Um espaço comum criativo é livre, aberto, partilhável, com acesso equitativo. Exige descentralização, relocalização e diferenciação de tecnologia e conhecimento.
Defender que a informação e as normas sejam:
GRATUITAS - informação disponível livremente para qualquer pessoa que queira ter esse acesso.
EDITÁVEIS - em formatos editáveis para permitir às pessoas remixar, adicionar, construir, aprender e melhorar,
ABERTAS- compartilhadas sob licenças abertas para permitir a colaboração descentralizada legal. Permitir o acesso ao conhecimento, vacinas/medicamentos. Permitir o direito de consertar, acesso a tutoriais de reparação e peças sobressalentes.
Políticas Creative Commons que requerem que a pesquisa com financiamento público seja disponibilizada sob uma licença aberta ou dedicada ao domínio público (por exemplo, dados e pesquisa Covid-19 ) e que todos os recursos educativos sejam licenciados abertamente para facilitar a divulgação de informação confiável e prática ao público.
A Internet e os mídia pública precisam de ser um espaço público aberto, não comercial, que permita às comunidades se conectarem globalmente e partilharem conhecimentos e experiências.
Acesso à Internet para todos.
Separar a publicidade da Internet, dos meios de comunicação social e outros canais públicos para criar espaços livres da pressão comercial.
Permitir que os resultados das buscas fiquem livres de propagandas.
Acesso às energias renováveis e redes para as comunidades excluídas.