MANUAIS ESCOLARES

ANO LETIVO 2020/2021

Leya - Licenças Digitais gratuitas - 7.º, 8.º e 9.º ano

Como pode o aluno ter acesso aos manuais digitais?

1. Entrar em https://auladigital.leya.com/ e registar-se como Aluno.

2. Na opção Oferta escolar preencher os campos e ativar.

3. Selecionar Biblioteca e aceder aos manuais.

Ativação de todos os recursos digitais disponíveis dos manuais.

Para que os alunos possam usufruir gratuitamente desta ferramenta útil na consolidação de todos os conteúdos, as licenças têm de ser activadas (gratuitamente). Para que o processo de ativação das licenças gratuitas seja mais facilitado, devem ser consultados os documentos abaixo indicados (contém todos os passos para que os alunos acedam, instalem e usufruam da aplicação). As ativações podem ser efetuadas através da aplicação 20 SMART (utilização em telemóveis) ou através do 20 AULADIGITAL (para PC´s). Os alunos só necessitam de fazer uma ativação por ano de escolaridade, ficando com todos os manuais correspondentes.

Consulte a seguinte documentação - ACEDER

Escola Virtual

Acesso aos Recursos Digitais - INSCRIÇÃO

Para os alunos terem acesso aos recursos digitais (não aos manuais), deverão aceder a https://www.escolavirtual.pt/ e selecionar "Ativar códigos". Se ainda não estiverem inscritos, deverão inscrever-se seguindo os passos indicados. Os códigos estão na contra-capa dos manuais.

INFORMAÇÃO

MEGA - Manuais Escolares Gratuitos

- 03 de agosto de 2020 -

ACESSO AOS VALES RELATIVOS AOS MANUAIS ESCOLARES

A partir do dia 3 de agosto, para os alunos dos anos de escolaridade de continuidade (é possível que nesta data ainda não estejam disponíveis, devendo os EE aguardar alguns dias para realizar nova consulta):

1.º Ciclo - 2.º, 3.º e 4.º anos

2.º Ciclo - 6.º ano

3.º Ciclo - 8.º e 9.º anos

Secundário - 11.º e 12.º anos

A partir do dia 13 de agosto, para os alunos dos anos de escolaridade de inicio de ciclo:

1.º Ciclo - 1.º ano

2.º Ciclo - 5.º ano

3.º Ciclo - 7.º ano

Secundário - 10.º ano

ANO LETIVO 2019/2020

MANUAIS ADOTADOS

Ano Letivo 2019/2020

Consultar lista afixada na sala de alunos.

1.º Ciclo

2.º Ciclo

3.º Ciclo

Secundário

INFORMAÇÃO

- 24 de setembro de 2019 -

MEGA - Manuais Escolares Gratuitos

Informamos todos os encarregados de educação dos alunos dos cursos profissionais que já estão disponíveis alguns vales para levantamento dos manuais escolares nas papelarias. Até ao final da presente semana/início da próxima, deverão ficar todos disponíveis.

INFORMAÇÃO

- 16 de setembro de 2019 -

MEGA - Manuais Escolares Gratuitos

Informamos todos os encarregados de educação que aguardavam pelos novos vouchers (vales) para levantamento dos manuais novos nas papelarias através da plataforma MEGA, já se encontram disponíveis. Caso necessitem de auxílio para a emissão dos vales, podem deslocar-se aos serviços administrativos na sede do agrupamento.

INFORMAÇÃO

- 12 de setembro de 2019 -

MEGA - Manuais Escolares Gratuitos

Informamos todos os encarregados de educação que ainda não obtiveram todos os manuais escolares para os seus educandos (situações de manuais novos que ainda não aparecem na plataforma MEGA ou então que não levantaram o manual por não haver manuais reaproveitados disponíveis nos estabelecimentos de ensino), que aguardem porque o agrupamento está a tentar resolver as situações pendentes junto da plataforma MEGA.

