VISITA TÉCNICA A PARACATU DE BAIXO

Relato de experiência

  Visita Técnica a Paracatu de baixo

                           Escrito por:

Lúcia Helena Pio – Coordenadora de Serviços de Capacitação.

Marília Coura- Coordenadora do Ensino fundamental Anos Finais.

 

Mariana, 16 de março de 2023.

 

Foi realizado no dia 15 de março de 2023 às 9h uma visita técnica, por parte da Secretaria Municipal de Educação, ao reassentamento de Paracatu de Baixo, distrito da cidade de Mariana, que foi atingido em 2015 pelo rompimento da barragem de Fundão. O Objetivo da visita foi o de acompanhar e observar o andamento da construção da escola, que se encontra parcialmente em fase final, além de troca de informações sobre o desenvolvimento e gerenciamento de forma geral do reassentamento do local.

O total de visitantes da secretaria eram de 8 pessoas, e fomos recebidos na portaria do reassentamento de Paracatu pela equipe da Fundação Renova responsável da obra. O engenheiro Rafael D’Ângelo nos encaminhou ao escritório da empresa no qual nos foi servido um belo café da manhã. Depois fomos direcionados a sala ao lado onde estava montado a maquete representativa do novo Paracatu de Baixo.

   Foi nos explicado todo processo de construção da maquete bem como as modificações que foram necessárias para o início das obras. Foi possível perceber que todo arcabouço teórico e prático estavam bem desenvolvidos quanto ao espaço até a entrega do produto final: obras finalizadas. Após, todas as dúvidas referentes à apresentação inicial serem sanadas, fomos direcionados a visitar o espaço escolar.

Chegando ao prédio escolar percebemos que a obra está quase sendo finalizada. O espaço é em média amplo, constituído de dois andares divididos por segmento da Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II, além disso há uma subdivisão dos andares em salas de aulas, salas temáticas, pátio, cozinha, refeitório, corredores, escadas e passarelas. Foi possível ver que as salas foram construídas pensando no conforto e acessibilidade do corpo docente e discente, mas alguns pontos foram destacados pela equipe da secretaria devido ao desenvolvimento da prática educacional no dia a dia como: local de anexar o quadro e tomadas.

Toda a equipe da Renova, responsável pelas obras de Paracatu, se colocaram a disposição para demais visitas, informações, sugestões e críticas, além de evidenciarem que todo trabalho em equipe será sempre produtivo. Enfim, deixamos nossos sinceros agradecimentos pela recepção, informações e acolhimento nesta visita e desejamos que continuem com grande êxito as construções do novo Paracatu e que possamos esperançar o futuro das famílias atingidas na retomada de vivências e convivências.