de entrada de dados). São muito utilizados em agências bancárias.
Impressora – também muito popular e conhecida por produzir informações impressas em papel. observação: atualmente existem equipamentos chamados impressoras multifuncionais, que comportam impressora, scanner e fotocopiadoras num só equipamento.
Caixas de som / Fone de ouvido – Enviam os sons armazenados e processados no computador para o ambiente externo.
São dispositivos que tanto promovem tanto a entrada quanto a saída de dados ou informações do computador.
Drive de CD/DVD – Apesar de estar sumindo do mercado, os leitores de CD/DVD presentes nos computadores fazem a função de ler o disco e também de gravar dados, ou seja, faz a função de entrada de dados e também da saída de dados.
Pen drive – Assim como o leitor/gravador de discos, o pendrive serve para transportar dados de um computador para o outro ou simplesmente armazenar qualquer arquivo. Ele é capaz de gravar informações (Saída) ou servir de fonte para entrada de arquivos.
Touchscreen – é um tipo de tela/monitor de vídeos capaz de mostrar uma imagem (saída) e de receber comandos a partir da sensibilidade ao toque (entrada). Normalmente presente em tablets e smartphones, ele também pode ser encontrados em terminais de caixa eletrônico nos bancos.
Impressoras Multifuncionais – São equipamentos que unem várias funções em apenas um único dispositivo. Serve para escanear um documento para o computador (entrada) ou para imprimir um arquivo (saída).
Quando falamos em processamento de dados, lembramos do termo CPU (sigla inglesa que significa Unidade Central de Processamento). A CPU, ou simplesmente processador, fica conectada na placa mãe do computador juntamente com a memória rom, memória ram e discos de armazenamento. Todos esses componentes estão internamente organizados dentro de um gabinete.
Processador - elemento responsável pela interpretação das instruções dos programas (software). Exemplo de instruções: uma operação aritmética, a leitura de uma informação, gravação de uma informação no disco, instruções de comparação (exemplo: a data lida é maior que a data de hoje?). Os modelos de processadores atualmente mais conhecidos são o i5, i7, Core 2 Duo, Core2 Quad, Phenom X4 Quad Core e Turion X2, dentre outros.
Memória RAM – conhecida também por memória principal. Tem a função de armazenar temporariamente todas as informações que serão usadas pelo processador (basicamente instruções dos programas e dados que essas instruções precisam para resolver as tarefas). Só armazena dados enquanto o computador estiver ligado (dispositivo volátil).
Memória ROM – esta é uma memória que já vem gravada do fabricante e é usada somente quando ligamos o computador, para carregamento de funções básicas para o seu funcionamento.
Placa mãe – A placa-mãe (do inglês motherboard, composto de mother "mãe" e board "placa"; também chamada em inglês de mainboard) é a parte do computador responsável por conectar e interligar todos os componentes, ou seja, processador com memória RAM, disco rígido, placa gráfica, entre outros.
Cooler – Uma espécie de ventiladorzinho que tem a função de reduzir o calor gerado pelos componentes da máquina, principalmente o produzido pelo próprio processador. Ou seja, é o responsável por "refrescar o computador".
HD (disco rígido ou Hard Disk) – Também chamado de memória secundária, trata-se de um disco com superfície magnetizável. É o componente responsável pelo armazenamento de dados de um computador. Atualmente pode ser substituído por SSD (solid-state drive) que é uma nova tecnologia de armazenamento considerada a evolução do disco rígido (HD).
Todos os computadores são formados por hardware e software. Hardware é um termo que representa a parte física, ou seja, é tudo que há de concreto (você pode tocar) num computador. Os dispositivos e acessórios descritos anteriormente, além de fios, cabos e placas, são exemplos de hardware.
Software é um termo que representa o “oposto”, ou seja, não são elementos concretos, e sim o que diz respeito à parte lógica usada no computador, ou seja, são os chamados programas de computador. As pessoas que estudam programação são aquelas que criam os programas, elas são chamadas de programadores ou desenvolvedores.
Programas são uma sequência de instruções escritas para serem interpretadas por um computador com o objetivo de executar tarefas específicas.
TV Escola
Videoaula - Prof. Fredy