SOBRE O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL NO FORMATO REMOTO

O  Programa de Educação em Tempo Integral, lançado em 2007 pelo município de Mariana/MG, tem como objetivo promover a cidadania ativa e a participação dentro e fora da escola, possibilitando a interação dos alunos com o seu ambiente social, cultural, esportivo e educativo, visando melhoria do aprendizado e da qualidade de vida.

Atualmente, o programa atende os alunos dos anos iniciais (1° ao 5°) através da adesão. As oficinas ofertadas são: Teatro e Dança; Música; Estudos Orientados; Artesanato; Esporte e Lazer e Educação Patrimonial e Ambiental.

As escolas atendidas pelo Programa são:

§ Escola Municipal Bento Rodrigues

§ Escola Municipal Cônego Paulo Diláscio

§ Escola Municipal Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida

§ Escola Municipal Padre Antônio Gabriel de Carvalho

§ Escola Municipal Wilson Pimenta Ferreira

§ Escola Municipal Sinhô Machado

§ Escola Municipal Joaquim Emilio Baptista

§ Escola Municipal Dante Luiz dos Santos

§ Escola Municipal de Passagem de Mariana

§ Escola Municipal Serra do Carmo

§ Escola Municipal de Paracatu de Baixo

§ Escola Municipal de Barro Branco

§ Escola Municipal de Campinas

§ Escola Municipal Professora Celina Célia Gomes

§ Escola Municipal de Mainart


Atendendo ao objetivo do programa, a seguinte linha de trabalho norteia as oficinas nas escolas:

●  Atividade interativa que os alunos tenham condições de realizar de forma autônoma;

●  Ações que integrem o Tempo Integral com o ensino regular;

●  A atividade interativa tem como foco a experiência e o lúdico. Por meio delas, os alunos podem aprender através da interação dos diversos ambientes e objetos da cidade de Mariana/distritos e da própria escola. Essa é uma forma de olhar, sentir e aprender com significado. Ademais, de repensar o tempo e o espaço de forma potente para construir diferentes conhecimentos.

Ressalta-se que as atividades interativas levam em conta as habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que foram organizadas no Plano Pedagógico das oficinas através da Proposta Pedagógica do Tempo Integral. Esta é uma maneira de contribuir com a formação integral do aluno de forma integrada com o ensino regular.

O Programa não traz uma colaboração somente de caráter quantitativo em sua oferta, mas também qualitativo. Quantitativo porque considera um número maior de horas, em que os espaços e as atividades propiciadas têm intencionalmente caráter educativo. E qualitativo porque nestas horas são realizadas atividades escolares que ampliam, por meio de oficinas, as possibilidades de aprendizagem dos alunos, com o enriquecimento do currículo básico, a exploração de temas transversais e a vivência de situações que favoreçam os aprimoramentos pessoal e sociocultural do aluno.

Assim, considera-se significativa a proposta de Educação em Tempo Integral, pois ela transforma práticas educativas em algo mais interessante, oferecendo condições para que o aluno, em consonância com os componentes curriculares, pratique atividades que desenvolvam seu senso crítico, seu lado artístico e ainda cria condições para a descoberta de seus dons e valores, além de transformar seu tempo ocioso num momento de aprendizado contínuo, tornando possível a concretização de seus sonhos.


O TEMPO INTEGRAL EM FORMATO REMOTO - 2021

No ano de 2021, devido à pandemia de COVID-19, o Programa de Educação em Tempo Integral ocorreu no formato remoto atendendo os alunos dos Anos Iniciais (1º ao 5º ano). As oficinas que foram ofertadas são: Música, Educação Patrimonial e Ambiental, Estudos Orientados, Teatro e Dança, Artesanato e Esporte e Lazer.

A interação com os alunos com acesso à internet ocorreu através do WhatsApp. Para os alunos sem acesso à internet, ocorreu por meio dos Cadernos Interativos. A intenção foi criar momentos em que os alunos aprendessem através da interação dos diversos ambientes da casa, configurando, assim, como uma forma de repensar o tempo e o espaço para a formação integral.

As primeiras ações com os monitores foram os dois Encontros Formativos. O primeiro, teve como objetivo apresentar a proposta de trabalho no formato remoto. O segundo, ministrado por Gabriel Mendes e Felipe Camilo, monitores da Oficina de Informática, teve como objetivo apresentar as ferramentas para a criação de Mídias Digitais Educacionais. Nesse sentido, Deborah P. Pralon, monitora de Estudos Orientados, ressaltou a importância desses momentos de formação: “Foi possível conhecer e aprender de forma prática o uso de uma diferente ferramenta de trabalho. Formações como essas são muito úteis, pois nos possibilitam conhecer e utilizar algo novo que tem inúmeras maneiras de exploração com nosso trabalho de forma online”.

Dessa maneira, foram proporcionadas aos alunos diversas experiências em casa. Afinal, cada canto pode ser uma nova história para contar e recontar!