Ligações Rápidas

DESTAQUES

CONCURSOS 2020/2021 - TÉCNICOS ESPECIALIZADOS

PSICOLOGIA

- 22 de outubro de 2020 -

Aviso de Abertura

Ficha Anexa de Avaliação Curricular

CONCURSOS 2020/2021 - DOCENTES

- 21 de outubro de 2020 -

Aviso de Abertura

Horário

ESTUDO EM CASA 2020/2021

- 19 de outubro de 2020 -

#EstudoEmCasa

Horários - RTP Play

Grelha Semanal (PDF)

Grelha Semanal (JPG)


O Ministério da Educação, em parceria com a RTP, relança o #EstudoEmCasa 2020/2021, após o reconhecimento generalizado da mais-valia e do impacto deste recurso.

No último trimestre do ano letivo anterior, este recurso demonstrou ser fundamental no acompanhamento das atividades dos alunos, numa altura muito específica de confinamento, tendo sido igualmente um recurso utilizado além-fronteiras e seguido por um conjunto diverso de pessoas fora da idade escolar.

A universalidade do acesso ao #EstudoEmCasa, atendendo à disponibilização dos conteúdos na RTP Memória, em sinal aberto através da Televisão Digital Terrestre, permitiu que, mesmo os alunos mais isolados pudessem aceder a estes conteúdos educativos absolutamente relevantes no desenvolvimento das suas aprendizagens, em qualquer parte do território nacional. Esta via foi complementada pela disponibilização dos conteúdos através da RTP Play e através da página eletrónica da Direção-Geral da Educação - https://estudoemcasa.dge.mec.pt/ (na qual é possível encontrar todos os conteúdos utilizados pelos professores), bem com através da APP #EstudoEmCasa.

Esta ferramenta educativa tem como objetivo ser um complemento à escola, atendendo à retoma do sempre desejável ensino presencial. O #EstudoEmCasa 2020/2021 é, por isso, uma ferramenta à disposição dos docentes (no trabalho presencial ou a distância que desenvolvem), um apoio para os alunos que estiverem em casa, e/ou um “companheiro de estudo”.


A segunda temporada do #EstudoEmCasa

O #EstudoEmCasa 2020/2021 apresenta algumas novidades relativamente ao anterior modelo.

Foram criadas uma equipa de coordenação e uma equipa específica para o seu desenvolvimento, composta por cerca de quatro dezenas de professores e quatro intérpretes de Língua Gestual Portuguesa.

Esta nova fase terá uma incidência particular no Ensino Básico, iniciando-se no dia 19 de outubro, por forma a acompanhar o calendário escolar definido pelo Ministério da Educação (durante as cinco semanas dedicadas especificamente à recuperação de aprendizagem, também a RTP Memória repôs blocos pedagógicos temáticos do ano anterior).

Os conteúdos diários têm tempo limitado, em blocos de cerca de 30 minutos, num total de 75 blocos semanais, cumprindo-se a maior parte das componentes curriculares, organizadas disciplinar e interdisciplinarmente.

Estas transmissões vão ocupar a grelha da RTP Memória, das 9h às 16h30, com conteúdos que fazem parte das Aprendizagens Essenciais. Tal como no ano passado, os blocos da manhã são dedicados aos 1º e 2º ciclos e os da tarde ao 3º ciclo, fazendo por norma a disciplina de Português Língua não Materna a transição entre os dois turnos (grelha em anexo).


Legado para o futuro

Porque já não se trata de um recurso concebido numa situação de premência, a Direção-Geral da Educação concebeu os novos recursos de forma ainda mais estruturada e que constituirá, além do mais, um dos mais ricos, completos e transversais produtos pedagógicas produzidos nos últimos anos.

De notar a importante autonomização do 1.º e do 2.º anos, que decorre da necessidade de adequação às especificidades deste início de ciclo, marcado pela aquisição da escrita e da leitura, fator que condiciona inevitavelmente a metodologia a adotar, sendo evidente no 1.º ano a preponderância do domínio da oralidade, por exemplo, em atividades de compreensão, como forma de preparação para futuras atividades de compreensão da escrita. A introdução do novo bloco de “Orientação para Trabalho Autónomo” provém da consciência da necessidade de desenvolver nos alunos formas de autorregulação e de aprofundamento das aprendizagens, indo desta forma ao encontro da progressiva evolução da área de competências de “Desenvolvimento pessoal e autonomia”, preconizada no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.


O #EstudoEmCasa para lá da televisão

O #EstudoEmCasa 2020/2021 para o Ensino Básico vai ser transmitido na RTP Memória, nos seguintes canais:

• TDT – posição 7

• MEO – posição 100

• NOS – posição 19

• Vodafone – posição 17

• Nowo – posição 13

Ficará igualmente disponível em:

• https://www.rtp.pt/estudoemcasa (emissão de cada dia on demand e módulos individualizados);

• https://estudoemcasa.dge.mec.pt/ (onde estão alojados os conteúdos que os professores utilizam em cada bloco);

• App #EstudoEmCasa.


