MONITORAMENTO, PERCEPÇÕES DE RISCO E COMPORTAMENTOS PREVENTIVOS RELACIONADAS AO COVID-19


O artigo comentado foi publicado na forma de Correspondence na renomada revista The Lancet por integrantes da iniciativa COSMO (COVID-19 Snapshot Monitoring): Monitoramento, conhecimento, percepções de risco, comportamentos preventivos e confiança do público no atual surto de coronavírus, seguindo o protocolo padrão da OMS na Alemanha.

Considerando a evolução rápida da doença causada pelo novo coronavírus (COVID-19) sobrecarregando os sistemas de saúde e as autoridades competentes para reagir de forma eficiente com intervenções em saúde, políticas públicas e campanhas publicitárias que forneçam mensagens eficazes e apropriadas, revelam-se situações onde a falta de consistência, objetividade, empatia ou sinceridade da resposta à crise pode vir a levar o público-alvo à desconfiança e ao medo.

As percepções de risco influenciam os comportamentos de proteção individuais, paradoxalmente a maneira como as pessoas percebem o risco não está necessariamente correlacionada com o risco real. Os modelos de comunicação em estado de crise e risco sugerem que a compreensão das percepções de risco é fundamental para uma resposta eficaz e apropriada à crise. Ao mesmo tempo, pouco se sabe sobre a complexa interação entre epidemiologia em mudança, atenção da mídia, medidas de controle de pandemia, percepção de risco e comportamento em saúde pública.

Semanalmente a iniciativa COSMO apresenta dados preliminares e exemplos da utilidade de tais dados, sendo mostrados no apêndice desta correspondência. Os pesquisadores e autoridades estão agora compartilhando essas informações como um plano para outros países. Conjuntamente com o Escritório Regional da Organização Mundial da Saúde para a Europa, um protocolo de estudo adaptável, com questionário de amostragem e roteiro de análise dos dados foram disponibilizados, também são fornecidas orientações sobre adaptação contextual e práticas de acesso aberto. Na página da PsychArchives podem ser acessados os Protocolos do estudo e os Protocolos das iniciativas em desenvolvimento na Dinamarca e na Argentina.

Diante de requisitos para respostas eficientes e dos custos apresentados nesta situação de emergência, os países precisam de oportunidades para obter ideias por meio de ferramentas que: sejam baseadas em evidências; possam ser aplicadas rapidamente; possam estar disponíveis regularmente; sejam simples e flexíveis o suficiente para se ajustarem à constante situação em mudança; e de baixo custo e alto benefício, principalmente para países de baixa e média renda.


Artigo comentado:

Monitoring behavioural insights related to COVID-19

Betsch C, Wieler LH, Habersaat K, on behalf of the COSMO group.

Lancet 2020; published online April 2, 2020

http://dx.doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30729-7

https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(20)30729-7/fulltext


Material suplementar à Correspondência:

Apêndice suplementar com exemplos de análise e interpretação de dados com base em duas ondas de coleta de dados (todas os dados são de um estudo on-line transversal em série, onda 1 na semana 10, onda 2 na semana 11; N1 = 977, N2 = 969, obtidos na Alemanha)

https://www.thelancet.com/cms/10.1016/S0140-6736(20)30729-7/attachment/0aa412a4-8682-4e89-baa0-a75f003d0333/mmc1.pdf


Protocolo de estudos depositado no repositório da PsychArchives

Germany COVID-19 Snapshot MOnitoring (COSMO Germany): Monitoring knowledge, risk perceptions, preventive behaviours, and public trust in the current coronavirus outbreak in Germany

http://dx.doi.org/10.23668/psycharchives.2776

https://www.psycharchives.org/handle/20.500.12034/2386



Alexandre Maslinkiewicz

Farmacêutico Bioquímico

Colaborador do Núcleo de Estudos em Microbiologia e Parasitologia

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7407300039135772

Centro de Ciências da Saúde - CCS

Universidade Federal do Piauí - UFPI