CONCURSOS PEDAGÓGICOS

CONCURSO

- 11 de outubro de 2018 -

O concurso "Escola Alerta!" está incluído, desde a sua origem, no projeto da Educação Inclusiva, através da qual se pretende que todos/as estudantes desenvolvam e participem ativamente em projetos que promovam a construção de sociedades mais justas e inclusivas, no quadro da Democracia, do respeito pela diversidade e da defesa dos direitos humanos.

No ano letivo do novo paradigma da escola inclusiva, a 16.ª edição do “Escola Alerta!”, é, assim, ainda mais importante pois constitui um desafio excelente, na atual fase de mudança de atitudes e de ações e uma oportunidade para tornar os sonhos de inclusão em ações concretas, que demonstrem as capacidades de mudança e de transformação social de cada escola e comunidade envolvente.

O Concurso “Escola Alerta!”, desde 2003, tem como objetivo essencial mobilizar a comunidade educativa para a igualdade de oportunidades, a não discriminação e os direitos humanos, em particular os direitos das pessoas com deficiência.

Os trabalhos a realizar pelos/as alunos/as, sob a orientação dos/das docentes, deverão ter como referência obrigatória os princípios da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e da Lei de Bases da Prevenção, Habilitação, Reabilitação e Participação das Pessoas com Deficiência, na apresentação de propostas de solução exequíveis e inovadoras.

O Regulamento e demais documentação de apoio às candidaturas, estão disponíveis no sítio do INR, I.P., http://www.inr.pt, na página do Concurso “Escola Alerta!” 2018/2019 (16.ª edição), localizada no menu “Programas e Projetos "Escola Alerta!".

CONCURSO

- 11 de outubro de 2018 -

No passado dia 7 de agosto, o CPC enviou às escolas uma mensagem anunciando a 7ª edição do Concurso Imagens contra a Corrupção, que desafia os alunos a identificarem, com o apoio dos seus professores, situações de fraude ou de corrupção presentes no seu quotidiano ou relatadas em textos de diversos tipos que tenham lido em algum momento.

Os múltiplos trabalhos associados ao início do ano letivo levaram muitas escolas a solicitarem o alargamento do prazo para a pré-inscrição no Concurso.

Pode agora fazer a sua pré-inscrição até ao dia Até 31 de outubro

http://www.cpc.tcontas.pt/imprensa/noticias/2018/noticia_2018-10-25_02_cpc.html

A 7ª edição 2018-19 do Concurso está publicitada no site do CPC onde encontra o regulamento e outras informações relativas a edições anteriores.

Após a reflexão sobre as situações de corrupção ou de fraude e sobre os valores morais envolvidos as crianças e os jovens mostram o que aprenderam, elaborando trabalhos em que podem optar pela expressão plástica livre, por pequenas reportagens sobre as temáticas tratadas, pela elaboração de cartazes ou de pequenos vídeos.

CALENDÁRIO

Pré-inscrições online – até 04 31 de outubro de 2018

Envio dos trabalhos - até 01 de março de 2019

Divulgação dos resultados – até 5 de abril de 2019

Entrega de prémios – durante o mês de maio de 2019

Sala de Aula do Futuro

(brevemente na Escola Secundária de Alpendorada)

Ler a notícia

Participação na 8ª Edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária – OBAP 2018

A 8º Edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária – OBAP 2018 decorrerá entre 14 e 16 de setembro de 2018, no Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, para a qual são convidados a participar estudantes da Comunidade de Países de Língua Portuguesa cplp).

Esta iniciativa tem como finalidade promover o intercâmbio de estudantes e a troca de experiências e de conhecimento.

· Inscrições: entre 15 de maio e 15 de junho de 2018.

· Participação: equipas de 4 elementos (um professor-orientador e três alunos).

· Custos: as despesas de deslocação entre os aeroportos de Belo Horizonte e de Bambuí, assim como a estadia e alimentação durante o evento são suportadas pelo OBAP; as despesas de deslocação entre o país de origem e Belo Horizonte (ida e volta) são da responsabilidade de cada país participante.

· Fases de apuramento: A primeira fase, denominada “Escolar”, decorrerá nos dias 1 a 3 de agosto e será realizada on-line, por meio da plataforma virtual da OBAP. As equipas receberão “login” e senha de acesso para responderem às questões; nesta fase serão selecionadas as duas equipas com melhor classificação, que irão à fase final. A fase final é presencial e está prevista para os dias 14 a 16 de setembro, no Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, localizado na cidade de Bambuí.

Mais informações e o Regulamento do evento encontram-se disponíveis em www.obap.agr.br

Eventuais dúvidas poderão ser colocadas através do endereço eletrónico obap@ifsuldeminas.edu.br

Existe, ainda, um vídeo de esclarecimento e divulgação em https://www.youtube.com/watch?v=RaHB97pBc7M e nas redes sociais no perfil @olimpiadaopab.