Alargamento ao secundário

Como consequência da vontade de acolher todos os alunos neste projeto, o #EstudoEmCasa 2020/2021 contemplará também o alargamento ao Ensino Secundário. Para esta modalidade, foram operacionalizadas algumas alterações ao modelo do Ensino Básico. Apesar de este nível de ensino ter a mesma equipa educativa e o mesmo número de blocos semanais, estes serão organizados em blocos temáticos que podem ser abordados sequencial ou isoladamente, ficando acessíveis na RTP Play e na APP, por forma a serem utilizados como reforço das aprendizagens, especialmente em contexto fora da sala de aula.

Estes conteúdos começarão a ser disponibilizados em novembro.

O projeto #EstudoEmCasa é uma parceria do Ministério da Educação com a RTP, contando com o apoio das editoras Leya e Porto Editora.

ORDEM DE SERVIÇO 06/2020

- 13 de outubro de 2020 -

INFORMAÇÃO

- 11 de outubro de 2020 -

Encarregados de Educação, Pais e Alunos

- ATUALIZAÇÃO -

Informam-se os EE, Pais e Alunos das turmas do 5.º G, 6.º A e 6.º F que as aulas durante a próxima semana decorrerão nos horários normais, ficando sem efeito a informação disponibilizada anteriormente.

Quanto aos alunos do 5.º D e todos alunos em isolamento profilático, ficam dispensados das aulas presenciais a partir de amanhã, dia 12 de outubro.

DIVULGAÇÃO

- 06 de outubro de 2020 -

Vacinação 2020/2021

Por solicitação dos serviços da CM do Marco de Canaveses divulgamos a seguinte informação:

Por incumbência da Sr.ª Directora Executiva deste ACeS, cumpre-nos comunicar que estão a ser planeadas as acções referentes à Vacinação contra a gripe - Época 2020/2021 - que obedecem às normas e orientações emanadas pela DGS.

A 1.ª fase, que teve início a 28 de Setembro, destina-se à vacinação em determinados contextos - residentes, utentes e profissionais de estabelecimentos de resposta social, doentes e profissionais da rede de Cuidados Continuados Integrados, profissionais de saúde e grávidas.

A 2.ª fase terá início a 19 de Outubro e integrará os outros grupos abrangidos pela vacinação gratuita, incluindo os cidadãos com idade igual ou superior a 65 anos.

Por orientação da Sr.ª Directora Executiva o objectivo da acção de vacinação na 2.ª fase é que o utente não se desloque ao Cento de Saúde para ser inoculado.

Está a ser ultimado um plano de acção em breve divulgado - e que implica a prestimosa e imprescindível colaboração de todos os Organismos Sociais envolvidos.

Neste pressuposto, solicita-se a V. Ex.ªs se digne disseminar esta informação pela população que servimos, de forma a tranquilizar os nossos utentes, garantindo-lhes a segurança absolutamente necessária nos tempos que correm e o compromisso da nossa presença activa e disponível.

Acresce solicitar que seja fornecida a valorização, que considerarem conveniente, ao cartaz anexo.

Agradecendo desde já a disponibilidade, atenção e colaboração, a Sr.ª Directora Executiva apresenta os mais cordiais cumprimentos.

Com os melhores cumprimentos,

Bruno Santos

(ACES Baixo Tâmega)

#EscolaEmSegurança

mais informação em Covid-19

INFORMAÇÃO

- 04 de outubro de 2020 -

Encarregados de Educação

Solicita-se que os Encarregados de Educação atualizem com a maior brevidade possível os dados na plataforma GIAE Online referentes ao seu educando, incluindo informação relativa aos pais e do próprio encarregado de educação. A atualização dos dados são de extrema importância para que se minimizem erros e falhas na troca de informação entre serviços, numa altura em que estes dados são fundamentais no estado pandemia que o país atravessa.

nota: caso os EE necessitem dos códigos de acesso ao GIAE Online, devem solicitá-lo aos nossos serviços administrativos através de email para geral@aescolasalpendorada.com ou através do telefone para 255 618 000; devem indicar o nome completo do(a) aluno(a), número e turma, e ainda o nome completo do encarregado de educação, n.º de telefone, n.º do cartão de cidadão e NIF para efeitos de verificação de identidade; devem ainda indicar o email do EE para onde será enviado o novo código