Obrigado pela vossa compreensão.

INFORMAÇÃO

- 02 de setembro de 2019 -

MEGA - Manuais Escolares Gratuitos

Informamos os encarregados de educação dos alunos do 5.º ao 12.º ano que ainda não levantaram os manuais reaproveitados ou que se deslocaram à EB 2,3 para os levantar mas não estavam disponíveis, que se devem dirigir à escola sede do agrupamento (escola secundária) nos dias 5 e 6 de setembro (próxima quinta e sexta-feira), das 09h00 às 17h00, para a regularização da situação.

INFORMAÇÃO

MEGA - Manuais Escolares Gratuitos

- 24 de agosto de 2019 -

- atualizado em 29 de agosto de 2019 -

Levantamento dos Manuais Reaproveitados pelos Encarregados de Educação

Informamos todos os encarregados de educação que o levantamento dos manuais escolares reaproveitados, através dos vales (vouchers), irá realizar-se de acordo com o seguinte calendário:

Manuais reaproveitados do 2.º Ciclo, 3.º Ciclo e Secundário (do 5.º ao 12.º ano), nos dias 28 e 29 de agosto (quarta e quinta-feira) das 09h00 às 17h00, na escola EB 2,3 de Alpendorada.

Manuais reaproveitados do 1.º Ciclo (do 1.º ao 4.º ano), no dia 3 de setembro (terça-feira) das 09h00 às 13h00, no estabelecimento de ensino onde o aluno está inscrito.

Quanto aos livros novos, podem ser requisitados nas papelarias aderentes mediante a apresentação do(s) vale(s).

NOTA IMPORTANTE: para o levantamento dos manuais é necessário apresentar o(s) vale(s)/voucher(s) em PAPEL

Campanha Mochila Leve

- 05 de agosto de 2019 -

Consciente de que o peso das mochilas transportadas diariamente, a par da sua utilização inadequada, pode contribuir para a diminuição do bem-estar dos alunos, e atendendo às recomendações da Assembleia da República, o Ministério da Educação decidiu avançar com uma campanha de sensibilização dirigida a alunos, encarregados de educação, professores e diretores.

https://manuaisescolares.pt/mochilaleve

Brochura Geral : https://manuaisescolares.pt/Content/pdf/MLEVE_Geral_vs03.pdf

Brochura para Alunos e Encarregados de Educação: https://manuaisescolares.pt/Content/pdf/ML_AlunosEncEducacao_vsRev_vs03.pdf

Brochura para Escolas e Professores: https://manuaisescolares.pt/Content/pdf/ML_EscolasProfessores_vsRev_vs02.pdf

ANO LETIVO 2018/2019

ESCOLA VIRTUAL

- atualizado em 09 de outubro de 2018 -

(Encarregados de Educação)

ESCOLA VIRTUAL - 1.º ao 6.º ano

(Encarregados de Educação e Alunos)

Licenças Digitais - Registo via Escola Virtual em PC

AVISO

Aviso de 07 de setembro de 2018

MEGA - Manuais Escolares GrAtuitos

De acordo com o comunicado enviado às escolas de todo o país, a Sr.ª Diretora-Geral dos Estabelecimentos Escolares, Maria Manuela Pastor Faria, informa que "se procedeu à validação centralizada dos dados referentes à emissão dos vouchers remanescentes para os manuais dos 1.º e 2.º ciclos".

