SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO FAZ PARCERIA COM O MOVIMENTO MÃES DA (R)EXISTÊNCIA

1 º Semana da Diversidade: 

“Respeito aos modos de ser” marca a cidade de Mariana

     Aconteceu do dia 11 ao dia 17 de maio, a primeira semana da diversidade denominada nesta primeira edição: “ Respeito aos modos de ser,” que marcou o município de Mariana. O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com o coletivo Mães da (R) existência, (coletivo este que luta em prol dos sujeitos LGBTQIAP+ no município de Mariana, de forma a orientar, conscientizar e desenvolver ações para a defesa e elevação da comunidade, bem como no auxílios aos pais e estes sujeitos no bem estar mental, físico e social). 

      A semana atendeu aos preceitos legais da Lei Estadual 16.636 de 03 de janeiro de 2007, denominada: Luta Contra a Homofobia e a Lei Municipal de número 90 de 2020, que institui no município a ”Semana Municipal da Luta LGBTQIA +” no município, conquistada pelo coletivo Mães da (R) existência em 2019. Já que no dia 17 de maio se torna o dia internacional e mundial representativo dessa luta, em que a organização mundial da saúde despatologizou a homossexualidade. Está semana abrangiu a sociedade e todo corpo docente escolar, com o intuito de conscientizar, sensibilizar e orientar os participantes sobre os direcionamentos adequados às pessoas identitárias e não identitárias, no que diz respeito às diferenças existentes dentro do município e da sociedade, visando combater práticas discriminatórias.

    O evento contou com palestra nas escolas, a caminha arco - íris com simpatizantes, ativistas e mães de sujeitos LGBTQIAP +, que percorreu as ruas da cidade com apoio da prefeitura e demais secretarias como a de Desenvolvimento e Cidadania com a fanfarra do CRIA, e a de saúde, com a tenda com a medição de pressão e o cadastro para a mudança do nome social no cartão do SUS. A semana, bem como o dia 17 de maio, data oficial que marca esta luta, foi marcada pela exposição das atividades pelos alunos nos contextos escolares e o evento de encerramento no antigo Sesi Mariana. Em conjunto com o lançamento e a exibição do documentário produzido pela própria Secretária de Educação com a Secretaria de Governo, intitulado:“Trajetórias: Vivências, e experiências de LGBTQIA + no município de Mariana”, a fim de conhecer esse público que reside na própria cidade e as suas trajetórias na sociedade, do contexto escolar até a vida profissional, além dos direitos humanos que protege estes sujeitos. 

      O documentário perpassa na ressignificação dos espaços onde os participantes estão inseridos, a importância da família neste processo de aceitação e pertencimento dos filhos. O evento também contou com a roda de conversa: “ Direitos aos LGBTQIA + na educação”, com os mestres em educação Edgar de Barros, Adelina Barbosa do programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e a Teresa de Jesus, diretora e co-fundadora do Coletivo Mães da (R )existência. As Homenagens aos sujeitos LGBTQIA + até mesmo do município, pela luta e representatividade dentro da cidade, bem como a performance artística pela dançarina Gabriela Augusta. 

      O documentário citado, assim como as demais atividades referentes à diversidade e ao respeito aos sujeitos identitários e não identitários, consiste em um material a longo prazo para as instituições escolares como recurso de formação, conhecimento e sensibilidade. Já que não se contém recursos para a abordagem dos professores nas instituições escolares. Sendo assim, torna-se a primeira ação dentro da cidade referente a esse fundamental assunto depois da promulgação da lei 90/2020, denominada: “Semana Municipal da Luta LGBTQIA +” na cidade

MÃES DA (R)EXISTÊNCIA

O debate sobre a diversidade torna-se peça importante para o estabelecimento do respeito às diferenças. O ambiente escolar, sendo o primeiro espaço de socialização, é um dos espaços fundamentais na qual se faz necessário abordar cultura, costumes e valores. Desta forma os indivíduos integram a si a diversidade existente em uma sociedade, assim a convivência harmoniosa as diferenças, serão significativos no mundo.

Visando a inclusão, os princípios da equidade nos âmbitos educacionais e sociais, a Secretaria Municipal de Educação realiza uma parceria com o movimento Mães da ( R ) existência. Este movimento, não governamental, foi fundado em julho de 2019 em prol da comunidade LGBTQIA + na cidade de Mariana, abrangendo toda a 

região dos inconfidentes. Cujo intuito é na conscientização no respeito às diferenças na sociedade, orientações para a não propagação do discurso cisheteronormativo que gera a violência e o preconceito. No desenvolvimento de ações para a defesa e elevação da comunidade, bem como no auxílio aos pais em dúvidas e no processo de aceitação dos filhos, juntamente com a educação, a saúde, quanto sobre assuntos pertinentes que auxiliam no bem-estar mental, físico e social destes sujeitos.


Para mais informações entre em contato:

Telefone/ Whatsapp: Matheus: 31- 98430-6461 / Teresa: 31- 99787 - 5219  Liana: 31 - 8269-6541

Email: maesdarestencia@gmail.com Instagram: @maesdaresistencia

Facebook: Mães da Resistência (Mariana - MG)

WhatsApp Video 2023-05-16 at 08.35.41.mp4