COORDENADORIA INTERINA DE APOIO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA VISITOU A EQUOTERAPIA PEQUEMO ARTHUR

No último dia 26 de outubro a Coordenadoria interina de Apoio à Educação Inclusiva visitou a Equoterapia Pequeno Artur localizado no Condomínio Bouganville no bairro Morro Santana. 

A equoterapia consiste na utilização de cavalos no tratamento de pessoas com deficiência. A Equoterapia Pequeno Artur é um projeto piloto que já está sendo executado por uma equipe composta pelos seguintes profissionais: médico, fisioterapeutas, psicólogos, auxiliares, equitador e pedagoga, sendo que os profissionais são também equoterapeutas.

Inicialmente o projeto atende um número limitado de praticantes, mas há um planejamento de ampliação do atendimento, inclusive aos idosos do Lar Santa Maria com o objetivo de contribuir para a melhora da saúde mental e emocional, propiciando momentos de relaxamento e socialização. 


O foco do projeto é auxiliar no desenvolvimento, físico, emocional e cognitivo das crianças e adolescentes com deficiência, uma vez que a equoterapia proporciona vários benefícios. Dentre eles, a melhora do equilíbrio e da postura, aumento da força muscular, auxílio no desenvolvimento da coordenação motora, estímulo do funcionamento dos órgãos internos, da sensibilidade tátil, visual e auditiva além de proporcionar sensação de bem- estar, aumentar autoestima, a autoconfiança, facilitar a integração social e estimular o afeto por meio do contato com os animais. 

A Equoterapia Pequeno Artur é um projeto que tem cerca de três anos e meio de criação, mas somente agora recebeu apoio da prefeitura municipal para a sua concretização.