Assim sendo, solicitamos a todos os encarregados de educação que verifiquem se os vouchers relativos ao seu educando estão corretos, nomeadamente as seguintes situações:

1. Se têm vouchers atribuídos.

2. Se estão no voucher todos os manuais escolares de todas as disciplinas que o(a) aluno(a) irá frequentar.

3. Se os manuais escolares no voucher correspondem ao ano e escola corretos que o(a) aluno(a) irá frequentar.

Caso os vouchers não reunam uma das situações atrás descritas, deverão ser contactos os serviços administrativos do agrupamento, até à próxima segunda-feira, dia 10 de setembro, para que a direção submeta as anomalias à DGEstE/IGeFE.

nota 1: no 2.º ciclo (5.º e 6.º ano), deverá constar nos vouchers manuais escolares todos novos, ou seja, para serem levantados nas papelarias aderentes

nota 2: no 1.º ciclo (1.º, 2.º, 3.º e 4.º ano), poderá haver mistura de manuais escolares novos com manuais escolares reaproveitados, a serem levantados nos dias 13 e 14 em cada estabelecimento de ensino (os manuais reaproveitados do 1.º ciclo são também novos ou então estão praticamente novos); há vouchers em que aparecem manuais novos e reaproveitados para as mesmas disciplinas, cabendo ao encarregado de educação escolher se pretende levantá-los na papelaria ou no estabelecimento de ensino.

A Direção do Agrupamento

AVISO

Aviso de 03 de setembro de 2018

MEGA - Manuais Escolares GrAtuitos

Informamos que já é possível aos encarregados de educação acederem aos vouchers desde a plataforma www.manuaisescolares.pt e das aplicações móveis (1.º confirmar se o seu educando aparece na plataforma; 2.º visualizar o voucher - caso não apareça, deverá aguardar até dia 05 de setembro para que seja emitido).

No entanto agradecemos que os encarregados de educação, que necessitem de se dirigir aos serviços administrativos para que estes imprimam os vouchers, que o façam apenas a partir do dia 05 de setembro, quarta-feira (altura em que se prevê que os voucher estejam todos emitidos na plataforma).

A Direção do Agrupamento

AVISO

Aviso de 30 de agosto de 2018 - atualização

MEGA - Manuais Escolares GrAtuitos

Informamos que a plataforma (https://www.gesedu.pt/) que permite às escolas imprimir os vouchers dos manuais escolares gratuitos, se encontra hoje com inúmeros problemas de acesso.

De acordo com as informações fornecidas hoje pelos serviços centrais, mais concretamente pela IGeFE e DGEsTE, será possível emitir/imprimir os vouchers por parte dos encarregados de educação, desde a plataforma www.manuaisescolares.pt e das aplicações móveis, a partir da próxima segunda-feira, dia 03 de setembro.

Assim sendo, agradecemos que os EE não se dirijam à escola secundária para levantarem os vouchers e aguardem pelo início da próxima semana, altura que serão disponibilizadas novas informações.

Obrigado desde já pela compreensão de toda a comunidade escolar sobre este importante e delicado assunto, mas que ultrapassa a competência do nosso agrupamento, refeltindo-se estas dificuldades em todos os agrupamentos e escolas do país.

A Direção do Agrupamento

MEGA - Manuais Escolares gratuitos

Informamos os Encarregados de Educação que, embora a plataforma MEGA (Manuais Escolares GrAtuitos), e a respetiva aplicação para dispositivos móveis (edu rede escolar - iOS e Android), irão estar disponíveis para o registo inicial na respetiva plataforma a partir de dia 1 de agosto, não haverá qualquer acesso a informações relativas aos manuais disponíveis e respetivos "vouchers" para levantamento nas papelarias.

Quando essas informações e funcionalidades estiverem disponíveis, o agrupamento, através desta página, irá dar conhecimento aos EE quando o poderão fazer.

Cartaz Informativo - pdf e jpg

Despacho 11886-A/2012 de 6 de setembro

(Condições de aplicação das medidas de ação social escolar para o ano letivo 2012/2013)

Recomenda-se a leitura do Despacho nº 11886-A/2012 de 6 de Setembro, em particular os artigos: 7ºA, 7ªB e 13ªA do referido despacho, os quais esclarecem as regras de utilização e devolução dos manuais escolares, a partir do ano letivo 2012/2013.