EFEITOS DA HIDROXICLOROQUINA E CLOROQUINA COMBINADAS OU NÃO COM MACROLÍDEO NO TRATAMENTO DE COVID-19: UMA ANÁLISE DE REGISTROS MULTINACIONAIS


Tanto a hidroxicloroquina quanto a cloroquina têm sido extensivamente utilizadas no ‘tratamento’ da infecção por Covid-19 mesmo na ausência de evidências científicas comprovando sua eficácia. Esse uso descontrolado levou a redução da disponibilidade desses medicamentos para a população com doenças para as quais eles realmente foram indicados. Mais recentemente, tem sido investigada a possibilidade do uso de hidroxicloroquina e cloroquina, combinadas ou não com macrolídeos, agravarem o desfecho de Covid-19 por levarem a arritmias cardíacas.

Nesse estudo, foram avaliados 96.032 pacientes, distribuídos em 671 hospitais em seis continentes, diagnosticados com SARS-CoV-2. Esses pacientes foram distribuídos em quatro grupos de tratamento, cloroquina, cloroquina+macrolídeo, hidroxicloroquina, hidroxicloroquina+macrolídeo, e controle que não receberam tratamento algum. Os pacientes cujo tratamento havia iniciado quando estavam em ventilação mecânica ou que receberam remdesivir foram excluídos do estudo.

Após controlar todos os fatores interferentes, como idade, gênero, etnia, IMC, doença cardiovascular pré-existente, diabetes, doenças pulmonares, tabagismo, condição de imunossupressão e gravidade inicial da doença, todos os tratamentos foram independentemente associados a maior frequência de arritmias ventriculares e ao aumento da mortalidade nesses pacientes.

Ou seja, além da cloroquina e hidroxicloroquina não apresentarem efeitos positivos no tratamento de Covid-19, estiveram associadas ao aumento da frequência de arritmia e da mortalidade.

REFERÊNCIA:

MEHRA, M. et al. Hydroxychloroquine or chloroquine with or without a macrolide for treatment of COVID- 19: a multinational registry analysis. The Lancet, 2020. Link: https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(20)31180-6/fulltext .


Ver texto Nº 40 sobre a retirada do artigo.

Lílian Corrêa Costa Beber

Bióloga (UNIJUÍ)

Mestre em Atenção Integral a Saúde (PPGAIS-UNIJUÍ/UNICRUZ)

Doutoranda em Bioquímica (UFRGS)


Contato:

lilian.beber@sou.unijui.edu.br

liliantutty@hotmail.com