Escalonamento dos Refeitórios

- 18 de setembro de 2020 -

- atualizado em 21 de setembro de 2020 -

Face ao estado atual de pandemia, as turmas foram escalonadas para almoçarem nos refeitórios da EB 2,3 e Secundária em horários diferenciados. Os alunos devem deslocar-se apenas no horário indicado e saírem no fim do tempo previsto para almoçarem (varia entre 20 a 30 minutos). Os alunos que tenham de aguardar pela sua hora de almoço, podem fazê-lo na sala de aula (caso esteja disponível) ou noutro espaço que seja indicado pelos professores ou assistentes operacionais, o mesmo se aplicando se terminarem e tiverem de aguardar pelo início das aulas.

nota: a indicação de muitas turmas na mesma faixa de horário não quer dizer que entrem todos os alunos da turma, poderão ser só alunos que ficam para a parte da tarde para apoios, etc. enquanto os outros regressam a casa

ATENÇÃO:

os horários disponibilizados poderão sofrer alterações ao longo do ano letivo, principalmente no seu início, devido a colocações tardias de professores

INFORMAÇÃO PAIS, EE E ALUNOS

- 05 de setembro de 2020 -

- atualizado em 13 de setembro de 2020 -

Utilização do endereço de correio institucional, Google Classroom e Google Reunião/Meet por parte dos encarregados de educação, pais e alunos

Informamos todos os Encarregados de Educação, Pais e Alunos que é OBRIGATÓRIA a utilização do endereço de correio institucional por parte de TODOS OS ALUNOS/ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO desde o Pré-Escolar até ao 12.º ano. Esta ferramenta é a base de acesso a outras plataformas de aplicação de aulas à distância - Google Classroom (sala de aula online onde professores e alunos comunicarão) e Google Reunião/MEET (onde haverá lugar às aulas e reuniões em videoconferência). O correio eletrónico institucional, em conjunto com o GIAE Online, serão as ferramentas de privilegiadas para a comunicação entre Encarregados de Educação, Pais e Alunos e os Diretores de Turma e Serviços Administrativos do Agrupamento (a partir do presente ano letivo deixará de ser utilizada a caderneta do aluno, embora possa ser utilizada a já comprada em anos anteriores, caso o DT assim o entenda).

Caso os alunos/EE tenham dúvidas sobre a utilização do Google Classrooom podem consultar a seguinte ligação - Como utilizar o Google Classroom (para alunos)

O acesso à conta institucional é realizado através dos seguintes passos:

1. Aceder à página https://mail.google.com/

2. Introduzir o email (completo) do tipo "a????@aescolasalpendorada.com", em que "????" é o número de processo interno do aluno que se encontra no cartão do aluno do tipo "1234" (caso não saiba qual é o número, deve consultar a listagem da turma onde o aluno está inscrito para o obter)

3. A palavra-passe é o NIF do ALUNO e será solicitado que altere esta palavra-passe para outra à escolha aquando do primeiro acesso.

Caso os alunos/EE tenham dificuldade em aceder ao seu email institucional, deverão entrar em contacto com o diretor de turma ou poderão enviar um email para suporte@aescolasalpendorada.com com as seguintes informações:

1. Identificação do aluno (nome, n.º, turma e n.º do cartão);

2. Identificação do Encarregado de Educação e respetivo email de resposta;

3. Descrição o mais detalhada possível do problema.

IMPORTANTE: A utilização do endereço de correio institucional alojado no domínio da Google, que através da sua política de utilização e de acordo com a lei de execução do Regulamento Geral Sobre Proteção de Dados, aprovada no dia 12 de junho de 2019, e da Política de Privacidade e de Proteção de Dados do Agrupamento de Escolas de Alpendorada, prevê a idade mínima de 13 anos (também aplicável a inscrição em redes sociais, etc.). Por este motivo, a responsabilidade de gestão desta conta pertence ao respetivo Encarregado de Educação, que deve garantir a sua utilização apenas para fins académicos. Esclarece-se que a conta institucional, que contém uma série de restrições e regras de controlo e de segurança maiores do que uma conta Google "normal" por ser uma conta vocacionada para o ensino, será eliminada no fim do percurso escolar do aluno no agrupamento.

TODOS OS ALUNOS DEVERÃO TER ACESSO À SUA CONTA INSTITUCIONAL (endereço de correio eletrónico) O MAIS RAPIDAMENTE POSSÍVEL.

AS CONTAS INSTITUCIONAIS DO ANO ANTERIOR CONTINUAM ATIVAS, TENDO SIDO CRIADAS PARA O PRESENTE ANO LETIVO NOVAS CONTAS PARA OS ALUNOS DO PRÉ-ESCOLAR, 1.º CICLO E 5.º ANO, E AINDA PARA TODOS OS ALUNOS DOS RESTANTES ANOS QUE FREQUENTAM PELA PRIMEIRA VEZ O NOSSO AGRUPAMENTO.

