Este é um documento “vivo”, criado e com contribuições constantes. Foi construído, moldado, explicado e fundamentado por uma equipe dinâmica e crescente de colaboradores do Greenpeace para servir como uma fonte de inspiração para a própria organização. O seu objetivo foi ilustrar os princípios de um modo de vida, alinhado com os valores e com o programa global do Greenpeace e, ao mesmo tempo, propor caminhos potenciais para a mudança que podem transformar a economia e salvar empregos, prevenir as mudanças climáticas, a perda de biodiversidade, combater a desigualdade e garantir o bem-estar. O documento agora será amplamente compartilhado, com o compromisso de testar ideias, buscar ajuda, contribuições, gerar colaboração e intercâmbio. É um arquivo aberto e ativo para ideias e conhecimentos. Este trabalho está em constante construção, não é final; é sugestivo, exploratório e autorreflexivo.
A natureza deste trabalho sobre Futuros Alternativos envolve mergulhar profundamente em histórias – muitas vezes dolorosas – que examinam a desigualdade e navegam pelo poder e pelas desigualdades. Nem o documento nem os seus colaboradores assumem a homogeneidade ou creem que exista um número finito de respostas. Conhecemos a complexidade do nosso foco em termos de identidade, linguagem, gênero etc. Embora utilizemos termos como "Sul Global" e "Norte Global", reconhecemos que linguagem é complicada e continuamos abertos para que a terminologia se torne mais robusta e precisa.
Não existe uma ordem específica para ler o documento. Aconselhamos começar pela introdução e depois seguir a sua curiosidade.