E. M. ANÍBAL DE FREITAS REALIZA VISITA TÉCNICA


Relato da Pedagoga Athália Denise dos Santos


OBJETIVO: Considerando as propostas pedagógicas para o 2º bimestre de 2023, de acordo com a Matriz Curricular do 3º ano, identificamos a necessidade de planejar diferentes vivências para que os(as) alunos(as) pudessem materializar as habilidades, objetos de conhecimentos e conteúdos previstos nos componentes curriculares, especificamente em História, Ensino Religioso, Geografia e Arte, através da interdisciplinaridade. 

Dessa forma, as visitas em campo foram uma condizente metodologia para o desenvolvimento das habilidades esperadas e para consolidação dos conhecimentos acerca dos patrimônios históricos materiais e imateriais, da cultural local, das técnicas construtivas e elementos artísticos dos templos tombados pelo Patrimônio Histórico e espaços religiosos. CONHECER É UMA FORMA DE PERTENCER! 


COMO FOI: Em Cachoeira do Brumado, os alunos visitaram a queda d'água do Rio Brumado, patrimônio natural e paisagístico do Município de Mariana, museu do tropeiro, o interior da Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, que foi completamente  restaurada com 100% de recursos da Prefeitura de Mariana por meio do COMPAT, recentemente (inclusive o diretor Fernando foi um dos restauradores), o adro da paróquia e observaram os poucos casarões antigos do distrito. O memorial dos tropeiros é um espaço que conta a história daqueles homens que foram responsáveis pela integração econômica e cultural entre muitas regiões distantes. Um dos tropeiros homenageados no museu é o saudoso Mário Ramos Eleutério. 

Em Mariana, os alunos foram recebidos no Centro de Atenção ao Turista - CAT com um vídeo institucional sobre a cidade de Mariana e receberam materiais como mapas e passaporte cultural, Praça Minas Gerais, Praça Gomes Freire, Rua Direita, Rua Dr Gomes Freire, Casa dos artistas. Além de localizarem relevantes Museus como o de Arte Sacra e do poeta Alphonsus Guimarães, a visita foi guiada pelo diretor Fernando, que tem formação em Museologia e Restauração. 


Em todas as visitas foi gratificante ver o interesse dos alunos e a aprendizagem acontecer para além da sala de aula. 


Agradecemos a todos os envolvidos: professora, monitora, pais, alunos, equipe diretiva, Secretaria de Educação, setor Pedagógico e setor de Transporte, professora Juraci Magalhães Eleutério, que recepcionou os alunos na queda d'água e museu do tropeiro, e as recepcionistas do CAT e Sr. Arlindo e Geraldino da Casa dos artistas.