INFORMAÇÃO PAIS, EE E ALUNOS

- 10 de setembro de 2020 -

- atualizado em 11 de setembro de 2020 -

INFORMAÇÃO

- 14 de maio de 2020 -

- atualizado em 04 de junho de 2020 -

Ação Social Escolar (Auxílios Económicos)

Candidatura ao Subsídio Escolar CMMC - 1.º Ciclo (versão PDF para imprimir) - NOVO

Candidatura ao Subsídio Escolar CMMC - 1.º Ciclo (versão PDF para preencher) - NOVO

Disponibiliza-se o documento para a candidatura ao subsídio escolar para o ano letivo 2020/2021.

Recorda-se que a declaração de abono de família (disponível na Segurança Social Direta) deverá estar com a data atualizada.

Os documentos deverão ser enviados até dia 30 de junho, claramente identificados com o nome do aluno, do encarregado de educação, turma e n.º de processo interno para:

subsidio.escolar@aescolasalpendorada.com

OUTRAS INFORMAÇÕES

ORIENTAÇÃO ESCOLAR E PROFISSIONAL

- 23 de maio de 2020 -

OFERTA FORMATIVA PARA 2020/2021

Desdobrável

COVID-19

- 16 de maio de 2020 -

Vídeo e brochuras de sensibilização no regresso às aulas presenciais

Video

Brochuras - Como te podes Proteger / Lavagem das Mãos / Uso Correto das Máscaras

SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO

- 29 de abril de 2020 -

(oferta formativa para 2020/2021)

OFERTA FORMATIVA

Cursos Previstos para 2020/2021

(sujeitos ao número mínimo de inscrições)

Cursos Científico-Humanísticos

(vocacionados para o prosseguimento de estudos)

Ciências e Tecnologias

Línguas e Humanidades

Artes Visuais

Cursos profissionais

(vocacionados para a qualificação inicial dos alunos, privilegiando a sua inserção no mundo do trabalho e permitindo o prosseguimento de estudos)

Técnico de Instalações Elétricas

Técnico de Turismo

INFORMAÇÃO

- 17 de abril de 2020 -

ALUNOS, PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO - SEGURANÇA DIGITAL

Havendo um conjunto de preocupações relacionadas com segurança no uso das plataformas digitais, queremos chamar a atenção para o cumprimento das normas de segurança disponibilizadas no site Apoio às Escolas, produzidas em articulação estreita com o Comando Nacional de Cibersegurança e a Comissão Nacional de Proteção de Dados.

Estas normas, como já foi divulgado, encontram-se disponíveis nos seguintes links:

https://apoioescolas.dge.mec.pt/node/763

https://www.seguranet.pt/pt/estudo-em-casa-recomendacoes-de-seguranca

Havendo algumas preocupações acrescidas com a plataforma Zoom, chamamos a atenção de todos para informações específicas sobre esta plataforma (nota: o Agrupamento de Escolas de Alpendorada adotou no Google Reunião nas suas aulas em videoconferência, garantindo uma maior segurança para os seus utilizadores, desde que cumpridas as normas de utilização):

https://www.seguranet.pt/sites/default/files/estudoemcasa/Zoom.pdf

Com os melhores cumprimentos,

Maria Manuela Pastor Faria

Diretora-Geral dos Estabelecimentos Escolares

INFORMAÇÃO

- 11 de abril de 2020 -

UTILIZAÇÃO DO GOOGLE CLASSROOM (SALAS DE AULA ONLINE)

O Google Classroom é uma ferramenta online de gestão de conteúdos para escolas que permite a criação de turmas, a distribuição de tarefas, avaliação de trabalhos, etc., sendo uma das principais ferramentas adotadas pelos professores do Agrupamento de Escolas de Alpendorada nesta fase de Ensino à Distância.

Aconselhamos os alunos (e os encarregados de educação se assim o entenderem para acompanharem as aulas) a instalarem a aplicação do Google Classroom nos seus telemóveis e/ou tablets tendo o cuidado de ficar associado à conta institucional do agrupamento (salvo indicações em contrário por parte do professor da disciplina).

Android - https://play.google.com/store/apps/details?id=com.google.android.apps.classroom&hl=pt_PT

iOS - https://apps.apple.com/us/app/google-classroom/id924620788

INFORMAÇÃO

- publicado em 12 fevereiro de 2020 -

Regulamento do OPA 2020

Normas de Participação no OPA 2020

Lista de Proponentes (3.º Ciclo)

Lista de Proponentes (Secundário)

Projeto Erasmus +

- 02 de dezembro de 2019 -

Active Children For a Better Live 2019-2021

Siga-nos no Blog em https://activechildrenforabetterlive.blogspot.com/

CAMPANHA DE SENSIBILIZAÇÃO

- publicado em 26 de março de 2019 -