Planilhas
Parte 3
Parte 3
Uma função é uma fórmula predefinida que realiza cálculos usando valores específicos adicionados por você. Uma das principais vantagens de usar estas funções, é que podemos economizar bastante nosso tempo pois elas já estão prontas e não é necessário digitá-las totalmente.
As funções nas Planilhas do Google, por padrão, são armazenadas em inglês, ou seja, se você escreve a função =soma(A1+B1) o programa permite a escrita em português e ao apertar o enter a planilha faz a conversão da fórmula automaticamente para o nome da função em inglês. No caso Soma é convertido para Sum.
=SOMA(CÉLULA INICIAL:CÉLULA FINAL)
A função Soma tem por finalidade somar valores dentro de um critério específico (região pré-determinada). No exemplo abaixo vamos considerar a soma no intervalo de A1 até D1 e inserir a fórmula =SOMA(A1:D1) e teclar ENTER.
Nas Planilhas do Google a função SOMA equivale à SUM (Soma em inglês).
Onde:
E1 - Célula que vai receber a função SOMA ( )
A1 - equivale a Célula inicial dentro de um intervalo.
: - significa que há um intervalo ATÉ a célula final.
D1 - Célula final do intervalo.
Obs: a função SOMA é delimitado por "(" e ")" e dentro dele os ":" significa que há um intervalo e a função somará todas as células entre E4 e E7.
Para fazer o mesmo procedimento nas células abaixo só precisaríamos puxar a alça de cópia que a função seria atualizada de acordo com o intervalo de cada linha. Assim seria =SOMA(A2:B2), =SOMA(A3:B3) e assim por diante. Se a intenção é somar todos os valores entre o intervalo A1 e D3 a função ficaria =SOMA(A1:D3).
A grande maioria das funções utilizam os conceitos de intervalo apresentados aqui.
=MÉDIA(CÉLULA INICIAL:CÉLULA FINAL)
A função retorna a média aritmética de um determinado intervalo. As médias calculadas vão ser equivalentes à quantidade de células preenchidas. Ex: se você determinou um intervalo de 4 células mas possui valor em apenas uma delas, então a média será o próprio valor. Se houver 2 células preenchidas então a planilha soma 2 valores e divide por 2 e assim sucessivamente.
No Planilhas do Google, a função MÉDIA( ) equivale a AVERAGE( ) e segue o mesmo conceito de intervalo das demais funções.
Neste exemplo temos:
E2 - Célula que receberá a função MÉDIA
A2 - Célula inicial dentro do intervalo
: - significa que há um intervalo ATÉ a célula final.
D2 - Célula final dentro do intervalo.
= SE(teste_lógico, [valor_se_verdadeiro], [valor_se_falso])
A função SE é muito procurada pelas pessoas que desejam aprofundar seus conhecimentos na ferramenta. Nela, por meio de testes lógicos, podemos pedir para que a planilha exiba uma mensagem, por exemplo sob uma condição, e outra sob outra condição.
Para entender como funciona é preciso entender bem os operadores de comparação já mostrado em tópico anterior. Para a função SE funcionar precisa dos seguintes itens:
Na planilha Boletim Escolar exposta em seguida, veremos um exemplo de fórmula que surge diante da seguinte situação:
SE A MÉDIA FOR MAIOR OU IGUAL A 7 ENTÃO APROVADO,SENÃO REPROVADO
No exemplo acima, a célula que está recebendo a função SE vai avaliar a média final e, se for maior ou igual a 7 (verdadeiro), a célula apresentará "Aprovado", se for menor que 7 (falso) a célula apresentará "Reprovado".
Para evitar texto demasiadamente longo, todas as funções apresentadas abaixo seguem os mesmos conceitos de intervalo já apresentados.
=MULT(A1;D3) ou =PRODUCT(A1;D3) - Exibe o produto dos valores selecionados
=MÁXIMO(A1:D3) ou MAX(A1:D3) - Exibe o maior valor dentro do intervalo
=MÍNIMO(A1:D3) ou MIN(A1:D3) - Exibe o menor valor dentro do intervalo
=CONT.VALORES(A1:D3) ou COUNTA(A1:D3) - Exibe a quantidade de células preenchidas no intervalo
=CONTAR.VAZIO(A1:D3) ou COUNTBLANK(A1:D3) - Exibe a quantidade de células em branco no intervalo.
=CONT.SE(A1:D3;3) ou COUNTIF(A1:D3;3) - Exibe a quantidade de células que contêm o parâmetro 3 (o 3 pode ser substituído por qualquer valor desejado e no caso de uma palavra utilize “aspas”).