Maior risco para hipertensos e diabéticos na Covid-19


Este trabalho (short comunnication) da revista The Lancet aponta um mecanismo para o maior risco de pacientes com Hipertensão e Diabetes desenvolverem a forma grave da COVID-19.

Primeiro vamos entender como o vírus entra em nossas células. Para que a infecção provocada pelo Coronavírus se instale ele entra nas células-alvo através da ligação com a ECA2, esta enzima é produzida por células do pulmão, intestino e rim.

Neste short communication foram revisados três estudos com n total de 1291 pacientes com COVID-19 na china. Dentre os pacientes foi observado que as comorbidades mais comuns eram hipertensão e diabetes e que curiosamente o tratamento usual destas doenças utiliza inibidores de ECA e BRA, o que provoca uma regulação positiva de ECA2, além disso a ECA2 também está aumentada para pacientes que fazem uso de tiazolidinedionas (glitazonas), família de fármacos utilizadas para diabetes tipo 2, e Ibuprofeno.

Considerando o modus operandi do coronavírus podemos inferir que pessoas com hipertensão e diabetes, tratadas com inibidores de ECA, BRA, Tiazolinedionas e que fazer uso de Ibuprofeno, tem um risco aumentado para desenvolvimento grave e fatal da COVID-19.

Podemos considerar também que os casos que apresentam alterações intestinais seguem o mesmo modus operandi.

Se essa hipótese for confirmada, pode levar a um conflito em relação ao tratamento porque a ECA2 reduz a inflamação e tem sido sugerida como uma nova linha de terapia potencial para doenças pulmonares inflamatórias, câncer, diabetes e hipertensão.

Os pesquisadores sugerem atenção especial com este grupo de pessoas tratadas com as drogas mencionadas acima. Como alternativa o estudo aponta o uso de boqueadores de canal de cálcio, pois não há evidências de que esta terapia aumente a expessão de ECA2.


Artigo comentado:

Fang L, Karakiulakis G, Roth M. Are patients with hypertension and diabetes mellitus at increased risk for COVID-19 infection? [published online ahead of print, 2020 Mar 11]. Lancet Respir Med. 2020;S2213-2600(20)30116-8. doi:10.1016/S2213-2600(20)30116-8

https://www.thelancet.com/journals/lanres/article/PIIS2213-2600(20)30116-8/fulltext


Prof. Edson Quagliotto

Professor de Anatomia Humana e Fisiologia

Universidade de Santa Cruz do Sul